domingo, 16 de janeiro de 2022

... e segue aumentando a bibliografia sobre Guarará.

 Olá!

      Recentemente tive mais uma oportunidade de visitar o encantador centro da pequena e tão bonita cidade de GUARARÁ, onde se encontra localizado o Arquivo do qual RODRIGO é o "anjo da guarda". Apesar de ser tão perto de BICAS e apesar também das inúmeras contribuições com as quais ele tem espontânea e tão generosamente brindado nosso blog... eu ainda não o conhecia. Pasmem! Mas, recentemente, essa falha foi corrigida. Nossas intenções e pareceres quanto à importância de partilhar TODAS as informações que dizem respeito à nossa História nos levou a planejar um tempo maior para revirar aqueles arquivos, tão generosamente abertos à consulta. Como, aliás, TODOS deveriam ser, pois a HISTÓRIA é nossa. De TODOS. No meu humilde parecer, não há arquivos que devam permanecer fechados em "altares" para detentores de poder de qualquer gênero. E com poder quero englobar tudo: político, religioso, acadêmico, burocrático, etc...

      GUARARÁ, talvez quem sabe devido aos bons ventos trazidos por algumas pessoas, como o saudoso  FRANCISCO OLIVERIA e, tenho certeza, outras pessoas ligadas à Cultura,  tem sido pioneira nesse quesito no qual as pequenas cidades da região tem falhado tanto e tão demoradamente através dos tempos. Esperança de que isso mude a qualquer tempo, antes que desapareça tudo que ainda não desapareceu. O conhecimento de sua história pessoal faz o homem. O conhecimento de sua história coletiva faz o cidadão. 

      Trago para vocês as capas de mais dois livros publicados pela municipalidade, à qual parabenizo. Que assim continue, pois não há outro caminho.

      Parabéns a todos!










                                                                  



                                                                



Nenhum comentário:

Postar um comentário