domingo, 14 de outubro de 2012

CIRCUITO TURÍSTICO RECANTO DOS BARÕES

     Não sei se essa MARAVILHOSA iniciativa algum dia foi mais que isso: uma iniciativa. Não tenho notícias de projetos efetivos que aproveitem turisticamente tudo que a região tem a oferecer. Como, a exemplo de outros "recantos" mineiros: pequenos trechos de ferrovia para turismo; cooperativas agrícolas voltadas ao turismo, oferecendo os produtos da região diretamente "na fonte", através de visitas guiadas e promovidas pelas respectivas Secretarias de Turismo; visitas do mesmo gênero às fazendas históricas da região, mesmo que muitas já em ruínas, assim como aos outros pontos atrativos das cidades que compõem o dito roteiro;  aproveitamento do que houver restado da cultura dos descendentes de imigrantes que construíram verdadeiramente nossas cidades, a exemplo do famoso CARNEVALE de PEQUERI. Tudo isso apenas como pequenos exemplos do que poderia ser feito.  Um modelo muito interessante é o que acontece com  SÃO JOÃO MARCOS (no Rio de Janeiro, fazendo parte hoje de Rio Claro) que, mesmo tendo sido um dia literalmente submergida em decorrência de uma barragem, tem hoje, após décadas e décadas de abandono, o seu próprio roteiro guiado, onde se mostra o passo-a-passo do que havia em cada pedacinho  daquela extinta Vila. No nosso caso, é possível criar  um roteiro englobando todas as pequenas cidades da região, com o apoio não só de políticos, como, principalmente, de historiadores, antigos moradores, e profissionais de turismo gabaritados. Investimento que também deve contar com os comerciantes, artesãos, produtores rurais e  proprietários das antigas fazendas justificam o nome dado ao circuito, afinal, etc...
     Tudo isso é trabalhoso, obviamente, mas qualquer pessoa medianamente atenta sabe que não há outro futuro para nossas pequenas cidades do interior, fora do turismo.
     Então venho apresentar para vocês o nosso CIRCUITO TURÍSTICO RECANTO DOS BARÕES. Que entretanto, até onde pude entender, é alguma coisa que tem nome mas não tem corpo. Quero dizer: foi batizado mas não nasceu. E poderia ser um rebento tão bonito! Tão saudável! Lamento que não o seja.




                                                                     
FONTE: FRANCISCO OLIVEIRA. Você encontra na WEB mais algumas imagens interessantes dentro desse tema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário