quinta-feira, 16 de agosto de 2012

SEBASTIANA AZEVEDO MOUTINHO

Um dia, no começo de minhas pesquisas, bem no comecinho mesmo, fui "dar com os costados"em MARIPÁ.  Pouco conheço a cidade, mesmo tendo nascido e vivido alguns anos de minha infância em BICAS. Mesmo voltando com muita frequência. O fato é que MARIPÁ não estava "no meu mapa", naqueles tempos. Simplesmente ouvia falar, vagamente, que lá tínhamos parentes. Aí, um dia,  já desperta e tomada pela necessidade imperiosa de conhecer minha história ancestral, fomos. Como já tive oportunidade de descrever no nosso livro. Numa série de iluminados acasos que começou na vendinha da praça, por onde justo naquele momento passava ZILDA RISSOLI, acabamos por conhecer SEBASTIANA AZEVEDO MOUTINHO. Pouco, muito pouco pode ela nos acrescentar em termos de nossa história. Mas sua meiguice; suas lágrimas que acabavam sempre por transbordar ao falar do passado que acabava por ser "o nosso", de alguma forma, apesar dos seus cerca de 90 anos; e,mais que tudo, suas profundas, sentidas e expressivas reticências, me deram a certeza de estar de frente a uma pessoa de GRANDE valor. Fui visitá-la outras vezes, e deixava sua casa sempre com essa primeira impressão intacta, em todos os seus matizes. Que Deus a abençõe. E a proteja como ela soube proteger a memória dos que lhe foram caros. Amém. Fica aqui minha homenagem. FONTE: ARQUIVOS PESSOAIS


                                                                  LIDIA DOUSSEAU DUQUE MAYRINK E SEBASTIANA AZEVEDO MOUTINHO.                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário