terça-feira, 23 de julho de 2013

FAZENDA MONTE CRISTO

Olá. À  muitos e muitos anos, desde os primórdios de minhas pesquisas, venho "caçando", sistemática e insistentemente, fotografias antigas da FAZENDA MONTE CRISTO. Se é que existe alguma. Umas poucas testemunhas afirmam que existem, porque já viram ou ouviram falar. Onde estão e com quem... já são "outros quinhentos". Passei anos contentando-me com as poucas fotos das ruínas do que um dia foi o "Eldorado" de nossos bisavós ou, melhor dizendo, de seus contratadores. Ao menos num primeiro momento. Até que, recentemente, alguns membros do grupo "Fazendas Antigas", do FACEBOOK, informaram que a venda dessa fazenda (mais uma vez!), estaria sendo anunciada por uma imobiliária de JUIZ DE FORA. Anúncio devidamente repleto de fotografias. Atuais, infelizmente. Mas que, na falta de outras, mantém para nós descendentes perigordinos vindos no VAPOR ORENOQUE, um encanto indizível. Alguma coisa de memórias suficientemente poderosas que foram capazes de ultrapassar mais de um século (na verdade quase um e meio...) de total obscuridade. Vamos a elas, então. Contente-se em esquadrinhar a primeira delas, que ainda guarda uma espécie de represa de pedras, canalizando as  águas do AÇUDE MONTE CRISTO, construída por escravos. Porque por aí também passaram nossos bisavós... FONTE: ANTENOR IMÓVEIS.

                                                                        







                                                                            

6 comentários:

  1. tenho uma foto da fachada da fazenda, mas infelizmente não é de boa qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabrício... Seja qual for a qualidade, eu gostaria DEMAIS de poder vê-la. Seria possível?

      Excluir
  2. Olá , eu me chamo Adelaide e sou a proprietária do Monte Cristo , eu queria saber se vocês possuem outras fotos , pois estou precisando para publicar , inclusive esta propriedade está a venda de novo . Obrigada !!! Mais informações no meu email : luvimarltda@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adelaide, tudo que eu tenho sobre a Monte Cristo, em documentos, fotos e informações, está nesse blog e no meu livro. Disponha! Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. tenho fotos recentes do Monte Cristo de hoje.É PARADISIACO esse lugar

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela visita, Adelaide. Volte sempre!

    ResponderExcluir