quinta-feira, 12 de setembro de 2013

FAMÍLIA RENAULT

     Com os olhos e os ouvidos sempre atentos aos sobrenomes franceses de BICAS e arredores, desde o começo de minhas pesquisas quiz saber a origem dos RENAULT biquenses. Tanto eu quanto meu pai tivemos professoras dessa família, no LICEU. No meu caso, minha xará MARLY. No caso dele, a mãe desta, NELLY. Sabia ser muito improvável que tivessem alguma relação com os imigrantes perigordinos, até porque esse nome não consta de minhas listas de passageiros pesquisadas. Mas prosseguia intrigada. Assim como ainda me intrigam outros nomes que andam por nossa BICAS, como CORTAT, CAVÉ (ou CALVET), BOUSQUET e alguns outros poucos. 
     A internet é mesmo a maravilha das maravilhas. E foi através dela, num grupo do FACEBOOK chamado MINEIROS DE BICAS que reencontrei essa minha professora de infância. Mais especificamente, da 2ª série. Estabelecemos uma troca descompromissada de mensagens e e-mails, todos saudosistas, é claro. Mas também muito agradáveis, devido a uma simpatia nascida entre duas mulheres já bem adultas. E foi assim que acabei enfim por ter conhecimento da maravilhosa história atrás do sobrenome RENAULT. Como a de tantos outros imigrantes independentes. Com a autorização de MARLY RENAULT ADIB, trago para vocês essa história. Espero que gostem e se encantem. Como eu me encantei.
     Obrigada, MARLY. Ops... merci! Merci beaucoup! 
     

                                                            




Para ter acesso à publicação, cole no seu navegador o link abaixo:

http://virtualbooks.terra.com.br/v2/ebooks/?idioma=Frances&id=00330

O site permite que você obtenha a tradução instantânea através de um programa  que é possível  baixar na hora.

        Caso você prefira, pode entrar em contato pelo meu e-mail (mmmayrink@hotmail.com), que eu mando o arquivo já traduzido, ok?


                                                   BOA LEITURA!

                                                       
                                                           

2 comentários:

  1. Marly, só agora estou vendo sua postagem. kkkkkk me desculpe. Você já tinha me falado que ia postar. Obrigada por pesquisar não só a história de sua família, mas também as de outros imigrantes que passaram pela nossa Bicas. Parabéns pelo blog. Adorei. bjs

    ResponderExcluir
  2. Sou eu que agradeço, Marly, por sua imediata disponibilidade em dividir conosco o material que tinha. Agora só me fica faltando descobrir porque tantos biquenses da geração de seu pai têm o prenome ALIBERT... Como recentemente soube que seus avós paternos instalaram-se em Guarará após a imigração... tenho muita, muita desconfiança mesmo que todos esses Alibert sejam homenagens ao famoso COMENDADOR. Muito conhecido em Guarará também. A não ser que o nome "Alibert" tenha alguma explicação nas origens árabes de todos os Alibert biquenses... Enigma... Se puder nos ajugar a esclarecer.... agradeço! Abraço e volte sempre, professora!

    ResponderExcluir