terça-feira, 26 de maio de 2015

PAUILLAC

    Bom dia! 
    Mais uma vez venho trazer para vocês uma foto. Uma foto antiga. E, da mesma forma que fiz em minha última postagem desta página, devo esclarecer o porque de não havê-la publicado na página de "Fotos Antigas". Vejamos. Todas as fotos publicadas naquela página são, sem dúvida, importantes para nossa história familiar, de uma forma ou de outra. Entretanto, algumas são IMPRESCINDÍVEIS para uma melhor compreensão dessa mesma história. Existem muitos "o que de fato aconteceu" que devem ser esclarecidos. Embora devamos ter em mente que, infelizmente, muita coisa se perdeu de fato para sempre, quem vai impedir o pesquisador apaixonado de continuar procurando? Buscando incansávelmente? E foi nessa busca que me deparei com a foto abaixo.
          No que se refere ao CAMINHO EXATO percorrido por nossos bisavós, desde sua casa no Périgord até a Fazenda Monte Cristo, muitas dúvidas ainda existem. Porque todos os caminhos não são mais como eram. 
          Os ramais das vias férreas são os mais complicados de determinar de forma definitiva. Tanto no Brasil quanto na França. Nossa amiga querida Pascale Lagauterie já havia comentado sobre o porto chamado Pauillac, que citei de passagem em nosso livro, na legenda da foto do porto de Bordeaux. 
          Navegando agora pela internet (como o mundo mudou, não é mesmo?? ) encontrei enfim uma foto antiga do dito porto de Pauillac. E a surpresa: um ramal de trem ia até ele. Ora, Pauillac não é Bordeaux,  mas sim uma cidadezinha próxima. A pergunta que fica é a mesma que tenho sobre o Rio. Eles foram de trem direto do Périgord para Pauillac sem sequer passar por Bordeaux e lá se hospedaram enquanto esperavam a liberação do navio Orenoque? Esse trem levava passageiros ou somente carga? Ou foram para Bordeaux e lá fizeram uma baldeação, na gare Saint Jean? 


Pauillac: porto e gare.  Fonte:  myweb.tiscali,co.uk

          Porque essas perguntas? Porque parece que nossa primeira hipótese (aquela que foi publicada) não é válida. Não haveria cais para grandes navios em Bordeaux, estando seu porto localizado num "braço de mar"...
        Enfim, apreciem a foto. Quem sabe esse também foi cenário importantíssimo na vida de nossos bisavós? Deixemos a imaginação viajar... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário