sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

MAPAS ANTIGOS!

Bom dia a todos!

      Trago hoje para vocês dois mapas antigos que muito nos interessam. Ambos são de 1939, isto é, muito posterior ao tempo que mais diretamente nos diz respeito, qual seja o final do século XIX e o começo do XX. Mas, é claro, são excelentes de qualquer forma. Afinal, neles, podemos ter uma noção bem clara da localização de dois lugares que nos são caríssimos: a FAZENDA MONTE CRISTO e a FAZENDA DOS MACHADOS. 
       Esses mapas, oriundos do ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO, me foram enviados muito gentilmente por JOÃO FRANCISCO CARVALHO e trabalhados com toda boa vontade por meu irmão AMARILDO MAYRINK, para que nos fosse possível visualizá-los  com o máximo possível de clareza. 
       As imagens foram organizadas num crescendo em direção à melhor visualização dos detalhes que nos interessam. Clicando na imagem, você poderá visualizá-la minuciosamente.

      Vejamos, no primeiro, o mapa antigo de GUARARÁ, incluindo no caso MARIPÁ DE MINAS e arredores. Nele, você pode se situar, também, em relação às fazendas SANTA CLARA, SANTANNA e CACHOEIRA, entre outras.


                                                 



                                                       









E agora, na segunda série, temos o mapa antigo de BICAS e arredores, incluindo a FAZENDA DOS MACHADOS que, como é possível observar, pertence ao município de SÃO JOÃO NEPOMUCENO, embora bem na divisa com BICAS.















Nenhum comentário:

Postar um comentário