domingo, 3 de novembro de 2013

ENFIM... A MONTE CRISTO TEM UM ROSTO!!!!!!

                 Estou em "estado de graça"! E, sabendo que muitos de vocês também ficarão, fazem 9 dias que me vejo às voltas com essa maravilha que me chegou às mãos por FABRÍCIO MARTINS, de MARIPÁ DE MINAS. Nunca pensei que as tão procuradas e ansiadas fotos da FAZENDA MONTE CRISTO um dia me viessem trazidas por alguém tão jovem...  E isso decorre  do fato de que as crianças de todos os tempos, ainda que dos nossos tão "informatizados", conservam a capacidade do encanto. Com as lendas, com as histórias entreouvidas desde o berço, com os "causos" que povoam nossas roças, sussurados às vezes como grandes mistérios... Acrescente-se a isso o fato de que tudo é ainda mais fascinante quando o objeto desse encanto não é virtual. Mas está ali, ao lado, a tempos imemoriais. Como um grande enigma. Tal é a FAZENDA MONTE CRISTO e suas histórias, até assombradas, para os habitantes da roça de MARIPÁ.
                Como o que se sabe de fato sobre ela é muito pouco (ou quase nada...), quando surge um pouquinho de luz, como foi o caso de meu livro "DOUSSEAU:ENTER - FRANCESES NO IMPÉRIO DO CAFÉ", alcançado através do exemplar doado por mim à BIBLIOTECA MUNICIPAL da cidade,  o habitante esclarecido do lugar bebe com sede nessa fonte inesperada, buscando mais, querendo mais e, no caso de FABRÍCIO, o mais raro: disposto a partilhar o que tem! 
                Faz tempo, muito tempo, que peço, procuro e apelo, insistentemente, por todos os meios à minha disposição, por uma foto da MONTE CRISTO. E acreditava que ao menos uma existia porque um dos meus primeiros contactos em MARIPÁ, ainda em 2008, me havia confirmado que já havia visto uma, não sabia onde. Não sabia quando. Mas foi o suficiente para me deixar em estado de alerta máximo desde então. Depois... foi só o trabalho do tempo. E a insistência mais do que teimosa de "uma mineira bem uai": essa que aqui vos fala.
              Reconhecemos, tanto eu quanto FABRÍCIO, a péssima qualidade dessas duas fotos. Mas, ainda assim, são para mim as mais preciosas das que tenho podido encontrar em minha vida. E sei que assim será para cada descendente perigordino que passar por aqui. Então... essa é para vocês, PASCALE LAGAUTERIE, ISABEL AUDEBERT, FÁTIMA e LALÁ BONIMOND MOUTY, ALAN CHEMINAND, MAURICETTE PARVEAU BAYLE e tantos e tantos outros! 
             COM VOCÊS... A FAZENDA MONTE CRISTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



                                                         







Um comentário: