terça-feira, 20 de outubro de 2015

FAMÍLIA ALIBERT

Bom dia, pessoal! 

         Trazendo hoje para vocês fotografias preciosas e que dispensam grandes comentários. Tão preciosas que merecem ser publicadas aqui nessa página inicial, numa postagem especial.
         Todas elas têm sua origem na boa vontade de LEONARDO ALIBERT, bisneto de FIRMIN FRANÇOIS com o qual tenho mantido contato por e-mail nas últimas semanas. Apresento para vocês o que temos dessa família que, na sua origem, mudou o rumo das nossas. Daí sua importância para cada um de nós, descendentes perigordinos.
         Para mim, especialmente, o contato com essas fotografias e com LEONARDO foi e tem sido muito interessante. Especial mesmo. Não se esqueçam, leitores, que há 9 anos venho procurando por descendentes ALIBERT. Sabia que existiam, mas não sabia onde nem como localizá-los. Quando já não tinha mais esperanças, o alcance de nosso blog se mostrou grande e realmente eficaz quanto aos propósitos para o qual foi criado: ampliar cada dia mais nosso conhecimento sobre os fatos e pessoas que nos tornaram um grupo de brasileiros bem particular: filhos, netos e bisnetos daqueles que, "derracinés"*, deixaram sua terra seguindo um sonho de um futuro melhor para seus filhos. E aqui permaneceram. Obrigada, LEONARDO. Em nome de todos.
* Palavra francesa cujo sentido mais se aproxima do sentimento que descreve, à meu ver, o drama quase épico que nossos antepassados viveram: DESENRAIZADOS. Arrancados pela raiz do solo que os viu nascer. E tendo que viver e dar frutos em solo e clima completamente diferentes. É ou não é tarefa para poucos? Fica aqui nosso respeito eterno por cada qual.





                                                            

FIRMIN FRANÇOIS ALIBERT. De cada lado dele, suas duas sobrinhas, GERMAINE (que também veio a ser sua esposa) e CELESTE DEZON. A terceira pessoa não está identificada. Outra sobrinha? Foto provávelmente tomada na FRANÇA.


PIERRE ALIBERT, filho de FRIMIN FRANÇOIS com GERMAINE DEZON.

Outra de PIERRE ALIBERT.

PAULO ALIBERT, outro filho de FIRMIN FRANÇOIS com GERMAINE DEZON. Foto tomada em 01-1962, no Condomínio Retiro das Pedras, em BELO HORIZONTE,


                                                        

MARIA (MARINETTE) ALIBERT (nascida em 28-12-1904), filha de FIRMIN FRANÇOIS. Na foto, com sua mãe, GERMAINE DEZON. Foto tomada provávlmente em 1923. Atrás uma dedicatória para dona LULU BAETA.

         
                                                  

GERMAINE DEZON, com seus filhos PIERRE e MARINETTE, na janela da casa onde viviam em BICAS, NA RUA DONA ANA, após terem vivido na FAZENDA MONTE CRISTO. Foto tomada em 03-01-1926.




MARINETTE ALIBERT.
MARINETTE ALIBERT (centro),  MANUELA TEMPONI DE ARRUDA CÂMARA (esquerda) . Quanto à senhorita da direira, pairam dúvidas. Seria uma da irmãs MOUTY? em caso positivo, LYDIA ou OLGA? Eu, particularmente, creio que possa realmente se tratar de OLGA BONIMOND MOUTY.  Foto feita  muito provávelmente na mesma RUA DONA ANA, em frente à casa onde a família ALIBERT morava.
                                                               
                                                           
MARINETTE ALIBERT com MARIA DA CRUZ AZEVEDO PENCHEL. Ainda na Rua Dona Ana.


                                                            
MARINETTE ALIBERT já casada com JOSÉ URBANO MEIRELLES, morando em BELO HORIZONTE. Com seu primeiro filho, DARIO MARCUS. Foto tomada provávelmente em 1936.


                                                                                 
Os tres filhos de MARINETTE ALIBERT: DARIO MARCUS,  SÉRGIO AUGUSTO e MARILDA. Foto tomada em 25/01/1944. Idade aproximada das crianças: 10, 6 e 3 anos.

                                                                
MARINETTE ALIBERT, que continuava sendo professora em BELO HORIZONTE.


                                                                               
Da esquerda para a direita: professora NOÊMIA DE SOUZA, MANUELA TEMPONI DE ARRUDA CÂMARA, MAJOR AMÉRICO,  LURDES BAETA (com a qual MARINETTE viveu desde a morte de sua mãe até o casamento),  MARINETTE ALIBERT MEIRELLES, LURDES BIANCO GIANNINI, MARIA ANTONIETA GOMES BAIÃO e VERA MARIA BIANCO DE SOUZA GALIL. Foto tomada na fazenda de MANUELA TEMPONI, em BICAS. Provávelmente nos anos 70.

3 comentários:

  1. Maravilha Marly, se me permita copiei a foto que está a nossa tia-avó Lydia Mouty. Sem sombras de dúvidas Firmin Alibert foi o responsável por nossas existências e creio que a maioria dos franceses que vieram com ele e aqui permaneceram, conseguiram êxito em suas expectativas. Obrigado amiga, bjs... Lalá.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lalá, fiz uma correção na legenda da foto da qual você fala. Dê uma olhada, por favor. Beijo!

      Excluir