Arquivo de Fotos Antigas

217 - Por sugestão de MARIA DE FÁTIMA -FAFAU (BONIMOND MOUTY),  trago hoje a foto de seu avô , com a matéria correspondente, publicada no Jornal "O MUNICÍPIO" de 06-06-1971. FAFAU é uma dos filhas  de GILBERT MOUTY, neta de OLGA BONIMOND MOUTY DE PAULA, bisneta de  JULES MOUTY e GERMAINE BONIMOND, duas das crianças de nosso ORENOQUE. Companheiros de viagem de nossos bisavós ANNET DOUSSEAU e SUZANNA MANDRAL.







216- Essa foto foi garimpada em alguma parte do "celeiro" chamado internet. Mas, como não salvei imediatamente o nome da fonte, sinceramente  me esqueci. Sei que chegou às minhas mãos através de minha mãe, LYDIA. Nela, podemos ver nossa querida tia MARIQUINHA, filha primogênita de ANNET e SUZANNA. Ela é  a senhora de óculos escuros e, ao lado dela, de vestido estampado, vemos sua filha ALMIRA.O local provável é os MACHADOS, onde residiam. Ambas são falecidas há muitos anos, mas estarão para sempre presentes em meu coração. Cobertas de carinho e reconhecimento pelos maravilhosos e inesquecíveis dias de minha infância passados em sua fazenda, também ao lado de TIANA, que não está nessa foto. 







215- Na foto de hoje, com muito boa vontade podemos encontrar MERITA DOUSSEAU DUQUE. Ela está bem escondidinha ao lado de meu avô EVARISTO GONÇALVES DUQUE, que é o senhor de óculos à direita da foto e atrás do senhor grisalho. Trata-se de um encontro de alguma pastoral católica. Em BICAS, anos 70. FONTE: AMARILDO MAYRINK.







214- Olhem que foto maravilhosa de Bicas!!! Estamos aí entre o casarão do BARÃO DE CATAS ALTAS e a capela do SAGRADO CORAÇÃO. FONTE: LEMBRANÇAS DE BICAS E SUA GENTE - FACEBOOK






213- Eis a foto de uma procissão em BICAS, no final dos anos 40. O terceiro menino da esquerda para a direta, vestido de coroinha, é meu pai, JOSÉ CARLOS MAYRINK. FONTE: Grupo LEMBRANÇAS DE BICAS E SUA GENTE, do FACEBOOK. Publicada por MARTA FERREIRA.





212- Vemos aqui uma imagem da colheita de cana de açúcar no VALE DO PARAÍBA, feita em 1885, por MARC FERREZ. Mesmo ano da chegada de nossos bisavós, onde o cultivo do café já era tão ou mais importante que o da cana de açúcar, na Região Sudeste. FONTE: BRASILIANA FOTOGRÁFICA - INSTITUTO MOREIRA SALLES. 




Adicionar legenda





211- Hoje posto uma foto não antiga, mas de um imóvel antigo, na esperança de que, um dia, algum leitor amigo, conhecedor da história de ROCHEDO DE MINAS, possa nos ajudar. 
      Amigas queridas, pesquisadoras e também descendentes dos franceses do PÉRIGORD, encontraram um registro de óbito de um antepassado no cartório daquela cidade que dava, como local do falecimento do mesmo, o "HOTEL FRANCÊS". Ora, nem hoje nem durante toda minha vida ouvir falar que ROCHEDO tivesse tido, algum dia, um hotel. Não seria de se estranhar que tivesse, pois tinha estação ferroviária e uma coisa geralmente acompanhava a outra.  O espanto nos vem do fato de que mesmo BICAS, a "metrópole" daquela micro-região, sempre os manteve com dificuldade e no máximo um de cada vez. Hoje mesmo, pleno século XXI, não passam de dois os que temos na cidade. Que também não tem mais suas oficinas nem sua querida ferrovia, como teve também ROCHEDO. 
     Muito nos intrigou a todos a menção à esse hotel em ROCHEDO. Não houve quem me esclarecesse à respeito. Talvez, quem sabe, algum arquivo ou cartório de SÃO JOÃO NEPOMUCENO, sede da Comarca durante muito tempo. Mas sabemos o "trabalho de Hércules" que nos exige pesquisar nos cartórios de todo tipo. Mesmo nesses nossos tempos de informatização, digitalizações e democratização de informações, o objetivo final dos cartórios não está relacionado à cultura e pesquisas em geral, bem o sabemos. Quem sabe um dia... quando tais documentos só tiverem interesse histórico... 
     Meu irmão AMARILDO fez a gentileza de fazer uma breve visita de pesquisa à ROCHEDO e, embora ninguém soubesse informar sobre a existência de um hotel naquela cidade, em qualquer tempo, ele teve a atenção despertada para esse imóvel da foto. Tanto por sua localização em frente  à estação quanto pelo aspecto arquitetônico, similar ao também agora extinto BICAS HOTEL e outros que existiram em BICAS, não ao mesmo tempo. Hoje é residência particular.
     Publico aqui a dita foto na esperança de que alguém, um dia, venha em nosso socorro com informações que possam nos ajudar a esclarecer um pouco mais da história da família MOUTY e seu antepassado que um dia faleceu nesse Hotel do qual poderia também ter sido o proprietário. 








210- A foto de hoje merece um pouco mais de explicação, pois está relacionada ao movimento de gentes e especialmente de mercadorias, como o ouro, entre MINAS GERAIS e RIO DE JANEIRO. São recantos importantíssimos para nossa história, mas esquecidos e abandonados pelo poder público. Merecem ter sua memória preservada por todos os meios disponíveis. Ofereço o espaço desse blog. 
     Nessa foto, você pode ver a  Ruína da CASA DAS TRÊS PORTAS - 1764, antiga Cadeia e Câmara da VILLA DA ESTRELA , localizada no atual PARQUE ESTRELA, em MAGÉ. Aí estava o famoso PORTO DA ESTRELA, um dos mais importantes do Brasil colonial e imperial. 
     Peço perdão desde já por não saber determinar a fonte da foto. Está salva em meus arquivos à bastante tempo e, infelizmente, esse dado não foi devidamente anotado. O espaço está aberto para corrigir essa falha. 








   

     A VILA DA ESTRELA situava-se à margem direita do RIO INHOMIRIM, no encontro com o RIO SARACURUNA. Foi a primeira cidade e vila a ser desligada , ainda no século XIX da VILA DE IGUASSÚ, atual NOVA IGUAÇU. Hoje encontra-se de posse dos municípios de MAGÉ e DUQUE DE CAXIAS . Sua antiga sede municipal encontra-se muito arruinada. Encontra-se ainda ruínas do cais de seu antigo porto (fotos em postagens anteriores dessa página), de sua antiga capela e as paredes da CASA DAS TRES PORTAS, que vocês podem ver acima. É uma construção de 1764, originalmente como CADEIA E CÂMARA da VILA DA ESTRELA.  
     A VILA DA ESTRELA teve sua origem no período colonial, durante o Ciclo do Ouro. O PORTO DA ESTRELA  serviu como escoadouro da produção aurífera de MINAS GERAIS e regiões próximas através do CAMINHO DO PROENÇA, uma variante substituta do CAMINHO NOVO. O povoado tornou-se, então, um dos principais e mais ativos portos do RIO DE JANEIRO. 
     A primeira estação da primeira ferrovia no BRASIL, construída pelo BARÃO DE MAUÁ, situava-se justamente no PORTO DE MAUÁ , em GUIA DE PACOBAÍBA (ver outras fotos nesse blog), distante poucos quilômetros da VILA DA ESTRELA. Como advento da ferrovia,  o porto da VILA DA ESTRELA tornou-se uma rota obsoleta e inviável, motivando com o tempo, sua natural e gradual desativação. 
     Particularmente acho que esse, como tantos outros pequenos marcos de nossa história, merecia preservação e até incentivo turístico. O mundo inteiro ganha com o hábito cultural de preservar, enaltecer, divulgar e abrir à visitação cada marco, por menor que seja, de sua história. Nós, brasileiros, dolorosamente, ainda não aprendemos essa lição. Na grande maioria dos casos, já se vai fazendo tarde demais...



209 - JAIR DOUSSEAU  com sua esposa. Ele é o primeiro filho de JOÃO DOUSSEAU e neto  de ANNET e SUZANNA. Fonte: ÁLBUM DE FAMÍLIA.







208 - Mais uma de escravizados trabalhando em fazendas de café no VALE DO PARAÍBA, em 1882. Fonte: FACEBOOK O PASSADO DO RIO.





207- LADEIRA DO SEMINÁRIO, um dos acessos ao MORRO DO CASTELO. Foi a primeira parte do Morro do Castelo a ser demolida (em 1904) para a abertura da AVENIDA CENTRAL (Av. Rio Branco). Fonte: FACEBOOK RIO ANTIGO.







206 - Segundo a página RIO ANTIGO, do FACEBOOK  e conforme escrito na foto, esse seria o MORRO DA FAVELA  que, atualmente, se chama MORRO DA PROVIDÊNCIA,  situado entre os bairros do CENTRO, SANTO CRISTO e GAMBOA, regiões CENTRAL e PORTUÁRIA. De acordo com a página AUGUSTO MALTA, também do FACEBOOK, esse morro foi ocupado por combatentes da Guerra dos Canudos  e ex escravos em 1897. É considerada a favela mais antiga do país. OBS: Existem controvérsias sobre a autoria dessa foto, creditada por terceiros à AUGUSTO MALTA e também quanto à data, pela excelente qualidade da mesma. Qual a sua opinião? Confira na página AUGUSTO MALTA, comparando com outras fotos desse autor. Vale mil visitas!





205- Segundo informações ainda sem certeza absoluta, na foto abaixo podemos ver LAURICI, outra filha de ALICE DOUSSEAU DOS SANTOS. ALICE era uma das filhas de ANNET DOUSSEUA e SUZANNA MANDRAL DOUSSEAU. É possível que ALICE seja uma das duas meninas maiores, na foto 205.







204- Essa é uma foto sobre a qual não há absoluta certeza quanto aos nomes das meninas. ANNET e SUZANNA tiveram 6 filhas. Creio que essas sejam, FRANCISCA GUILHERMINA (NINI), a menor. MARGARIDA e ALICE, as outras duas. A dificuldade vem do fato de termos, até hoje, pouquíssimas informações sobre esses dois últimos nomes. Infelizmente. Algum leitor poderia nos ajudar com isso? Agradeceríamos muito! 









203- Temos aqui duas das pequenas irmãs MANDRAL DOUSSEAU, filhas de ANNET e SUZANNA. Embora não possamos afirmar, tudo nos faz crer que sejam FRANCISCA GUILHERMINA (NINI), em pé. E, sentadinha, minha querida avó MERITA. 





FONTE: Álbum de família.



202- Abaixo temos GALBA DOUSSEAU DOS SANTOS, filha de  ALICE DOUSSEAU DOS SANTOS, mais uma das filhas de ANNET DOUSSEAU e SUZANNA MANDRAL. 



FONTE: Album de família.



201- Esses são JOSÉ ANTÔNIO DUQUE JÚNIOR e LIDIA GONÇALVES FILGUEIRAS, pais de meu avô EVARISTO GONÇALVES DUQUE, casado com MERITA DOUSSEAU DUQUE.




FONTE: Álbum de família.


200- Essa é LUZIA DOUSSEU, FILGUEIRAS  após o casamento. Era a caçula de todos os 9 filhos de ANNET e SUZANNA. 



Fonte: álbum de família.


199- Lembrança do óbito de JOÃO DOUSSEAU, o segundo filho de ANNET e SUZANNA e o primeiro entre os homens. 


FONTE: Álbum de família.


198- Além de LYDIA, ANET, SERRAT e SUZANA, meus avós tiveram mais dois filhos que morreram ainda bebês, MANOEL E JOSÉ (ZEZÉ). No álbum de minha vó, a carteirinha de JOSÉ DOUSSEAU DUQUE , como dependente de meu avô EVARISTO na ESTRADA DE FERRO LEOPOLDINA.





FONTE: Álbum de família



197 - IGREJA MATRIZ DO DIVINO, em GUARARÁ,, na década de 1920. FONTE:  Facebook de GUARARÁ PATRIMÔNIO HISTÓRICO.







196 - Selo fiscal utilizado pela CÂMARA MUNICIPAL DE GUARARÁ à partir de 1898. FONTE: GUARARÁ PATRIMÔNIO HISTÓRICO - FACEBOOK





195 - Visita de um Arcebispo à  Igreja Matriz do Divino Espírito Santo na primeira metade da década de 1920.  À esquerda do Arcebispo, encontra-se o CORONEL AFONSO LEITE. O segundo à direita do arcebispo é o BARÃO DE CATAS ALTAS. FONTE: FACEBOOK - GUARARÁ PATRIMÔNIO HISTÓRICO - FACEBOOK







194 - Estamos aqui no começo da "RUA QUINZE". À direita da foto, subida para a "RETA". À esquerda, estamos indo em direção ao resto da rua, onde chegaremos ao CEMITÉRIO MUNICIPAL. Em frente, os fundos da  IGREJA MATRIZ. JOÃO FRANCISCO, o amigo que gentilmente me enviou essa foto para apreciação e que agora publico aqui, é descendente de imigrantes italianos (família IMBRIACO), que passou por BICAS e hoje é fonte se suas pesquisas, da qual podemos esperar um livro, que será muito bem vindo. A casa de sua antepassada IMBRIACO ficava justamente na extrema direita da foto (aparece uma pequena parte. À direita dela, uma casa de beneficiamento, provavelmente de café. Mas talvez, também, de outros grãos. À esquerda, não visível na foto, havia outra exatamente igual às duas anteriores. Já li em alguma parte, mas não digo com certeza, que, em uma delas, em tempos muito remotos, funcionou uma espécie de teatro. JOÃO FRANCISCO nunca ouviu sobre tal coisa e, como não encontro mais detalhes, sinto-me obrigada a concordar com ele que tal informação não tem fundamento.  FONTE: JOÃO FRANCISCO CARVALHO.






193 - Da GUARARÁ antiga, a RUA CAPITÃO GERVÁSIO. FONTE: guararahistoria.blospot.com







192 - Da GUARARÁ antiga, a PRAÇA CORONEL AFONSO LEITE. FONTE: guararahistoria.blogsot.com





191- Da GUARARÁ  antiga, essa foto da IGREJA DO ROSÁRIO. FONTE: guararahistoria.blogspot.com





190 - Olhem que beleza de foto! Sempre me apaixono quando me chega alguma das raras imagens dos filhos de ANNET e SUZANNA. Essa é do caçula JOSÉ DOUSSEAU (Zezé). Nela, ele aprece cercado por seus netos ainda pequenos, em SANTOS DUMONT, cidade em que vivia, no ano de 1993. FONTE: ORIVAL DOUSSEAU, um de seus filhso.





189- Apesar da péssima definição dessa foto feita com as tão na moda maquininhas fotográficas descartáveis Sonora, nos anos 70, é dela que vem a saudade e alegria de rever pessoas tão queridas quanto TIA MARIQUINHA, TIANA e ALMIRA, no lado esquerdo da foto. No mais podemos ver meus pais JOSÉ CARLOS e LYDIA, meus irmão RENATO e AMARILDO com sua esposa LEILA. Passear nos MACHADOS sempre foi para mim promessa de excelentes momentos. Esse é apenas um deles. 



FOTO: MARLY MAYRINK


188- MARIA (DOUSSEAU) DE SOUZA DUTRA (Mariinha, filha de MARIQUINHA e neta de ANNET e SUZANNA), com seu esposo JAIR DUTRA. FONTE: RITA DE CASCIA DUTRA.







187- Essa é MARIA DOS ANJOS MANDRAL BARBOSA, filha de MANDRAL e ANTÔNIO JOSÉ BARBOSA. Portanto, sobrinha de SUZANNA MANDRAL DOUSSEAU e ANNET DOUSSEAU e neta de MARIE DELPÉRIER MANDRAL e JEAN MANDRAL.



FONTE: RUTE (MANDRAL) BARBOSA.


186- Embora a foto não seja antiga, a capela de SÃO MIGUEL ARCANJO o é. Na verdade, foi a primeira igreja de BICAS. Fica localizada dentro do CEMITÉRIO MUNICIPAL e é, atualmente, a construção mais antiga da cidade. Para vocês, seu interior bucólico e extremamente belo em sua simplicidade. FOTO: MARLY MAYRINK






185- Vista de CHÁCARA, distrito de JUIZ DE FORA. É uma comunidade para a construção da qual os DUQUE muito contribuíram. DUQUE é o sobrenome de meu avô EVARISTO, esposo de MERITA DOUSSEAU DUQUE. FONTE: FACEBOOK "FOTOS ANTIGAS". 






184- Vista antiga de MARIPÁ DE MINAS. FONTE:ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO.





183 - Datada provavelmente da década de  1920, podemos ver o trecho ao lado da estação de BICAS, citado como LARGO DA ESTAÇÃO,  direção parte alta da cidade à esquerda da foto.  A construção maior é a do antigo HOTEL MOREIRA (cujo nome pode ser lido no letreiro na parede lateral do prédio) que, num primeiro momento, tomei como aquele que abrigou um episódio da saga dos franceses descrita em nosso livro. Hoje sei que o HOTEL que nos interessa foi muito anterior à este e, embora biquenses mais idosos afirmem que não havia hotel em BICAS em 1885, existem publicações que afirmam o contrário e, até, dão conta da existência de dois. Nesse tempo, onde BICAS ainda era meramente 'TABOAS", é válido supor que se tratasse de pousos extremamente precários, mas já recebiam o nome de "hotéis". FONTE: ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO. OBS: Essa e outras fotos me foram gentilmente enviadas por JOÃO FRANCISCO CARVALHO.







182 - Essa é a família do CORONEL JOAQUIM JOSÉ DE SOUZA. Na foto, com sua esposa ANNA OLIVEIRA DE SOUZA e seus filhos BENEVENUTO, MILTON, JOSÉ, JOAQUIM, ZINA, ZÉLIA, EDISON e ZENY. FONTE: ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO.







181 - Procissão nos MACHADOS. FONTE: FACEBOOK - DESCENDENTES DE JOSÉ GONÇALVES FILGUEIRAS .SOBRINHO - MG






180- Inauguração de escola nos MACHADOS. Na foto, datada aproximadamente do  começo dos anos 50, podemos ver, do lado direito, na frente, ALMIRA, SEBASTIANA (TIANA) e NILZA, três das filhas de MARIA (MARIQUINHA) DOUSSEAU DE SOUZA e ARLINDO FLORENTINO DE SOUZA. Podemos supor que muitos e muito outros DOUSSEAU, ainda crianças, estejam nessa foto.  Fonte: ORIVAL DOUSSEAU.








179- BANANAL (SP) em finais do século XIX. Em primeiro plano a Santa Casa da Misericórdia e o Cemitério. Ao fundo, o solar Aguiar Vallim. Autor anônimo. Coleção Particular. Família Almeida Vallim . FONTE : FACEBOOK FOTOS ANTIGAS.







178- Esses são SEBASTIÃO (TIÃO) DOUSSEAU e sua esposa MARGARIDA BRETAS FILGUEIRAS. FONTE: Página "DESCENDENTES DE JOSÉ GONÇALVES FILGUEIRAS  SOBRINHO - MG", do FACEBOOK




FONTE: Álbum de família.




177 - Esses são HONÓRIO GONÇALVES FILGUEIRAS, com sua esposa LAUDELINA ANGELINA FILGUEIRAS e três de seus muitos filhos. São eles, da esquerda para a direita, ANTENOR, ZIZINHA e LEONARDO.  Entre os outros filhos desse casal, está LIDIA GONÇALVES FILGUEIRAS DUQUE, mãe de meu avô EVARISTO GONÇALVES DUQUE. Essa restauração foi feita por HENRIQUE FILGUEIRAS, em foto gentilmente cedida por MAURÍCIO FILGUEIRAS e WESLEY FILGUEIRAS. Publicada originalmente na página 'DESCENDENTES DE JOSÉ GONÇALVES DE OLIVEIRA SOBRINHO - MG", do FACEBOOK.





176 - Hoje trago para todos, generosamente cedida por nosso primo ORIVAL DOUSSEAUX, as duas fotos seguintes, que retratam seus pais JOSÉ (ZEZÉ) DOUSSEAU e ANELINA DOUSSEAU. ZEZÉ era o filho caçula de ANNET e SUZANNA. As fotos nem são tão antigas assim  nem estão boas mas, devido a sua raridade para nós, achei que ficaria bem publicá-las aqui. OBS: Alguns membros da família, principalmente os da segunda geração após o evento imigratório de nossos bisavós, acabaram tendo seu nome original alterados, com o acréscimo de um "x" no final. Mais uma vez então cabe esclarecer que, no BRASIL, trata-se de UMA ÚNICA E MESMA FAMÍLIA. Na França existem as duas variações, mas são famílias diferentes. 



 





175 - HOTEL PHAROX,. O RIO antigo em foto de 1860. FONTE: Anúncio no FACEBOOK.







174 - Estação de ROCHEDO DE MINAS. Foto do acervo de HUGO CARAMURU. FONTE: Facebook: SÃO JOÃO NEPOMUCENO E REGIÃO.





173- Escravos trabalhando na secagem do café na FAZENDA TAQUARA, em JACAREPAGUÁ, RIO DE JANEIRO. FONTE: Facebook GUARANTIGA.




172 - ARGIRITA, na época RIO PARDO DE LEOPOLDINA, recebeu muitas famílias de imigrantes franceses para trabalho sazonal. Alguns de seus filhos chegaram a nascer aí. A foto é muito interessante, apesar de já ser de 1950. Até porque imagens antigas de Argirita são raras. FONTE: cantoni.pro.br








171 - Na Zona Portuária do RIO DE JANEIRO, esses são os GALPÕES DA GAMBOA,  construídos em 1880. Ao fundo, o MORRO DA FAVELA.  Depois passamos a designar "favela" todo amontoado de habitações precárias e sem infraestrutura, seja no morro, seja no plano. Hoje, o antigo MORRO DA FAVELA chama-se MORRO DA PROVIDÊNCIA. FONTE: FACEBOOK RIO ANTIGO.






170 - Reproduzo hoje aqui, para vocês, na íntegra, a preciosidade publicada recentemente no blog de meu irmão AMARILDO. Com ele, o trabalho e a palavra:

MARAVILHOSO REGISTRO HISTÓRICO!

Há algum tempo atrás o grande amigo Carlos Rezende me mostrou uma foto de família de enorme valor histórico, especialmente para nossa cidade, perguntando se seria possível restaurá-la. Trata-se da celebração do casamento de seus tios Célia Rezende e Armando Ramos na centenária CAPELA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS em 1920 - na época, capela particular localizada na propriedade do "Barão de Catas Altas" - em que reuniu os grandes nomes da história de Bicas. Talvez o único registro fotográfico em que aparecem juntos o Barão de Catas Altas, Coronel Souza, Vicente Bianco e Dep.Oliveira Souza. Com a autorização do amigo Carlos Resende apresento a todos os amigos e amantes da história de nossa cidade o resultado do longo e minucioso trabalho de restauração, verdadeiro "diamante histórico" de nossa querida Bicas.








Aproveito mais uma vez a ocasião para convidá-lo a visitar o blog maravilhoso, que trará à cada um de vocês momentos da muito prazer e enriquecimento. Especialmente para os biquenses, presentes ou ausentes. Vamos? Eis o endereço

http://blogdomayrink.blogspot.com.br/

        Como adendo primordial à essa postagem, devo pedir à você, leitor, que visite a postagem de número 72 nessa mesma página. Feito? Então considero esclarecida a questão da imagem que me parecia plausível tratar-se de FIRMIN FRANÇOIS ALIBERT. Não era. Sem dúvida alguma trata-se, com certeza, do BARÃO DE CATAS ALTAS. Mistério esclarecido graças ao sr. CARLOS RESENDE e ao trabalho de AMARILDO MAYRINK. 



169 - MARIA OLGA (BONIMOND MOUTY) e sua filha MARIA DA GLÓRIA MOUTY DE PAULA MOURÃO. Na RUA HALFED, JUIZ DE FORA, década de 1950. FONTE: ANTIGA JUIZ DE FORA - FACEBOOK.







168 - LIDIA (BONIMOND MOUTY) com seu esposo ARLINDO RANGEL e o menino CRISTIANO DE PAULA HADDAD, na RUA HALFED, em JUIZ DE FORA, provavelmente na década de 1950. MAURÍCIO LIMA CORRÊA na página ANTIGA JUIZ DE FORA, FACEBOOK.


                                 


167 - ARLINDO FLORENTINO DE SOUZA, esposo de MARIA DOUSSEAU DE SOUZA (tia MARIQUINHA), com suas filhas ALMIRA (de branco) e SEBASTIANA (TIANA). FONTE: Família DOUSSEAU DE SOUZA DUTRA.


                                                                                                   


166 - Estrada UNIÃO INDÚSTRIA. Inaugurada em 1861 por D.PEDRO II, ligava PETRÓPOLIS a JUIZ DE FORA, percorrendo 114 quilômetros na esteira do antigo CAMINHO NOVO. FONTE: FACEBBOK BICAS ANTIGA, do arquivo de MAURÍCIO LIMA CORRÊA.








165 - Abaixo, Barão (ANTÔNIO JOSÉ GOMES BASTOS) e Baronesa (CLARA ROSALINA GOMES BAIÃO) DE CATAS ALTAS. Fonte: WIKIPEDIA.

                                                                                              


      
164 - Nessa foto, temos uma família descendente de importantes fazendeiros de MARIPÁ, e  arredores da Fazenda MONTE CRISTO. Eles próprios e seus irmãos, também fazendeiros, sendo que o rapaz da direita, em pé, trata-se de NARCINDO MARTINS, pai de meu tipo por afinidade SEBASTIÃO DE SOUZA MARTINS. Tio esse que, conforme vocês puderam ler em nosso livro, foi aquele que me levou a descobrir as ruínas na MONTE CRISTO, que nem sei mais se ainda existem. Descendente dessa mesma família, temos também nosso amigo e colaborador FABRÍCIO MARTINS. O casal da foto é composto por VERGÍLIO MARTINS e THEODORA FERREIRA MARTINS. Pais de NARCINDO. Avós de SEBASTIÃO e bisavós de  meus sete primos mais que queridos, nascidos em BICAS. Apresentada a eles recentemente, numa festa de família, essa foto gerou alguma confusão na identificação de cada pessoa. Sabemos apenas, por enquanto, que dois dos homens além de VERGÍLIO e NARCINDO são ERNESTO e IRINEU. E duas mulheres além de THEODORA são JOSEFINA e SEBASTIANA. Assim que conseguirmos identificar todos os outros, postarei aqui mesmo. Então é isso. Deixo aqui para vocês, esse "gostinho de passado". FONTE: Facebook de JOÃO BAPTISTA MARTINS AGLIO.

                                                                                     



163- A seguir, quatro fotos de MARINETTE ALIBERT, que nos foram enviadas por seu bisneto, LEONARDO MEIRELLES.
                                       

                                                                                                                                         
De branco, acompanhada de amiga em local não identificado.

                                                                         
Com a família de seu esposo, JOSÉ URBANO MEIRELLES. Em BELO HORIZONTE(no centro, de vestido escuro)


                                                         
Com sua filha MARILDA.

                                                   
Em BICAS, na fazenda de sua amiga MANUELA TEMPONI DE ARRUDA CÂMARA.



162 - Esta é a FAZENDA BOTAFOGO, localizada bem próximo da FAZENDA BELA ALIANÇA, no caminho que leva de PINHEIRAL a VARGEM ALEGRE. Era nessa estação de trem  (VARGEM ALEGRE) que desembarcavam os imigrantes contratados para as fazendas da região, inclusive JEAN MANDRAL e família. Originalmente, as duas fazendas, assim como outras, tinham os mesmos proprietários: COMENDADOR SILVINO JOSÉ DA COSTA e ANNA CLARA BREVES DE MORAES COSTA. No final do século XIX, enquanto a FAZENDA BELA ALIANÇA pertencia a outra ANA CLARA BREVES DE MORAES, de apelido NICOTA, e seu marido,  MAURICE HARITOFF, a FAZENDA BOTAFOGO pertencia a ISABEL BREVES DE SAUZEY (ver foto nesse mesmo álbum) e seu esposo. Este registrou pedido para a introdução em suas terras de  um grande número de imigrantes exatamente na época em que JEAN MANDRAL chegou ao Brasil. A relação dos senhores DE SAUZAY com os franceses é comprovada por documentos que deverão estar ao alcance de todos por ocasião da publicação para breve do livro das descendentes BONIMOND MOUTY.  A metade da casa sede já desabou, o que restou está em ruínas. FONTE: FACEBOOK FAZENDAS ANTIGAS.


                                                                                       


161 - Colônia BORBOLETA, em JUIZ DE FORA. Alguns dos imigrantes franceses acabaram por se instalar aí, ao longo dos anos. E outros tiveram laços com ela devido aos casamentos que fizeram. FONTE: Acerco pessoal de MAURÍCIO LIMA CORRÊA.






160 - RIO DE JANEIRO de ontem. Sabemos que muitos dos franceses perigordinos conseguiram voltar à FRANÇA, provisória ou definitivamente, durante os anos seguintes a sua vinda para o BRASIL. Certamente é bem assim que o fizeram, como se vê na legenda da foto. FONTE: riodejaneirodehontem.blogspot.com.br (REVISTA FON-FON 1913).

                                                                 



159 - BICAS antiga. FONTE: FACEBOOK "MINEIROS DE BICAS", por YURI HADDAD.

                                                                              



158 - Bicas antiga. FONTE: FACEBOOK "MINEIROS DE BICAS", por NELMA PIRES.

                                                                



157 - Interior da antiga IGREJA DA GLÓRIA, em JUIZ DE FORA. Foto anterior a 1925. FONTE: ARQUIVO DA BIBLIOTECA REDENTORISTA - MAURÍCIO LIMA CORRÊA em FACEBOOK ANTIGA JUIZ DE FORA.

                                                                                 
 


156 - Fazenda PARAÍSO, em TOMBOS, MINAS GERAIS. Publico-a pela maravilha que é poder visualizar esses montinhos te café secando no terreiro... FONTE: FAZENDAS ANTIGAS DE CAFÉ E OS ESCRAVOS - Facebook de MAURO LUIS SENRA FERNANDES.

                                                                         
 


155 - Jornaleiros do RIO antigo. Note que eles vendem o Jornal "O PAÍZ", que já circulava quando nossos bisavós chegaram, sendo fonte de inúmeros artigos, dados e fotos publicadas nesse blog. FONTE: FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL.

                                                                                              


154- BICAS antiga. Praça da Prefeitura. A primeira casa totalmente visível à direita e embaixo, pertencente à  família FARHAT, foi doada e no terreno foi construído o atual prédio da Prefeitura da cidade. FONTE: Facebook de CHICRE FARHAT.

                                                                           


153- Fazenda CÓRREGO GRANDE, em SANTO ANTÔNIO DO AVENTUREIRO. FONTE: MAURO LUIS SENRA FERNANDES em Facebook FAZENDAS ANTIGAS.

                                                         


153- Igreja de SANTA LUZIA, no RIO DE JANEIRO, ainda com o MORRO DO CASTELO ao fundo, em 1921. FONTE: Facebook de ALBERTO SAMPAIO.

                                                                                                                      




152- Antiga casa da família TRESSE, em GUARARÁ. FONTE: FACEBOOK - GUARARÁ EM FOTOS.

                                                           



151- "Capela mortuária que o escravocrata JOAQUIM DE SOUZA BREVES mandou construir na FAZENDA DA GRAMA, em RIO CLARO, para nela ser enterrado."   FONTE (foto e descrição) : https://www.facebook.com/pages/By-Fabio-Rodrigues/596425163825018?fref=ts

                                                                                  


150- Hoje trago para vocês, gentilmente autorizada por ROSA BERTELLI, a foto de um casal de imigrantes italianos, seus bisavós: VIRGÍNIA FÁVERO BERTELLI e BERTO BERTELLI. Originalmente publicado no FACEBOOK, no grupo BIQUENSES PRESENTES, UAI!, tinha a seu lado esse versinho tão simples quanto comovente. Acho por bem então publicar tudo aqui: foto, versos e a capa do livro TELURIA, de nosso saudoso JÚLIO VANNI. Se não fosse pelo fato de que a história de todos os imigrantes de BICAS  e arredores me interessa igualmente, ainda existe o detalhe de que MATHILDE GINDRE (francesa), casou-se em ROCHEDO DE MINAS, no começo do século, com BARTOLLO BERTELLI. No mesmo dia sua irmã, também francesa, casou-se com outro imigrante italiano, de sobrenome DELAVALLE.  E assim por aproximação vamos imaginando os rostos, as vestimentas... enfim, a realidade daqueles que nos precederam. Obrigada, ROSA. 

                                                                                                                                



     
                                                                                                    





  

149- Navio de imigrantes italianos. FONTE: FACEBOOK de DEJAMIR OIOLI.

                                                                                                                     


148- Estação de BANANAL em 1943. FONTE: FACEBOOK de GETÚLIO JOSÉ DE ARAÚJO SILVA.

                                                                   



147- Escravos trabalhando na colheita de café no RIO DE JANEIRO, em 1882. De MARC FERREZ. FONTE: INSTITUTO MOREIRA SALLES.

                                                                                     



146- Escravos trabalhando na colheita de café no VALE DO PARAÍBA, em 1882. De MARC FERREZ. FONTE: INSTITUTO MOREIRA SALLES.

                                                                                                                



145 - Da lápide no Cemitério Municipal de BICAS, meus queridos avós, MERITA DOUSSEAU DUQUE ( + 29-05-1984) e EVARISTO GONÇALVES DUQUE ( + 06-10-1989) . FONTE: ARQUIVOS PESSOAIS.

                                                                             
(



144- Na foto de hoje, ainda se pode ver, tênuemente, ao lado direito da praça central de GUARARÁ, vestígios da linha férrea que você viu também na foto 143. Essa mesma ferrovia foi em seguida transformada numa linha de bondes. Esta sim, existiu por muitas décadas. FONTE: "UM OLHAR SOBRE O PASSADO", de CARLOS AUGUSTO MACHADO VEIGA.

                                                                                  



143- Trecho da extinta (e de vida curtíssima!) ferrovia, chamada  ESTRADA DE FERRO GUARARENSE, que ligava BICAS a GUARARÁ. FONTE: ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO.

                                                                  



142- Mais uma da ESTAÇÃO DE BICAS. FONTE: NEUMAH PIRES em FACEBOOK MINEIROS BIQUENSES UAI. 

                                                                                    


141- ESTAÇÃO MARÍTIMA DA GAMBOA - RIO DE JANEIRO - ESTRADA DE FERRO CENTRAL DO BRASIL. FONTE: FACEBOOK GRUPO FOTOS ANTIGAS.


                                                                                



140- Numa publicação de MARSEILLE, ainda no final do século XIX, veio à luz um artigo que falava sobre o "caso ALIBERT", isto é, sobre os imigrantes que ele trouxe para o BRASIL no ORENOQUE. Como os DOUSSEAU. Ali, entre muitas coisas interessantes ainda quando às vezes bastante inverossímeis, conta-se que os imigrantes eram tão ingênuos, que pensavam que seria fácil ficar rico fácil e rápido uma vez no BRASIL. Com essa crença arraigada, o senhor que relata os fatos, amigo de ALIBERT, diz que "alguns dentre eles teriam guardado em pequenos saquinhos minúsculas partículas extraídas de uma exploração de caulim, acreditando piamente que tratava-se de ouro em pó". As notícias daqueles tempos, até aqui não comprovadas por mim através de documentos, dão conta de que a FAZENDA MONTE CRISTO, para onde eles foram contratados, estender-se-ia até as imediações de  ROCHEDO DE MINAS. Um dia, a poucos anos atrás, indo pela estrada de SÃO JOÃO NEPOMUCENO em direção aos MACHADOS, deparei-me com os vestígios dessa exploração de caulim (foto abaixo). Parei, examinei, e, como minhas lembranças de infância já diziam, realmente as minúsculas partículas de mica (nossa popular malacacheta) brilhavam como ouro ao sol. Imaginando que, quem sabe, nossos franceses tenham tido ali mesmo essa ilusão, coletei um pequeno pedaço de mica, que hoje foi transformado em um pendente por PASCALE LAGAUTERIE. Então, enfim, é por isso que trago aqui para vocês, hoje, essas duas fotos que conheci recentemente. De um tempo onde a dita reserva ainda era explorada. Ficava exatamente onde parei um dia, no final da   AVENIDA GOVERNADOR VALADARES (ou RETA). FONTE: NEUMAH PIRES, em FACEBOOK BIQUENSES PRESENTES UAI.


                            



                                                                              


139 - Esta é YVONE DOUSSEAU MANCINI. Filha de CHARLES DOUSSEAU. Neta de JEAN DOUSSEAU, que vem a ser tio de ANNET, irmão de seu pai FRANÇOIS GUILLAUME. Portanto, o pai dela é primo primeiro de nosso bisavô. Essa foto foi feita à partir de outra, que ficava sobre a cômoda do quarto que nos acolheu na casa de GISÈLE (DOUSSEAU) MANCINI GUILLEMOIS, com autorização de sua filha ISABELLE (DOUSSEAU) MANCINI GUILLEMOIS. Isso tudo nos maravilhosos dias que passamos recentemente na FRANÇA, eu e FATINHA (DOUSSEAU FILGUEIRAS), autora da foto.

                                                                   


138- GUARARÁ em 1922. FONTE: REVISTA "O MALHO". Publicado no FACEBOOK por F.T.OLIVEIRA.

                                                               



137- PRAÇA SÃO JOSÉ, em BICAS, em 1931. FONTE: JOÃO BATISTA MARQUES SOUZA, em FACEBOOK MINEIROS DE BICAS.

                                                              



136- Algumas casas historicamente importantes de BICAS. FONTE: ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO.

                                             





                       



135- Estação de BICAS, aproximadamente no começo dos anos 1920. FONTE: FACEBOOK BIQUENSES PRESENTES.

                                                                  


134- Máquina beneficiadora de café na fazenda do CORONEL LUIZ ..., em BICAS. FONTE: FACEBOOK MINEIROS DE BICAS.

                                                                                                  

133- Essa não é antiga não. Mas posto aqui para vocês compararem com a postagem de número 38. É uma foto recentíssima da escola de MARIPÁ, onde um dia ficou a casa de MARIÁ DOUSSEAU GUILHERMINO. FONTE: VICTOR DOUSSEAU.

                                                                  



132- JUIZ DE FORA antiga, numa litografia de PIETRO ANGELO BIANCOVILLE. FONTE: FACEBOOK FOTOS ANTIGAS.

                                                                        


131- Aqui podemos conhecer a família do mesmo CARLOS CHEMINAND apresentado na foto de número 130. FONTE: "ESTÂNCIA TURÍSTICA E ECOLÓGICA DE BANANAL - TERRA DOS BARÕES DO CAFÉ", de PLÍNIO GRAÇA.

                                                                         



130- Esse é CARLOS CHEMINAND. Filho de CHARLES CHEMINAND, que chegou ao BRASIL aos 11 anos, com seus pais ÉTIENNE CHEMINAND e MARIE MALARD e sua irmã GABRIELLE CHEMINAND. Figura conhecida na cidade de BANANAL, tem essa foto estampada no CENTRO CULTURAL da cidade. Seu pai ÉTIENNE viveu em BANANAL histórias de grande repercussão, relacionadas à questão de terras e aos imigrantes perigordinos. FONTE: "ESTÂNCIA TURÍSTICA E ECOLÓGICA DE BANANAL - TERRA DOS BARÕES DO CAFÉ", de PLÍNIO GRAÇA.


                                                                             



129- Nas quatro fotos seguintes, vemos a estação ferroviária conhecida como GUIA DE COPAÍBA. Localizava-se na PRAIA DE MAUÁ, em MAGÉ. Era, na verdade, uma estação de transbordo. Passageiros que precisavam subir a SERRA DE PETRÓPOLIS em direção a MINAS GERAIS, por exemplo, vindos do RIO precisavam, na época em que nossos bisavós chegaram ao BRASIL, utilizar transporte marítimo saindo da PRAINHA (hoje PRAÇA MAUÁ) em direção a MAUÁ, já na raiz da serra. Lá, desembarcavam praticamente dentro dessa estação (observe na primeira foto que as pilastras de sustentação da plataforma de embarque estão dentro d'água) e dali seguiam de trem. Os estudo indicam que esse é o mais provável itinerário de nossos bisavós e todos os outros viajantes, imigrantes ou não, que se dirigiam especificamente à BICAS por ferrovia, no final do século XIX. Ainda não consegui precisar as prováveis baldeações até a chegada ao destino final.

                                                                                  
FONTE: FACEBOOK AMIGOS DO TREM


                                                                                                                               
Em 08-03-1903. FONTE: CBTU - FACEBOOK "AMIGOS DO TREM" - MARCELO DA SILVA



FONTE: WEB

FONTE: FACEBOOK AMIGOS DO TREM

FONTE: FACEBOOK AMIGOS DO TREM


128- Aí está uma figura que povoa meu imaginário, desde que a encontrei em minhas pesquisas iniciais sobre a FAZENDA BELA ALIANÇA e os imigrantes do VILLE DE BUENOS AYRES, em 1888. Dentre eles, SUZANNA MANDRAL (DOUSSEAU) e sua família. Esse é o CONDE MAURICE HARITOFF, marido de NICOTA BREVES. NICOTA era descendente de JOAQUIM JOSÉ GONÇALVES DE MORAES e de outros ramos da família BREVES. A história da fazenda e do casal é literalmente fascinante e foi um dia lindamente contada por AFFONSO ROMANO DE SANTANNA. Vale a pena você pesquisar e igualmente se encantar. Esses personagens conviveram, suponho eu que até bastante intimamente, com alguns dos imigrantes de 1885, como PIERRE MOUTY e JEANNE TIGNAC, sua primeira esposa. Desconheço comos e porques. Ao menos até o presente momento. Vale a pena conhecer esses personagens todos. Vale a pena conhecer a fazenda e sua atual (e igualmente maravilhosa) proprietária, a senhora MARIA LUISA LEÃO. Eu recomento vivamente. Na foto, vemos MAURICE HARITOFF antes do seu casamento, ainda nos tempos em que lutou na GUERRA DA CRIMÉIA. FONTE: brevescafé

                                                                  

127- Essa é a estação de VARGEM ALEGRE. Embora essa não seja uma foto propriamente "antiga" (é de 2002), creio que quase nada, exceto uma pequena plaquinha da RFFSA, tenha mudado desde que ali desembarcaram JEAN e MARIE MANDRAL, acompanhados de sua filha SUZANNA, nossa bisavó, para trabalharem na FAZENDA BELA ALIANÇA. Pelo menos esse é o destino conhecido, já que outros lugares nos arredores receberam também os imigrantes (ou parte deles), vindos nas duas viagens de 1888. Quanto a estação podemos ter certeza. O certificado de desembarque da família é definitivo quanto a isso. Portanto, deleite-se imaginando a pequena SUZANNA (3 aninhos...), chegando com seus pais de BEAUREGARD DE TERRASSON. Até ali, uma grande viagem: de BEAUREGARD para LA BACHELLERIE (onde ficava a estação de trem mais próxima). Depois, uma viagem de trem até BORDEAUX. Poucos dias depois, a viagem de navio até a ILHA DAS FLORES, no RIO DE JANEIRO. Dali, a viagem de trem até VARGEM ALEGRE. E, após essa volta ao mundo... enfim encontrou seu pouso definitivo na ZONA DA MATA MINEIRA. Confirmo que até o presente momento não posso afirmar qual era a estação de partida no RIO, seja para a família MANDRAL, seja para a família DOUSSEAU, que foi direto para BICAS. As pesquisas indicam a GUIA DE COPAÍBA e a  ESTAÇÃO DE MAUÁ, para os DOUSSEAU. Mas, no caso dos MANDRAL, ainda acredito na CENTRAL DO BRASIL. A esclarecer. Futuramente. FONTE: estaçoesferroviarias.com

                                                                       


126- Antigo CAIS DO VALONGO, no RIO DE JANEIRO. FONTE: FACEBOOK RIO ANTIGO.

                                                                          



125- CONVENTO DA AJUDA, que ficava onde atualmente chamamos de CINELÂNDIA, no RIO DE JANEIRO. FONTE: FACEBOOK RIO ANTIGO.

                                                             



124- Estação de trem da ESTRADA DE FERRO DOM PEDRO II em  BARRA DO PIRAÍ  no ano de  1881. FONTE: BIBLIOTECA NACIONAL.

                                                             


                                                                        
123- Essa é a PRAÇA BARÃO DE CAMPO BELO, em VASSOURAS com seu chafariz e ao fundo a IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. Provavelmente no século XIX. FONTE:NOSTALGIA TOUR.

                                                                        




122- Hoje, três tempos de LÉONIE (ou LEONÍDIA) DELAGE. Assim como CREMILDA (fotos 120), LÉONIE também é filha do casal PIERRE DELAGE e RAQUEL AUDEBERT. FONTE: ISABEL (AUDEBERT) PINTO.
OBS: Salvo engano, a letra explicativa na segunda foto é da pesquisadora da imigração francesa do PÉRIGORD para o BRASIL no final do século XIX,  PASCALE LAGUIONIE LAGAUTERIE.
OBS: A terceira fotografia foi feita em SÃO PAULO, no dia 07-12-1924.








121- Essas são as duas filhas, GABRIELLE e AURORA,  de GUILLAUME AUDEBERT e MARIE FAVARD, passageiros do ORENOQUE (Ver foto 115). São irmãs de PIERRE AUDEBERT (Ver foto 89). PIERRE e GABRIELLE são franceses (Veja mais uma vez a foto 115). Mas AURORA nasceu no BRASIL. Na foto, de 1931, ela aparece com seu esposo DELPHIN e seus filhos HAMILTON, HELENA e CÉLIA. FONTE: ISABEL (AUDEBERT) PINTO.



                                                                                      
















120- Hoje para vocês... dois tempos de CREMILDA DELAGE. FONTE: ISABEL (AUDEBERT) PINTO.

                               














119- Nessa foto datada de aproximadamente 1893, podemos ver a fachada principal do edifício onde na época funcionava a CASA DA MOEDA. É uma construção de 1863, situada na PRAÇA DA REPÚBLICA (CAMPO DE SANTANA - RJ) e hoje, nesse local, funciona o ARQUIVO NACIONAL. FONTE: MUSEU HISTÓRICO NACIONAL.







118- Uma típica fazenda de café, no ano de 1885. Essa se localizava em SAPUCAIA. FONTE: FACEBOOK FOTOS ANTIGAS.

                                                                     


117- Foto preciosa de FIRMIN FRANÇOIS ALIBERT com sua segunda (a primeira foi GABRIELLE RISSIEN, ainda em PARIS) esposa (e sobrinha) GERMAINE DEZON ALIBERT. FONTE: ISABEL (AUDEBERT) PINTO.

                                                                                    



116- Nas duas imagens abaixo, vocês podem ver o que hoje é o MAR (MUSEU DE ARTE DO RIO), na PRAÇA MAUÁ. Na época das fotos, nesse edifício funcionava a INSPETORIA DE PORTOS. FONTE: FACEBOOK RIO ANTIGO por JOÃO DE FREITAS HENRIQUES.



                  



115- Hoje trazemos o casal GUILLAUME AUDEBERT e MARIE FAVARD com seus filhos vindos com eles da FRANÇA no ORENOQUE: PIERRE e GABRIELLE AUDEBERT. Para mim essa foto é emocionante pois são daqueles raros exemplares que retratam os pioneiros. Os "pais do ORENOQUE", digamos assim. No caso da família DOUSSEAU, somente MARIE DELPÈRIER MANDRAL deixou uma única foto. Nunca encontrei nenhuma (se é que chegou a existir...) de seu esposo JEAN MANDRAL(pais de SUZANNA). Nem também de GUILLAUME DOUSSEAU com MARIE MANDRAL (pais de ANNET). Outras famlíias possuem mais lembranças fotográficas daqueles tempos. E é uma alegria enorme dividi-las com vocês. FONTE: ISABEL (AUDEBERT) PINTO. 
PS: AMARILDO MAYRINK (ao qual agradeço oficialmente aqui) fez a restauração que foi possível de um original bastante danificado. Por isso conto com a boa vontade de vocês para saborear essa foto levando em consideração que tem quase 130 anos.

                                                                   



114- Essa é CREMILDA (AUDEBERT) DELAGE com sua avó paterna JEANNE HONORINE DUCAMUS DELAGE. FONTE: ISABEL (AUDEBERT) PINTO.

                                                                           



113- Esta é a sede do jornal "O Paiz" (excelente fonte de pesquisa!), que ficava situada na esquina da rua SETE DE SETEMBRO com a AVENIDA RIO BRANCO, no RIO DE JANEIRO. Folha de maior circulação e tiragem da AMÉRICA LATINA, tendo sido fundado em 1884, teve seu fim em 1930, mesmo ano em que foi vítima de um incêndio criminoso, no dia 14-10. FONTE: WIKIPEDIA.

                                                              







           







112- Mais uma do MORRO DO CASTELO. Para você se localizar, é só tomar a obra à direita (BIBLIOTECA NACIONAL) como referência. Foto de 1920, de EUGÊNIO PALUMBO DE COMISO. FONTE: FACEBOOK RIO ANTIGO.

                                                                             


111-  Dia do lançamento da pedra fundamental do novo edifício da BIBLIOTECA NACIONAL, na AVENIDA CENTRAL, atual RIO BRANCO, no dia 15  de Agosto de 1905, sendo RODRIGUES ALVES o PRESIDENTE DA REPÚBLICA. FONTE: FACEBOOK RIO ANTIGO.
OBS: Veja postagem número 107 na página de documentos antigos.


                                                                    
P



110- Esse é o CONVENTO DA AJUDA. A região onde ele se situava passou a ser polo de cinemas e teatros nos anos 1920, dando origem a CINELÂNDIA. Neste período, cerca de 1,7 mil imóveis foram desocupados e derrubados para a construção da AVENIDA CENTRAL (atual AVENIDA RIO BRANCO) , inaugurada em 1905, e a AVENIDA BEIRA MAR, aberta no ano seguinte. "A inauguração da AVENIDA CENTRAL causou a destruição de todo um casario da época da Colônia e do Império", diz a historiadora SANDRA HORTA, gerente de Pesquisa do ARQUIVO GERAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.
No lugar do casario colonial, surgiram os edifícios ecléticos da Belle Époque, dos quais o TEATRO MUNICIPAL, a BIBLIOTECA NACIONAL e o MUSEU DE BELAS ARTES são alguns dos poucos remanescentes. Apesar da beleza e suntuosidade destes prédios, boa parte também acabou demolida, principalmente a partir da segunda metade do século 20. FONTE: http://ultimosegundo.ig.com.br
FONTE: FACEBOOK RIO ANTIGO - FOTO DE AUGUSTO MALTA DO INSTITUTO MOREIRA SALLES.
   
                                                                                                                                        
109- Hoje trago para você mais uma tomada do prédio antigo da BIBLIOTECA NACIONAL (comparar a postagem de número 106), na RUA DO PASSEIO. Essa foto é anterior a 1910. Atualmente, nesse lugar, funciona a ESCOLA DE MÚSICA DA UFRJ. FONTE: FACEBOOK RIO ANTIGO.

                                                                                       



108- A Estrada União Indústria, que completou 150 anos em 2011. FONTE: FACEBOOK ANTIGA JUIZ DE FORA.

                                                                    


107- Olha que curiosidade interessante!! Dentre os autores do projeto de restauração dessa capela em TRES RIOS, diretamente ligada à história da esposa de PIERRE AUDEBERT e consequentemente a dele próprio, está um sobrenome que muito nos interessa: DELAGE! Esse projeto é de 2001. Quem sabe alguém dessa família passa por aqui e nos esclareça se há alguma possibilidade de ser mais um descendente do ORENOQUE? Eu acho a possibilidade enorme. TRES RIOS é muito perto da zona de implantação de quase todos que ficaram no BRASIL. Então? Alguém para nos dar uma dica de quem seria JOSÉ EDUARDO DELAGE DA SILVA? FONTE: ISABEL (AUDEBERT) PINTO.

                                                                                        


106- Antigo prédio da BIBLIOTECA NACIONAL, situado na RUA DO PASSEIO. Foto de 1862, por RAFAEL ORDOÑEZ. FONTE: FACEBOOK RIO ANTIGO.

                                                                      

105- Essa é a chamada "PONTA DO CALABOUÇO", parte da antiga FORTALEZA DE SÃO THIAGO. Localizava-se onde é hoje o pátio do MUSEU HISTÓRICO NACIONAL, na PRAÇA XV- RJ. FONTE: FACEBOOK RIO ANTIGO.

                                                                    


104- Conforme você pode observar, essa é uma foto da filial maripaense dos LATICÍNIOS SÃO JOSÉ DE BICAS, entre os anos 40-50. À frente, algum fazendeiros importantes da cidade, estando no centro BERTHOLDO MACHADO. Segundo informações, nesse lugar, atualmente, encontra-se o MERCADO MARIPAENSE de GILDO GUILHERMINO. FONTE: FACEBOOK MARIPÁ DE MINAS - MG.


                                                                     

                                                                   

103- Mais uma maravilha de nosso RIO ANTIGO: o dia do anúncio da ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA, em 13-05-1888. FONTE: FACEBOOK FOTOS ANTIGAS DO RIO DE JANEIRO.


                                                                           


102- Hoje procurei na WEB imagens antigas das comunas de cada família vinda no VAPOR ORENOQUE. Encontrei algumas e posto aqui para que possamos sonhar um pouquinho com o que seria o PÉRIGORD no tempo de nossos antepassados imigrantes. Vejamos:


                             HAUTEFORT - FAMILIAS: AUDEBERT, DELAGE,  CELÉRIER,       
                                                    THEULIÉRAS, DUCAMUS, LAFUE, JARRY, 
                                                    RIBIÉRE ,COMBRADET, GASPARD e
                                                    MALARD.


                             TERRASSON -  FAMILIAS: CHEMINANT, MALARD, 
                                                      BONIMOND e  ALIBERT.
                                          



                                             BEAUREGARD DE TERRASSON - 
                                             FAMILIAS: DOUSSEAU, MANDRAL,,
                                                                DHOMME e DOVAT.


                             SAINT RAPHAEL -  FAMILIA: DUBIN


                             TOURTOIRAC -  FAMILIA: PARVEAU e DUBREUILH                                                                                                                                                                             

101- Ainda passeando pelo RIO ANTIGO, vemos as palmeiras ladeando o CANAL DO MANGUE, em 1925. FONTE: WEB


                                                                     


100- Passeando mais uma vez pelas ruas do RIO ANTIGO... Hoje, RUA e LADEIRA DA MISERICÓRDIA. FONTE: WEB


                                                                   



99- Voilà: em BICAS, no que costumamos chamar a "parte alta da cidade", existe um bairro chamado VIÚVA SALLES. Nesse bairro, existe um lindo casarão histórico. Ou o que restou dele. Poderia esse imóvel ter um destino tão ou mais triste que tantos e tantos outros em BICAS, salvo raríssimas e honrosas exceções. Mas não terá! O casal GASPAR (descendente SALLES) e FATINHA (descendente DOUSSEAU), seus atuais proprietários, vai fazer dele o que merece: um lugar de respeito pelo passado, pela história... e pela família! Eu louvo a iniciativa de todo meu coração. E torço para que todos os prováveis futuros entraves sejam derrubados um a um, já que a tarefa é árdua e dispendiosa. Boa sorte, queridos!
          E então... uma foto da dita casa. Provavelmente da década de 20, segundo informações. A mim pareceu mais antiga...


                                        FONTE: GASPAR IRÊNIO (SALLES) ROCHA                                    

        Algumas pessoas compõem esse cenário. Vejamos:
Na escada: o casal FRANCISCO SALLES DE ALMEIDA e AVELINA EUGÊNIA DE ALMEIDA. Com uma das filhas: MARIA CONSUELO SALLES DE ALMEIDA.
Na lateral da casa, mais quatro filhas, nomeadas da maior para a menor: SEBASTIANA SALLES DE ALMEIDA; JURANDIR SALLES DE ALMEIDA; HOSANA SALLES DE ALMEIDA e ALZINA SALLES DE ALMEIDA.

            Quando de minha recente viagem a IPATINGA, chegamos a (re) localizar um site que fala um pouco sobre o "personagem" CORONEL FRANCISCO SALLES DE ALMEIDA. Tinha intenção de pesquisar nele mesmo para trazer para vocês alguns dados biográficos mais aprofundados. Mas... "perdi de vista", nessa "selva" intrincada  que costumam ser os mecanismos de busca, principalmente quando se trata de um nome bastante comum. 
            Devido a isso, recorro ao livro de JOSÉ LUIS MACHADO RODRIGUES chamado "CACOS DE HISTÓRIA E MEMÓRIA E ALGUNS LOGRADOUROS". Nele podemos encontrar, após interessante introdução esclarecedora da história da região, um miolo MUITO interessante para biquenses em geral: a origem do nome de cada uma das ruas da cidade. Dentre elas:  


             FRANCISCO SALLES, CORONEL, RUA                                                  

Coronel Francisco Salles é o nome de uma das ruas do Bairro Viúva Salles. Liga a Rua Benigno Correa e Silva à Rua Santa Tereza. O reconhecimento oficial do seu nome ocorreu com o advento da Lei nº 197, de 03.11.59 e foi confirmado pela Lei nº 1355, de 18.09.2007, que oficializou as ruas do bairro.
Dercyr Ranna nos informa que Francisco Salles de Almeida, carinhosamente chamado de Xico Salles, veio de Tiradentes (MG) para Bicas. Tornou-se proprietário de uma grande lavoura de café que existia onde está hoje o bairro Viúva Salles. Segundo ele, em segundas núpcias, Francisco casou-se com Avelina Eugênia de Almeida, a Viúva Salles, que dá nome ao Bairro. O casal teve cinco filhas: Sebastiana, Jurandir, Hosana c.c. Antonio Carlos Ribeiro Penchel, Arzina e Maria. Do primeiro casamento de Francisco, Dercyr conheceu o filho João Salles de Almeida, que empresta seu nome a uma das ruas do mesmo bairro e sabe da existência de pelo menos mais um irmão deste, cujo nome não recorda. Pelo mesmo jornal citado obtivemos a informação de que o casal Francisco e Eugênia vieram de Tiradentes (MG) para Bicas.


               A primeira esposa do dito coronel foi BERTOLINA CAROLINA DE ALMEIDA com a qual, segundo fui informada, houve muito mais do que os dois filhos que o  SR.DERCYR RANNA teve oportunidade de conhecer. 
       Na foto acima, você pode ver, ao fundo da casa, parte dos cafezais citados no parágrafo em negrito.
        Agora, uma foto do casal FRANCISCO e AVELINA.


                                      FONTE: GASPAR IRÊNIO (SALLES) ALMEIDA       

  
         Bem...só nos resta então desejar boa sorte a GASPAR e FATINHA. A tarefa é árdua...mas luminosa! Nossa cidade carente de história (preservada) agradece. E eu também. 


98- Nessa foto tão interessante, mostrando um trecho da RUA BARÃO DE CATAS ALTAS, podemos ver como a vida comercial de BICAS era intensa e baseada principalmente no café (não esqueçamos que também cultivávamos o açúcar com sucesso). Isso é: não apenas se cultivava e se beneficiava, mas também se comercializava bem ali, em frente à estação. Fico imaginando o "fervilhar" de todos os tipos de interesses, os velhos "conchavos" de sempre, o ir-e-vir constante na plataforma da estação... Gente indo e vindo. Gente trabalhando. Os imigrantes vindos a poucas décadas já construindo seu "lugar ao sol", tanto através do árduo trabalho nas lavouras de algumas nacionalidades quanto também no tino comercial de outras. Não esquecendo também, dada a importância ainda não suficientemente considerada, os casamentos com "os da terra", solidificando pequenas fortunas locais, na medida em que favorecia o reconhecimento e aceitação naquela pequena sociedade inicialmente tão fechada. Ainda que sempre tendo sido formada por migrantes vindos de outras terras. Exceto por nossas raízes puris, talvez... rs. FONTE: BLOG DO MAYRINK.



                                                                               


97- Essa é a família de FRANCISCO BIANCO, de BICAS, EM 1916. Tendo relação no começo do século XX com as famílias francesas ALIBERT, AUDEBERT e DELAGE, foi um dos padrinhos de casamento de PIERRE DELAGE com RAQUEL AUDEBERT, ocorrido em ROCHEDO DE MINAS em 1903. FONTE: ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO.



                                                                       
 


96- Também na casa de MARIA DE FÁTIMA (DOUSSEAU) FILGUEIRAS ROCHA encontrei essa foto de JOSÉ DOUSSEAU (ZÉZÉ) e NELINA. É muito semelhante a que foi publicada em nosso livro mas não é a mesma. Sem contar que a definição está muuuuuuito melhor! FONTE: "FATINHA".


                                                                                


95- Hoje trazemos uma foto de GUARARÁ, tida como anterior a 1909, mas sem data precisa. Mais um dos nossos "presepiosinhos" mineiros... FONTE: FACEBOOK - GUARARÁ, HISTÓRIA E CULTURA.


                                                                      

94- Esse é o prédio da CÂMARA MUNICIPAL DE GUARARÁ, no qual ocorreram as reuniões que muitas e muitas vezes contou com a participação, como vereador distrital por MARIPÁ, de nosso sempre presente FIRMIN FRANÇOIS ALIBERT (ver o resumo de algumas atas em ARQUIVOS DE DOCUMENTOS ANTIGOS. FONTE: FACEBOOK - GUARARÁ, HISTÓRIA E CULTURA.


                                                                       

                                                                            

93- Esse lugar sempre me interessou, despertando minha atenção e curiosidade cada vez que passava diante daqueles muros carcomidos naquela rua decadente... Mesmo não sendo minha seara, sabia que era muito antigo e, como estava bem nas imediações que eu inicialmente supunha ter sido o caminho de nossos bisavós do porto à estação de trem, encantei-me com ele. Só muito mais tarde soube que se tratava dos restos do famoso JARDIM DO VALONGO, sobre o qual muito podemos encontrar na WEB. E garanto que vale a pena ler e conhecer, principalmente para os cariocas apaixonados por sua cidade. Ou para aqueles que o são por adoção do coração, como eu. Vejam que beleza essa foto em dois tempos. FONTE: FACEBOOK RIO ANTIGO.


                                                                    


92- Hoje venho trazer para vocês duas das cinco irmãs de minha avó MERITA. Mesmo após tantos anos de pesquisa, o acaso e a inspiração dos nossos que se foram nos coloca em contato com essas preciosidades das quais desconhecíamos a existência. Num passeio delicioso à IPATINGA, para conhecer melhor FATINHA (prima de minha mãe LIDIA e filha de LUZIA DOUSSEAU FILGUEIRAS, a irmãzinha caçula de minha avó) e seu esposo GASPAR IRENIO ROCHA, topei com elas num mural  na parede. E em cada uma via os traços de minha querida vó. Cada uma em seu tempo. Em alturas diferentes da vida. Se cada pessoa soubesse o valor que até um 3x4 adquire com o longo rolar do tempo!!! Descobrimos também, nesses momentos, o valor de uma dedicatória ou mesmo de uma simples data anotada no verso. Nessas duas, infelizmente, não havia. Também, quem o faria? Tenho dezenas de "sobras" de 3x4 que nunca sequer imaginei datar... Devo providenciar, não é? Vai que... sei lá! rsrsrsr... Aí estão elas. Deleitem-se. E deixe a saudade soprar doçuras no seu ouvido... FONTE: MARIA DE FÁTIMA (DOUSSEAU) FILGUEIRAS ROCHA.



                         LUZIA DOUSSEAU FILGUEIRAS          FRANCISCA GUILHERMINA DOUSSEAU COSTA                                    




                                                                               
91- Eis uma imagem da Casa Paroquial de GUARARÁ, no ano de 1916. FONTE: GUARARÁ, HISTÓRIA E CULTURA.


                                                                         

90- Na sequência abaixo, podemos conhecer dois dos filhos de PIERRE AUDEBERT (ver postagem 89), DAGMAR e LUDGÉRIO. Na primeira foto, DAGMAR tinha 18 anos, em 1935. A segunda já é de 1946. LUDGÉRIO, nessa foto, tinha 20 anos. FONTE: ISABEL (AUDEBERT) PINTO. 




                                                 



                                                   

89- Esse é PIERRE AUDEBERT (uma das 'crianças' que brincaram com ANNET e MARIÁ no convés do ORENOQUE), numa foto diferente daquela que publicamos em nosso livro. FONTE: ISABEL (AUDEBERT) PINTO.


                                                                          
88- Em BICAS, um desfile no Dia da Pátria, na década de 60. Não é do tempo de nossos bisavós. É do meu mesmo... Mas, extintas ferrovia e oficina; extinto LICEU e, consequentemente, extinto o lindo uniforme de gala que nós, alunos, usávamos em ocasiões como essa... já é história. A minha. A nossa. A de nossa cidade. FONTE: FACEBOOK FOTOS ANTIGAS.


                                                                           

                                                                                 

87- Essa é de 1995. À esquerda, a mesma ANDRÉA DOUSSEAU da foto anterior. No meio, THÉRÈSE (ver foto 85). À direita, MARIE LOUISE GERAUD, mãe de NICOLE e esposa de RAYMOND DOUSSEAU. FONTE: NICOLE DOUSSEAU Le CANNE.

                                                      

86- Nessa foto, de 13 de Junho de 1993, podemos ver: à esquerda, ANDRÉA DOUSSEAU. À direita, RAYMONDE DOUSSEAU. Veja as duas quando crianças na postagem 84. No meio, temos GEORGES (DOUSSEAU) BINCTEUX. Ele era filho de THÉRÈSE DOUSSEAU BINCTEUX, que você pode rever na postagem 85. FONTE: NICOLE DOUSSEAU Le CANNE.


                                                   

85- Nessa foto de 1939, temos MARIE THÉRÈSE PÂQUERETTE DOUSSEAU e seu esposo, LOUIS BINCTEUX. MARIE THÉRÈSE é a terceira  dos 7 filhos de AUGUSTE DOUSSEAU. Portanto, é irmã de AUGUSTA, ANDRÉ e ANDRÉA, das fotos abaixo (83 e 84). Todos sobrinhos-netos do pai de ANNET. FONTE: NICOLLE DOUSSEAU Le CANNE.


                                            


84- Na foto abaixo, temos os seguintes "personagens de nossa história pessoal": a última à direita é ANDRÉA DOUSSEAU. Ao seu lado, seu irmão ANDRÉ DOUSSEAU. A linda  menininha sentadinha é RAYMONDE DOUSSEAU. Apesar da pouca diferença de idade, RAYMONDE é sobrinha dos outros dois, visto que é filha de AUGUSTA DOUSSEAU (ver postagens 82 e 83), filha mais velha de AUGUSTE DOUSSEAU; enquanto ANDRÉ e ANDRÉA são os filhos caçulas (5º e 6º) desse mesmo AUGUSTE. Essa foto é do ano de 1929. FONTE: NICOLE DOUSSEAU Le CANNE.


                                                 


83- Essa é uma fotografia de 1930 da mesma AUGUSTA DOUSSEAU que está á esquerda na postagem de número 82. Só para lembrar: o pai dela era primo de ANNET. FONTE: NICOLE DOUSSEAU Le CANNE.


                                                 

82- Essa é a primeira de uma série de 4 fotografias que recebi recentemente de nossa prima NICOLE, diretamente de PEYRIGNAC. Publicarei todas, para apreciarmos juntos. Nessa, feita no mesmo dia da foto de número 20 desse álbum, temos, da esquerda para a direita: AUGUSTA DOUSSEAU , seu pai AUGUSTE DOUSSEAU (primo de ANNET), sua mãe FRANÇOISE BUIS. A menininha chama-se DANIELLE e é neta de EDMOND DOUSSEAU (também primo de ANNET e irmão de AUGUSTE). Estamos aí no ano de 1963-1964. FONTE: NICOLE DOUSSEAU Le CANNE.


                                                                                                                 
                                            

81- Nesse desenho sensacional, lançado pela administração da LEOPOLDINA  no RIO, em 1951, como oferta das CASAS BEMOREIRA, podemos ver um "mapa de produção figurada" das zonas de influência da dita ESTRADA DE FERRO LEOPOLDINA. Não sei se o artista/desenhista quis retratar o seu tempo presente (1951) ou um tempo já passado, já que podemos observar nitidamente a preponderância do café, inclusive em BICAS! FONTE: ACERVO DE AMARILDO MAYRINK.


                                                                            

                                                                                      
80- Lápide do BARÃO DE CATAS ALTAS, no CEMITÉRIO MUNICIPAL DE BICAS. FONTE: ARQUIVOS PESSOAIS.


                                                                               

79- Uma foto bem antiga de BARRA MANSA... Sei que estamos um pouquinho longe da "rota dos DOUSSEAU", mas, como já disse em outras ocasiões, os franceses do PÉRIGORD vieram em três grupos, para locais diferentes. Entretanto, assim como os perigordinos que vieram para MARIPÁ se espalharam pelas cidades vizinhas da mesma, os perigordinos que foram para BANANAL e os que foram para BARRA DO PIRAÍ fizeram o mesmo. E foi assim que encontrei inúmeros registros da presença de alguns deles em BARRA MANSA. Então deixo aqui essa foto. Como homenagem a esses últimos. FONTE: FACEBOOK FOTOS ANTIGAS.


                                                                                

78- Esse é o MORRO DO LIVRAMENTO, no RIO DE JANEIRO do século XIX. Como descrição, nada melhor do que esse comentário de CARMEN EVANGELHO:

"O Morro do Livramento fica entre os Morros da Conceição e da Providência, área central da cidade, próximo à região portuária.

Foi habitado antes de 1670, ano em que terminou a construção da Capela do Livramento, nas terras que depois foram da família do senador Bento Barroso Pereira, em cuja chácara nasceu e foi criado o escritor Machado de Assis.

O acesso ao local, no século XIX, era à esquerda da rua da Saúde, pela rua das Escadinhas, que lhe dá saída para as Ladeiras do Livramento e do Monte".

FONTE: FACEBOOK - GRUPO RIO ANTIGO.


                                                     
                                                         
77- Essa é a PEDRA DO PARAIBUNA, na divisa entre MINAS GERAIS e o RIO DE JANEIRO. FONTE: FACEBOOK FOTOS ANTIGAS.


                                                                              

76- Uma coisa maravilhosa! Pena que não temos a data... Esse lugar (BICAS ANTIGA) é onde hoje podemos encontrar o FRANGO BAR de nosso primo WESLEY DOUSSEAU ALELUIA. FONTE: ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO.


                                                                                

75- Mais algumas fotos que quase podem fazer uma "linha do tempo" da IGREJA MATRIZ SÃO JOSÉ DE BICAS. Compare também com a foto postada no número 40. FONTE: ACERVO DE AMARILDO MAYRINK - FOTOS ADELSON - ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO.










OBS: Abaixo você vê a mesma foto, restaurada para melhor apreciação por AMARILDO MAYRINK











                                                                    
74- Esse é o MERCADO que existia na PRAÇA XV. Nessa foto, já estava sendo demolido, como vocês podem perceber e dele só restou, hoje, um desses domos mais altos. Não sei precisar qual. FONTE: FACEBOOK FOTOS ANTIGAS.


                                                                         

73- Como esse castelo (CHAPOULIE) é o ponto forte de PEYRIGNAC, turisticamente falando, trago para vocês numa gravura antiga. FONTE: NICOLE DOUSSEAU LeCANNE.


                                                                        

72- Hoje vou tentar compartilhar com vocês uma hipótese bem plausível. Como vocês, que acompanham este blog, já sabem, FIRMIN FRANÇOIS ALIBERT nos deixou pouquíssimas fotos, apesar de sua grande importância em BICAS e adjacências. Na minha cuidadosa busca por registros, analisei detalhadamente essa foto do antigo GRUPO ESCOLAR de BICAS, que funcionava no lugar onde hoje temos a sede do jornal O MUNICÌPIO (ou perto). Como essa escola foi destruída na década de 30 do século XX, e ALIBERT nela trabalhou como porteiro até falecer na década de 20, achei óbvio que deveria estar presente nessa foto que abarca todos os alunos, professores e outros funcionários. Mesmo levando-se em consideração as distorções a que a imagem foi submetida após várias ampliações, trago aqui o resultado do meu "trabalhinho". A postagem de número 54 pode ser usada como comparação. Acho que encontrei o "vovô"... FONTE: ORKUT FOTOS ANTIGAS.


                                                                 


                                                                       

Sobre essa postagem, visite a de número 170, nessa mesma página, para esclarecimentos. 



71- O RIO DE JANEIRO de 1890, em vista panorâmica. Por MARC FERREZ. FONTE: FACEBOOK FOTOS ANTIGAS.



                                                                    


70- LICEU FERROVIÁRIO DE BICAS. Ou, já "no meu tempo", ESCOLA PRIMÁRIA QUATRO DE NOVEMBRO. Excelência de ensino pela qual até hoje agradeço. E que "submergiu" junto com as oficinas, a ferrovia... e os ferroviários. Por essa escola passaram gerações e gerações de biquenses. E sobre ela cada um teria sua história para contar... FONTE: ACERVO DE AMARILDO MAYRINK.



                                                                             


69- Inauguração da estação de BANANAL, em 1889. FONTE: FACEBOOK FOTOS ANTIGAS.


                                                                           

                                                                                     
68- DOMINGOS FERREIRA MARQUES e a esposa FELICIANA FRANCISCA DIAS, doadores das terras para a construção do CURATO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO, hoje GUARARÁ. FONTE: oguararense.blogspot.com.br



                                                                 

                                                                     
67- Coisa mais linda e emocionante desse mundão de meu Deus: um vagão de madeira da velha LEOPOLDINA! No caso em questão, o último trem saído de RIO NOVO para JUIZ DE FORA, na década de 60. Não sei você...Mas eu escuto o apito da locomotiva, sinto o cheiro das "merendas", vejo os olhinhos dos "moleques" que pararam só para apreciar, sinto o clima das despedidas de quem fica de pé do lado de fora, provavelmente segurando a mão de quem já está sentadinha no seu lugar para seguir viagem, escuto as últimas recomendações trocadas entre quem fica e quem vai...Afinal, como sabiamente dizia MILTON NASCIMENTO: "A hora do encontro é também despedida. A plataforma dessa estação é a vida desse meu lugar. É a vida!".
Ou ERA. Me lembro realmente que FOI, um dia... FONTE: FACEBOOK FOTOS ANTIGAS.


                                                                          

66- Olha aí, gente! A BIBLIOTECA NACIONAL no começo do século XX! E ainda tem ali atrás um pedacinho do MORRO DO CASTELO só pra gente poder garantir: ele existiu! ... Enquanto o homem permitiu.... FONTE: FACEBOOK RIO ANTIGO.


                                                                            

65- Uma nova imagem da HOSPEDARIA HORTA BARBOSA (JUIZ DE FORA), feita no ano de 1895. Por ela passou, como tantas e tantas outras, a família de PEDRO GUILHERMINO (PIETRO GUGLIELMINI). Nessa imagem podemos ter uma noção muito mais próxima do real do que foi essa HOSPEDARIA do que na anterior, já postada em outra página desse blog. FONTE: FACEBOOK FOTOS ANTIGAS.


                                                                              


64- Ainda no "espírito" da última postagem dessa página, trouxe hoje para vocês uma foto da LADEIRA DO CARMO, no também "botado abaixo" MORRO DO CASTELO. Copio para vocês um trecho postado por CARMEN EVANGELHO. FONTE: FACEBOOK RIO ANTIGO 2.


Ladeira do Carmo

Era um dos acessos ao antigo morro, que abrigava a cidade original do Rio de Janeiro, também conhecido por ladeira do Carmo, iniciava no final da rua do Carmo, desviando à esquerda na direção do mar ao iniciar a subida, em um ponto onde se encontra atualmente o edifício-garagem Menezes Côrtes. Em seu trecho final, havia além da igreja dos Jesuítas, encontrava-se a Igreja de São Sebastião, a Sé da cidade, onde estavam enterrados os restos mortais de Estácio de Sá, e uma fortaleza militar, que o povo chamava de Castelo, e que terminou por consagrar o nome definitivo do morro, marcando até hoje o local no Centro.

A ladeira do Castelo era o acesso mais utilizado, pois, além de começar em uma região de maior movimento, tinha uma subida mais suave, sendo por isso o caminho preferido das procissões que iam e vinham da antiga Sé. O secular casario, que do alto alcançava a cidade ao longo dos caminhos, era construído em pedra, e, com suas paredes espessas e fortificadas, lembrava a odisséia da fundação da cidade, que tinha de enfrentar ameaças vindas tanto por terra quanto pelo mar, como os ataques de piratas.

O morro do Castelo desapareceu em 1922, destruído em um dos processos de modernização urbana do Rio. Sua ausência criou um grande vazio, pois o berço de nascimento da cidade deixou de existir.


          Espero sinceramente que hoje, com uma consciência de preservação histórica um pouquinho mais "responsável", o CENTRO HISTÓRICO DO RIO, principalmente a ZONA PORTUÁRIA,  esteja recebendo os devidos cuidados e proteção especializada, nesse momento de "bota abaixo moderno". Como você pode ver num dos vídeos postados aqui mesmo nesse blog, parece estar havendo algum cuidado. Que ele seja suficiente para não soterrarmos ainda mais nossa história já tão comprometida por desmandos de todo tipo. O MORRO DO CASTELO foi "apagado", digamos assim, com a justificativa de que barrava os ventos vindos do mar, tornando o ar do CENTRO infecto e propenso à disseminação de epidemias de todo tipo. E, apesar dos movimentos de resistência de setores mais "iluminados", deu-se "a desgraça". E, no lugar "do morro que barrava os ventos"... temos uma infinidade de arranha-céus... que continuam barrando o vento. Sem personalidade. Sem história. Mas... altamente lucrativo.  Sim, reconheço! O CENTRO do RIO é lindíssimo! Como toda a cidade, aliás! Mesmo que o que seria antes parecido com SALVADOR tenha se tornado mais parecido com PARIS... Mas, ainda no caso do MORRO DO CASTELO, o pouco que sobrou de suas construções, remontando algumas aos anos seguintes ao DESCOBRIMENTO DO BRASIL, está perdida por aí. Procurando abrigo. Praticamente sem identidade. E muito longe do sítio original! Não posso deixar de lamentar. E de olhar com olhos desconfiados e atentos o momento atual da cidade do RIO DE JANEIRO.



                                                                                 
                                                                               

63- Demolições no CENTRO do RIO, no início do século XIX, onde seria o "futuro" TEATRO MUNICIPAL. FONTE: FACEBOOK FOTOS ANTIGAS.



                                                                               

62- Essa é a rua BARATA RIBEIRO, em COPACABANA, no ano de 1882. Para irmos construindo na imaginação o RIO DE JANEIRO dos tempo da imigração de nosso bisavós. FONTE: ACERVO DE CARLOS MILLER.


                                                                          

61- Imperador D.PEDRO II e imperatriz THEREZA CRISTINA, nos jardins do hoje MUSEU IMPERIAL DE PETRÓPOLIS. Afora o que sempre se pode dizer em contrário, foram ambos benquistos, respeitados e admirados pelo povo. Foi bem no finalzinho do Segundo Império que nossos bisavós chegaram ao BRASIL (1885-1888). Logo em seguida veio a ABOLIÇÃO e a REPÚBLICA (1889), tornando irreconhecível, sob muitos aspectos, o país que eles haviam elegido como destino. Junto com os imperadores foram-se os Barões, Condes, Viscondes, Comendadores, etc...que povoaram nosso imaginário com ilusões de nobreza, conseguida na maioria das vezes como troca de favores. Não que a República torna-se as coisas muitos diferentes disso... Mas os tempos são outros.  E são outros também os títulos a serem cobiçados. FONTE: WEB.



                                                                        

                                                                           

                                                                        
60- Vejam que maravilha! Uma foto da COLÔNIA CONSTANÇA, em LEOPOLDINA,. Essa Colônia foi, enquanto existiu, de enorme importância na história da imigração na região. Querem saber mais sobre o tema, que foge só um pouquinho da nossa "zona de atuação"? Pesquise pelo nome de NILZA CANTONI. Ela é "a pessoa", quando se trata da história da imigração em LEOPOLDINA. Você vai gostar! FONTE: FACEBOOK FOTOS ANTIGAS.


                                                                              

 59- Para você comparar com a postagem de número 33, neste álbum. A mesma paisagem vista sob outro ângulo.  LARGO DO PASSO e RUA 1º DE MARÇO em 1890. Por MARC FERREZ. FONTE: FACEBOOK FOTOS ANTIGAS.



                                                                     
 
58- Nessa preciosidade de hoje, podemos conhecer uma boa parte do núcleo original da família DELAGE. Tendo passado por ARGIRITA e TARUAÇÚ (e provavelmente por outras cidades das redondezas), acabaram por ter participação efetiva na JUIZ DE FORA que se construiu ao longo dos anos. Uma curiosidade que sempre me intrigou, bem como a outros estudiosos e interessados nesse primeiro grupo da imigração perigordina: a falta de registros fotográficos ou documentação de óbito dos patriarcas... Onde está GUILLAUME DOUSSEAU? Onde GUILLAUME AUDEBERT? Onde PIERRE MOUTY? Onde JEAN MANDRAL? E com essa foto podemos dizer também: onde está AUGUSTE DELAGE? É quase como se pudéssemos afirmar que esses primeiros clãs sobreviveram através de suas matriarcas... No caso dessa foto, ela se chama LEONIE LAFUE, esposa imigrante de AUGUSTE. Esse casal chegou ao Brasil com 2 filhos homens: FRANCK, com 10 anos. E PIERRE, com 7. Segundo informações cruzadas de JANICE e HELOISA DELAGE, bem como de ISABEL PINTO (AUDEBERT), vamos tentar identificá-los todos. 
Da esquerda para a direita:
1º- JEAN DELAGE (filho brasileiro de AUGUSTE e LEONIE)
2º- PIERRE DELAGE (filho francês de AUGUSTE e LEONIE)
3º- MARIA LUIZA (filha de PIERRE) .
4º-  LEONIE LAFUE  (matriarca DELAGE), portanto, mãe dos homens e avó da meninas da foto.
5º- NÉLIA (outra filha de PIERRE).
6º- RAUL DELAGE (filho brasileiro de AUGUSTE e LEONIE).
7º- FRANCK DELAGE (filho francês de AUGUSTE e LEONIE).

OBS 1: Segundo os descendentes, AUGUSTE e LEONIE tiveram ainda mais dois filhos, não presentes na foto: AMEDÉE e LUIS.

OBS 2: PIERRE DELAGE casou-se no começo do  século XX (ver Arquivos de Documentos Antigos e Assinaturas de imigrantes e descendentes) com RAQUEL AUDEBERT, filha de HENRI AUDEBERT e  JEANNE HONORINE DUCAMUS. Todos vindos no mesmo VAPOR ORENOQUE.


                                                           
                                                      FONTE: JANICE DELAGE


Segundo esse recorte, de uma explicação sobre essa foto dada por escrito por CREMILDA DELAGE, muito antes de sua morte, há uma discrepância. Conforme vocês podem notar, segundo ela os dois homens da direita seria seriam LUIZ (o mais alto) e RAUL (o mais baixinho dos quatro). Segundo essa explicação, que acato inteiramente como verdadeira, chego a conclusão que o filho primogênito do casal AUGUSTE e LÉONIE, FRANCK, já deveria ter falecido na ocasião dessa foto. Portanto, dentre as pessoas que podemos ver acima, apenas a matriarca LÉONIE e PIERRE (um de seus filhos, de bigode), faziam parte da lista de passageiros do ORENOQUE. Segundo as idades declaradas então, podemos concluir que há uma diferença de no mínimo 7 anos entre PIERRE e todos os outros seus irmãos. Nascidos todos no BRASIL. Para vocês, o manuscrito de CREMILDA DELAGE. Com meus agradecimentos a ISABEL (AUDEBERT) PINTO.


                                                                                                                                         
57- Paisagem rural. FONTE: ACERVO APESP


                                                                           

56 - Com meus avós e padrinhos, EVARISTO GONÇALVES (FILGUEIRAS) DUQUE e MERITA DOUSSEAU DUQUE, no dia do meu batizado, com apenas alguns dias de nascida. Em BICAS, maio de 1961. FONTE: ÁLBUM DE FAMÍLIA.



                                                                               
55 - Essa foto mostra como era o famoso INSTITUTO DONA SELVA, de GUARARÁ. Obra e missão do saudoso PROFESSOR IRINEU, que também o foi  do GRAMBERY, em JUIZ DE FORA. FONTE: FACEBOOK FOTOS ANTIGAS.


                                                                                  


54- Esse é FIRMIN FRANÇOIS ALIBERT, numa das raras fotos que foi possível encontrar, mesmo sendo ele figura preeminente na sociedade da época, não só em BICAS, GUARARÁ e MARIPÁ como também na CORTE. Aí está o Sr. COMENDADOR. FONTE: JORNAL "O GUARARÁ".


                                                                               


53- Embora essa localidade, hoje chamada TEBAS, esteja um pouco fora do "miolo" da imigração francesa, temos notícias de algumas ocorrências passageiras. Que ainda precisam ser melhor pesquisadas. Necessidade esta que podemos estender a AVENTUREIRO e SENADOR CORTES, por exemplo. Nessa foto, dada como sendo de um ano entre 1876 e 1880, podemos vislumbrar um pouquinho mais do cenário comum a todas as pequenas vilas da região, no tempo de nossos bisavós. FONTE: FACEBOOK: GRUPO FOTOS ANTIGAS.


                                                                        


52- Para vocês, dois tempos de minha mãe, LIDIA DOUSSEAU DUQUE. Que ainda não era MAYRINK... rsrsrs. FONTE: ARQUIVOS PESSOAIS.







 51- Em outra das inumeráveis e inesquecíveis visitas aos MACHADOS. Por volta de 1973. da esquerda para a direita: TIANA, LIDIA, MARIQUINHA e ALMIRA. FONTE: ARQUIVOS PESSOAIS.


                                                                                  

50 - Exemplos de lavoura cafeeira na região de BICAS  e de MARIPÁ DE MINAS. FONTE: ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO.


                                                           


                    

                                                                                
49-  JUIZ DE FORA em 1872, quando se chamava COLÔNIA D.PEDRO II, para imigrantes alemães. FONTE: WEB


                                                                      


48-  IGREJA DE SANTA LUZIA, no RIO DE JANEIRO, em 1865, por GEORGES LEUZINGER. As imagens antigas do CENTRO do RIO me remetem sempre a chegada de nossos bisavós ao BRASIL. Procuro com isso recompor na imaginação o cenário que eles encontraram, tendo ou não estado exatamente nesses lugares. Mas, como estamos aqui nos arredores da PRAÇA XV e PRAÇA MAUÁ, a ambientação  era com certeza muito semelhante. Que tal você também exercitar a sua imaginação? FONTE: WIKIPEDIA


                                                                      

                                                                               
47- Encontrada na internet, não sei precisar a origem dessa imagem salva em meus arquivos. Mas o nome da fazenda é SANTA CRUZ e fica em MINAS GERAIS. O que me interessou sobremaneira é a visão dos cafezais morro acima, subindo e descendo as encostas que hoje não são cobertas mais do que por meras e minguadas pastagens, capim ralo e voçorocas... FONTE: WEB.


                                                                                 
46- Numa festa em PEYRGINAC, no ano de 1951, podemos ver: os irmãos NICOLE (direita), JANINE (centro) e JEAN PAUL (centro). Vemos também seus primos MICHEL ( à esquerda) e PAULETTE (atrás). FONTE: NICOLE DOUSSEAU Le CANNE


                                                                                   



 45- Minha adorada vó MERITA DOUSSEAU DUQUE. FONTE: ALMIRA, SEBASTIANA e ARLINDINHO.



                                                       
                                                      
44- Numa ocasião memorável, a família DOUSSEAU DE SOUZA recebeu o bispo DOM GERALDO PENIDO em sua residência, numa visita aos MACHADOS. Nessa foto, além do próprio, de MARIA DOUSSEAU DE SOUZA (MARIQUINHA) e de seu marido ARLINDOFLORENTINO DE SOUZA, temos os seguintes filhos do casal: NILZA, ALÍRIO, DIVA, MARCÍLIO, ALMIRA, ARLINDINHO, MARIINHA E SEBASTIANA. De "penetra", ANNETDOUSSEAU DUQUE (NEZINHO), filho de MERITA DOUSSEAU DUQUE.   FONTE: ALMIRA, SEBASTIANA e SILVINHO DOUSSEAU DE SOUZA.         







    43- Dois momentos do casal MARIA DOUSSEAU DE SOUZA e ARLINDO FLORENTINO DE SOUZA. FONTE: ALMIRA, SEBASTIANA E SILVINHO.




                                                          
    43- Nessa imagem, podemos ter um noção bem realista do que seria a PRAÇA MAUÁ na época em que nossos bisavós chegaram ao Brasil. Se não desembarcaram exatamente aí, foi por perto. 
    FONTE: CARLOS AUGUSTO NUNES PEREIRA

                                                                                 




    42- Olha aí uma foto bem legal de JOÃO DOUSSEAU, o filho mais velho de ANNET e SUZANNA, que não deu para incluir no livro. Beleza! Eu vejo tantos rostos dentro desse... Vejo VICTOR DOUSSEAU, vejo VINÍCIUS VENTURELLI, vejo ANNET DOUSSEAU DUQUE... Quanto de alma há no sangue, não é? FONTE: ALMIRA e SEBASTIANA DOUSSEAU DE SOUZA.



                                                          

    41 - Sob os arcos haviam moradias... Mais tarde viraram alguma coisa mista de cortiço com quiosques comerciais... Até que foi tomando a forma que tem hoje: vãos livres para a passagem de veículos. FONTE: WEB

        
                                                                                     

                                                                 



    40- 
    Olha aí os primórdios da IGREJA MATRIZ SÃO JOSÉ DE BICAS, sem dúvida "umbigo" e     eterno cartão postal da cidade. E até hoje ficando cada vez mais linda, embora sem nenhuma fidelidade a construção original. Aí fui batizada, fiz minha Primeira Comunhão e coroei NOSSA SENHORA. Como de resto quase a totalidade dos habitantes da cidade, com certeza, desde os tempos de nossos bisavós... FONTE: FOTOS ADELSON.

                                                                                                               



                                                                                   


    39- AVENIDA RIO BRANCO, antiga AVENIDA CENTRAL, em 1906, quando ainda existia o MORRO DO CASTELO. Estou acrescentando agora, em nossa bibliografia, o nome de uma obra excelente para quem quiser saber mais sobre o tema. Imperdível para quem ama o RIO DE JANEIRO e sua história.


                                                                           


    38 - Antigamente, no terreno onde se localiza essa construção (a escola de MARIPÁ), localizava-se a casa de MARIÁ DOUSSEAU GUILHERMINO e família. FONTE:ORKUT DE MAYSA GUILHERMINO 


                                                              

    37- Não tenho, e na verdade nunca ví, uma foto bem antiga de MARIPÁ. Dentro dessa limitação, essa foto que posto hoje é uma raridade, pois mostra uma MARIPÁ que já não existe mais. Já faz parte do passado. Ainda que não tão remoto. FONTE: ORKUT DE MAYSA GUILHERMINO.


                                                                                



    36- Para vocês, hoje, mais duas imagens do VAPOR ORENOQUE. FONTE: PASCALE LAGUIONIE LAGAUTERIE.



                                                                                    

    35-A fazenda CONFIANÇA localizada na estrada que liga PINHEIRAL à VARGEM ALEGRE, pertenceu à JOSÉ GONÇALVES DE MORAES, o BARÃO DE PIRAÍ. Por dote de casamento passou para uma de suas filhas, ANNA CLARA BREVES DE MORAES COSTA, , casada com o COMENDADOR SILVINO JOSÉ DA COSTA.
    Postado por Nikson Salem. FONTE: FACEBOOK FAZENDAS ANTIGAS.




                                                                                 
                                                                               

    34- Outra das poucas fotos que possuímos da casa de ANNET e SUZANNA nos MACHADOS. FONTE: WESLEY DOUSSEAU ALELUIA.


                                                                                    

    33- Assim eram os arredores da PRAÇA XV, mais precisamente a RUA 1º DE MARÇO (na época chamava-se RUA DIREITA), quando por aqui desembarcaram nossos bisavós. Veem o MORRO DO CASTELO ali atrás? Como o homem interfere na paisagem natural de uma cidade! Só a título de curiosidade: vocês sabiam que quase todas as capitais litorâneas, e mesmo algumas grandes cidades do interior tinham sua "Rua Direita", desde o período colonial? Lembranças de uma época em que só tínhamos duas ruas: "a que ia" e "a que vinha". Só não vale me perguntar porque então não existem as "ruas esquerdas"...rsrsrs... FONTE: FACEBOOK "FOTOS ANTIGAS".



                                                                                  

    32- Trabalho na colheita de café. FONTE: WEB


                                                                               

    31- PORTO DO RIO DE JANEIRO, no início do século. FONTE: WEB


                                                                              

    30- Uma plantação de café. FOTO DE GUILHERME GAENSLY


                                                                                 


    29- Partida para a colheita do café, de MARC FERREZ. FONTE: WEB


                                                                               

    28- A outra ocasião é ainda mais interessante. Nosso LICEU patrocinava constantemente festinhas e apresentações culturais de todo tipo. Eu amava participar, principalmente quando se tratava de cantar ou interpretar. Numa dessas ocasiões, quando estávamos na 3ª série e nossa professora era MARIA DAS DORES CÚGOLA, precisavam de uma menina para um esquete excepcional, que seria apresentado na SEDE DO SPORT, por ocasião da formatura do 4º ano. Ocasião sempre muito prestigiadas por autoridades e altos funcionários da RFFSA. Quem escreveu o dito esquete foi ELAINE GODINHO, que havia sido minha professa no pré-primário. E tratava de um assunto MUITO espinhoso na época, dentro do LICEU. Havia todo um movimento que pretendia trocar nossas aulas de inglês por aulas de francês. Que nunca havíamos tido.  Minha colega SIMONE foi escolhida para o papel principal e eu nem me lembro se sobrou alguma coisa para mim, nesse primeiro momento. Entretanto, infelizmente, SIMONE ficou doente faltando menos de uma semana para a apresentação. E dona DORINHA recorreu a mim que, nem precisa dizer, exultei. Era tudo que eu mais queria! Sentava-me na escada de minha casa, na RUA DA CAIXA e ficava por horas e horas seguidas, com meus parcos 10 aninhos, decorando o texto que era enorme! O que facilitou é que era todo em versos e rimas sempre ajudam muito! E quem era o intérprete do personagem número 2 do esquete??? De novo WALMIR! E então estávamos novamente ali, dois DOUSSEAUZINHOS, dessa vez lutando pelo direito de APRENDER FRANCÊS no nosso querido LICEU! Ah! Sr. Destino... Pregando peças... E aí vai uma foto, que saiu no jornalzinho da RFFSA e me encheu de orgulho. Para vocês, minha apresentação, como na época:
                          "O meu nome é JOANINHA.
                            Dizem que não tenho jeito.
                            Que sou cheia de defeito.
                            Mas tudo é disse-me-disse.
                            Eu apenas acho tolice,
                            Ter que fazer tanta bobice".


                                                                           
                            
    27- Por duas ocasiões, durante o meu curso primário no LICEU de BICAS (E.P.4.11), tive contato com minha "francesice" sem que disso eu ou quem quer que seja tivéssemos a menor ideia. Tipo "coisa do destino", mesmo. Na primeira delas, na 2ª série (professora MARLY RENAULT ADIB), aos 9 anos, participei de um teatrinho para o dia das mães fazendo o papel de Chapeuzinho Vermelho. Mas... quem seria o caçador? Meu colega WALMIR. E o que tem isso? Tem que ele é DOUSSEAU. O pai dele (FRANCISCO, filho de NINI) é primo de minha mãe (LIDIA, filha de MERITA) e tanto eu quanto ele, na ocasião, desconhecíamos totalmente isso. Ele faleceu jovem/adulto, subitamente. Muito antes de meu "despertar", digamos assim, para as questões propostas pela genealogia e as reencontros que ela permite. Infelizmente. Fica aqui a minha homenagem.


                                                                         
                                                                                 
    26- Imagens expressivas como essa não podem nunca ser deixadas de lado. Só não está no nosso livro porque deixa muito clara a questão da imigração italiana. Que realmente são maioria na nossa região mas não era o tema central. Então ela encontra aqui o seu espaço. Linda imagem! E triste, como todas as outras desse tema, a meu ver. FONTE: WEB


                                                                                 

    25- Outra da ILHA DAS FLORES e seu antigo embarcadouro. FONTE: ACERVO DE EVA LINS.


                                                                              

    24- IGREJA DO SENHOR BOM JESUS DOS MACHADOS. Tendo ainda um formato completamente diferente do atual. Desconheço a época da foto. FONTE: ALMIRA, TIANA e SILVINHO.


                                                                                                                                                     

    23- Dia de procissão nos MACHADOS, com a IGREJA DO BOM JESUS ao fundo. Calcula-se que essa fotografia seja da década de 50. FONTE: ALMIRA, TIANA e SILVINHO.


                                                                               



    23- Olha que beleza temos hoje! Essa é nossa prima NICOLE DOUSSEAU Le CANNE, em 1963,  num programa televisivo  que falava sobre o PÉRIGORD, apresentando suas tradições, história, costumes. NICOLE, como boa perigordina, aparece apresentando os trajes típicos da região. Uma das fotos é a apresentação em si. A outra, uma reportagem sobre NICOLE, já que, naquele mesmo ano, foi eleita rainha dos perigordinos de PARIS! E com merecimento, eu acho. A poucos anos, ela retornou à PEYRIGNAC, o "cordão umbilical" de todos os DOUSSEAU, onde vive com seu esposo, filha e netas. Cercada, é claro, de muitos outros parentes. Como nós, brasileiros, quando estamos nos arredores dos MACHADOS... Abraços brasileiros para você, NICOLE! Ou melhor... gros poutous! Em bom occitane!
    PS: Observem, primos, que, desde sempre e até mesmo na FRANÇA, o nome DOUSSEAU dá "dor-de-cabeça", aparecendo escrito errado aqui e ali...





                                                                              

    21- Essa é FRANCISCA GUILHERMINA DOUSSEAU DE SOUZA (TIA NINI), com netos e sobrinhos, filhos estes de sua falecida irmã MARIA LUZIA DOUSSEAU FILGUEIRAS. FONTE: ÉDSON DOUSSEAU DE SOUZA (MANINHO).


                                                                                         

                                                                  

    20- Aqui está o casal AUGUSTE DOUSSEAU (primo de ANNET DOUSSEAU) e FRANÇOISE BUIS, sua esposa, em PEYRIGNAC, no ano de 1963-1964. Esse é o mesmo casal que ilustra nosso livro,  quando ainda eram bem mais jovens. FONTE: NICOLLE DOUSSEAU LeCANNE.


                                                                                 

    19- Embora a foto abaixo  esteja erroneamente postada aqui, por não ser uma foto antiga, pareceu-me o mais apropriado para facilitar a visualização e a comparação com os números 18 e 4, já que todas se referem à FAZENDA RIALTO. FONTE: ARQUIVOS PARTICULARES.

                                                                                              

                                                                                  

    18- A foto abaixo apresenta a fachada da FAZENDA RIALTO no século XX. Não havia informação quanto a data exata no livro de onde foi extraída. FONTE: "BANANAL, TERRA DOS BARÕES DO CAFÉ", de PLÍNIO GRAÇA.


                                                                                 


    17- A série de fotos abaixo retrata o interior da FAZENDA RIALTO, em BANANAL, onde muitos e muitos franceses do terceiro grupo passaram por maus lençóis (1888-1889). Uma parte dela, conhecida como "SÍTIO DO CEDRO", chegou a ser arrendada por um deles, de sobrenome FOMTBELL, e "subarrendada" por outro, de sobrenome CHEMINANT, que chegou junto com nossos bisavós no ORENOQUE para MARIPÁ DE MINAS. Nessas fotos, você pode observar o que restou dos lindos afrescos de VILLARONGA, prestigiado pintor espanhol, por toda a parede. No número 4 (abaixo), você pode conferir uma pintura retratando seu exterior na época, de provável autoria do próprio VILLARONGA. Amanhã trago para vocês como estava a fachada dessa fazenda a algumas décadas atrás e outra de como está hoje. FONTE: ORKUT - FAZENDAS ANTIGAS.







                                                                           

    16- ARLINDO FLORENTINO DE SOUZA e MARIA DOUSSEAU DE SOUZA (TIA MARIQUINHA). FONTE: ALMIRA, TIANA e SILVINHO DOUSSEAU DE SOUZA.

                                                                                



    15- Solenidade nos MACHADOS, na fazenda da família DOUSSEAU DE SOUZA, por ocasião da visita de um bispo. Ao lado esquerdo do mesmo, o casal MARIQUINHA e ARLINDO, cercado de seus filhos e netos. FONTE: ALMIRA, TIANA e SILVINHO DOUSSEAU DE SOUZA.


                                                                                    
                                                        

    14- Praça de máquinas de um navio a vapor. Como o ORENOQUE e o VILLE DE BUENOS AYRES , que trouxeram nossos bisavós para o BRASIL. Como podemos observar, as condições sub-humanos não eram prerrogativa dos passageiros de terceira classe, como era o caso deles. Imagine você as condições de trabalho desses marinheiros!



                                                        

    13- Nesse cartão postal, podemos ver  músicos e dançarinos perigordinos caracterizados como nos tempos de nossos bisavós. FONTE: WEB




                                                           

    12- Antiga divisão paroquial do cantão de TERRASSON, distrito de SARLAt, departamento da DORDONHA, onde se situavam as vilas de nossos bisavós: PEYRIGNAC e BEAUREGARD. FONTE: NICOLE DOUSSEAU LECANNE




                                                        

    11- A foto abaixo refere-se a uma propaganda da companhia de navegação francesa chamada "CHARGEURS RÉUNIS". Foi num vapor pertencente a ela (VILLE DE BUENOS AYRES), que a família de nossa bisavó, SUZANNA MANDRAL, veio da FRANÇA para o BRASIL, tendo saído pelo porto de LE HAVRE e chegando pelo porto do RIO DE JANEIRO. FONTE: WEB


                                                                           

    10-  Mais uma, como a de baixo, que nos dá uma ideia bem aproximada dos primeiros momentos da "avançada" do plantio do café por nossas matas. Essa primeira etapa é de todas a mais árdua e quase sempre toda baseada no trabalho escravo. FONTE: WEB





                                                                                   

    9- Essa imagem, encontrada na WEB, é perfeita! A casinha improvisada e precária no meio da mata que deverá todinha ser derrubada para ser transformada em plantações de café. E ali estão os imigrantes, com suas ferramentas também precárias, suas vestimentas impróprias...e sonhando quem sabe ainda em "fazer a América" e voltar para seu cantinho de Velho Mundo...FONTE: WEB



                                                                                                                                                             

    8- Eis aqui uma bela imagem mostrando um cafezal após um trabalho de limpeza do terreno. Notemos os trabalhadores, sabendo que há uma chance enorme de serem imigrantes. FONTE: WEB




                                                                                 

    7- Esta é  Isabel Breves de Sauzey. Ela e seu marido eram os donos da Fazenda Botafogo, "vizinha" da Fazenda Bella Aliança, para a qual pediram autorização para a introdução de famílias de imigrantes franceses em 1889. FONTE: BREVES CAFÉ.


                                                                                       

    6- Durante toda a história de Bicas, foram feitas várias tomadas desse mesmo ângulo, privilegiando a visão da Igreja e da "praça". Onde tudo começa, como um cordão umbilical, em cada uma das pequenas cidades da Zona da Mata e de quase toda Minas Gerais. Nela já estamos em 1916 (no livro temos outra bem mais antiga), mas ainda posso "ver" nossos bisavós caminhando por essa paisagem, nas visitas que com certeza faziam a Bicas... FONTE: ACERVO DE AMARILDO MAYRINK

                                                                                 

                                                                   
    5- Estação de Bicas na década de 30 do século XX. Podemos perceber a vida que a presença do trem trazia, como as artérias levando o sangue ao nosso "corpo histórico/social". No caso, as pequenas cidades de nossa Zona da Mata e todo interior brasileiro. A oficina, ao lado esquerdo, no auge de seu esplendor. E para encerrar essa "declaração de amor"... vemos, no fundo, resquícios dos cafezais, razão de ser, afinal de contas, dos DOUSSEAU e todos os outros imigrantes no solo brasileiro. FONTE: FOTOS ADELSON


                                                                             


    4- Pintura mural da Fazenda Rialto (Bananal - SP), atribuída a José Maria Vilaronga. FOTOGRAFIA DE MARCOS JOSÉ CARRILHO.




                                         

    3- Não me lembro de onde encontrei essa foto. Mas achei-a interessantíssima porque o letreiro está em francês e refere-se ao café negociado através de cooperativas de Minas Gerais. Onde seria? Bordeaux? Marseille? Le Havre? Ou um importador francês instalado aqui mesmo no Brasil? Alguém sugere alguma coisa? FONTE: WEB





    2Antigo vagão de passageiros, que deixou em mim saudades de doer ! Viagens saindo de Bicas para o Rio no trem noturno... Bolsarada, primaiada... Êta saudade!!!!!!!!!!! FONTE: WEB





            
    1 - Ancoradouro da Ilha das Flores. "Para a noooossaalegria"!!!!! rrsrsr .FONTE: ACERVO EVA LINS.
             


    31 comentários:

    1. Simplesmente magnífico, poder ver estas fotos retratando a minha cidade do Rio de Janeiro e também uma parte de Minas Gerais, e o que é mais curioso foi eu ter visto um pouco da cidade de Bananal, pois há 02 anos atrás meu filho de 16 anos viajou para jogar futeol e voltou impressionado com a beleza local.

      ResponderExcluir
    2. Caríssima Marly! Sempre quando dou uma olhada nas fotos fico impressionada com todas, são de uma riqueza incalculável, mas a de nº 115 é de arrepiar!!! Quem sabe a última foto dos quatro na França? Parabéns Isabel, belíssima garimpada!!! Marly posso copiar? Beijos!!! Lalá

      ResponderExcluir
    3. É verdade, Lalá!A foto 115 é MUITO preciosa! Não me lembro de ter visto outra de uma família inteira vinda no Orenoque. E sem dúvida foi bem perto da viagem, pela idade das crianças. Quanto a copiar, tudo que está aqui, publicado, passa a ser de todos, acredito eu. Se a própria Isabel compartilhou tão gentilmente... Pena que não conseguimos melhor mais a carinha das crianças... Mas que é preciosa, ah, isso é! Beijoca, Lalá!

      ResponderExcluir
    4. Trabalho rijo e diligente. Vou voltar outras vezes à sua página. Obrigado.

      ResponderExcluir
    5. Queria saber se alguns dos fatos acima tem alguma ligação com o distrito de Taruaçu pertecente a São João Nepomuceno,Taruaçu não teve um estação ferroviaria mas tem em sua igreja matriz de Nossa Senhora das Dores uma rica historia,aqui tem algumas familias tradicionais com Delage,Sampaio Favero,Quina,Filgueiras,foi onde viveu a mãe de Itamar Franco,e tantos outro ilustres

      ResponderExcluir
    6. Boa tarde, Daniel. Sim. A maior parte das famílias francesas pesquisadas aqui tem relação mais ou menos direta com Taruaçú. Tive oportunidade de estar na cidade apenas uma vez, mas tenho muita vontade de voltar, com mais calma. Das famílias que você citou, a família Delage faz parte do grupo que estudo nesse blog. Também estão ou estiveram por Taruaçú os Mouty, os Lambert, os Bayle e muitos outros. Todos franceses. Parece-me que também os Bonimond. Minhas pesquisas me fazem crer que viviam em terras que faziam divisa de Taruaçú com Maripá de Minas. Isso pode ser? Pergunto porque não conheço o mapa da região. Enfim: Taruaçú é muito importante para nós, descendentes franceses do Périgord. Abraço e obrigada pela visita. Volte sempre.

      ResponderExcluir
    7. Maravilha de blog. Fotos fantásticas! Parabéns!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Muito obrigada por suas palavras de incentivo, Ana. Volte sempre!

        Excluir
    8. O Capitão Francisco de Salles Almeida era filho do Capitão Manuel de Salles Almeida, este inventariado em 1891. Os Salles em Minas, tem origem no Barão de Irapuá (José Luiz Cardoso de Salles)- o primeiro de sobrenome Salles nascido em terras mineiras. O Barão era natural de campanha da Princesa, MG. Ele por sua vez herdou o sobrenome Salles, do avô paterno Henrique Cardoso de Salles - natural da Ilha de Açores - O avô que era casado com Bernardina Vitória, foi morador de Santo Antônio do Amparo (Minas). Seus descendentes espalharam-se pelo Sul de Minas, Tiângulo Mineiro até Porto Alegre (Rio Grande do sul). Geralmente as pessoas que levam o sobrenome Salles ou Sales - possuem olhos azuis, característica da maioria dos portugueses da Ilha de Açores - que no passado foram conquistados pelos escandinavos. Meu sogro José Geraldo Sales descende dessa gente. Repare que pessoas com estes sobrenomes, no geralmente são altamente sensíveis, francas e dinâmicas para o trabalho. Veja referência no google:"TÍT= TOLEDOS & PIZAS" (PARTE 1).

      ResponderExcluir
    9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      ResponderExcluir
    10. Bom dia, Marcos.
      Agradeço muito sua participação, que, com certeza, será apreciada pelos leitores do blog. Volte sempre!
      Deletei um dos seus comentários, pelo fato de ter publicado em duplicata. Como vejo que tem duas partes, creio que você publicou a parte 1 duas vezes.
      Abraço!

      ResponderExcluir
    11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      ResponderExcluir
    12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      ResponderExcluir
    13. Fascinante este trabalho de vocês! Parabéns!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Fico muito feliz que você tenha gostado, Gustavo. E mais feliz ainda por ter expressado sua opinião. Isso me deixa cada vez mais comprometida com esse blog. Volte sempre e um abraço!

        Excluir
    14. Respostas
      1. Muito obrigada, Marco. Ele é nosso. Por isso, volte sempre!

        Excluir
    15. Inspirador! Parabéns, um blog histórico na forma de "prosa". Continuem assim, e, um dia teremos várias histórias familiares se interligando.
      Eu, tardiamente também estou a recolher partes & pedaços de minha história familiar.
      É sempre difícil, os parentes que eram os "arquivos familiares portáteis" (como bem dizia uma tia), já foram pra outras bandas.
      Morar distante das possíveis fontes e arquivos é outro complicador. Dependendo apenas de dados digitais.
      Como todo brasileiro atual, nós não somos “originais da terra” já que os habitantes anteriores, os tais “indígenas” foram quase todos exterminados ou transformados em servidores pelos portugueses, restando menos que uns poucos milhares.
      Mas a partir dos que vieram para o Brasil, meus antepassados, pelo menos não se espalharam muito: concentraram-se nos estados de Minas Gerais (Zona da Mata > Juiz de Fora, Santos Dumont, Rio Pomba, Barbacena, Mercês) e Rio de Janeiro (Capital, Petrópolis, Nova Friburgo, Rio Claro, Mangaratiba e Niterói). São alemães (nem tão alemães pois na época que vieram para cá a geopolítica era muito diferente da atual), portugueses, africanos e outros. Winter’s, Cerqueira’s, Antunes, Anjos, Malta’s, Gomes que se misturaram (para o bem da diversidade).
      E nós aqui juntando tudo isto e divulgando... Maravilha, e mais uma vez Parabéns!
      Fernando Anjos Cerqueira

      ResponderExcluir
    16. Que delícia de comentário!Melhor incentivo para continuar nesse caminho, impossível. Sim, somos múltiplos. Heterogêneos. Ricos, enfim! Continue nesse caminho. Mesmo quando não nos leva longe, sempre nos resta o enorme prazer da viagem e os amigos que fazemos pelo caminho. Volte sempre!

      ResponderExcluir
    17. Parabéns ! Fantástico !

      Se tiver alguma informação sobre o Barão de Além Paraíba , ou sobre a Fazenda Bom Sucesso, em Guarará, e puder me informar, lhe agradeço muito. Gostaria também de ver fotos antigas de Mar de Espanha (MG) e Visconde do Rio Branco (MG).
      Meu e-mail é : fabiocmattos@uol.com.br

      Muito obrigado.

      ResponderExcluir
    18. Recebi seu e-mail e respondi. Obrigada pela visita e volte sempre!

      ResponderExcluir
    19. Parabéns!!!
      Estava a procura,de minhas origens e ainda tenho muitas curiosidades.
      Encontrei o nome de minha bisa Mariá Dousseau Guilhermino. Gostaria muito de ver uma foto dela e de meu bisavô Pietro Guglielmini.
      Abraço
      Jislaine Guilhermino

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Jislaine... Agora que já fizemos contacto e que seu livro já deve estar chegando em sua casa, espero que você goste e que ele possa te ajudar a conhecer a história de nossos bisavós para honrá-los como eles merecem. Um grande abraço, prima!

        Excluir
    20. Parabéns pela iniciativa e empenho de não só manter, como também comortilhad esse registro tão belo e rico em detalhes! Sempre fui muito curiosa acerca da minha ancestralidade e da história da minha família. Minha avó, citada na postagem 99, e uma das crianças da primeira fotografia publicada nela (Sebastiana Salles de Almeida, a filha mais velha) adorava me contar suas memórias nos 5 anos que tive a felicidade de desfrutar de seu colo antes que descansasse. Minha mãe guarda algumas histórias contadas por ela (eu era muito pequenininha), como a do dia em que ela, minha avó, viu chegar em sua casa a mais nova aquisição de seu pai, o Coronel Francisco Salles, um Ford T, pasmem, em uma “caixa”... Pessoalmente, acho até difícil de imaginar. Mas com a perda das memórias vivas da família e a falta de contato com qualquer primo mais distante essas histórias vão se perdendo, assim como qualquer informação sobre nossas origens. Fico muito grata pela oportunidade encontrada nessa página! Ficaria muito contente com qualquer outro registro se possuírem algum. Mais uma vez parabéns pelo belo trabalho! Mariana

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Mariana... Em primeiro lugar peço perdão por não ter dado conta de seu comentário até o dia de hoje, mesmo considerando que não há perdão para isso. Fiquei muito feliz com suas palavras. Não tenho muita informação sobre sua família, mas um outro descendente é casado com uma descendente Dousseau que, inclusive, é o proprietário atual da casa da fotografia e a está restaurando com todo cuidado e dedicação. Volte sempre! Quem sabe um dia consigo publicar uma foto da casa renascida? Um abraço!

        Excluir
    21. Querida amiga Marly, obrigada por postar a foto do vô José recebendo um prêmio por cinquenta anos de dedicação à Estrada de Ferro Leopoldina, e a publicação do evento no Jornal "O Município". Gratidão, e parabéns pela dedicação e carinho, belíssimo e perfeito trabalho de genealogia.
      Beijos.
      Fátima Aragão - Fafau (Bonimond/Mouty)
      Postagem 217

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. A atrasada está passando por aqui para receber seu puxão de orelha pela falta de atenção de minha parte. Abração, Fafau!

        Excluir
    22. Trabalho hercúleo Marly. Pesquisa genealógica no Brasil é só para quem ama isso e tem paciência. Enquanto em Portugal todos os registros de nascimentos, casamentos e óbitos já estão digitalizados e acessíveis à distância a custo zero, por aqui ainda ficamos à mercê das Cúrias Metropolitanas que, talvez, por falta de funcionários, levam meses para te dar um retorno sobre determinada busca. Grande abraço. João Francisco M. Carvalho - Florianópolis/SC

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Depois de séculos, João, venho aqui te dar alguma atenção e responder seu comentário. Muito bem: agora você já publicou seu próprio livro ... e virou postagem no blog. Abração, "Hércules". ;)

        Excluir