quinta-feira, 5 de outubro de 2017

FAMÍLIA MANDRAL BARBOSA

Boa tarde a todos!

       Conforme prometido, hoje vamos falar de uma parte de nossa família da qual a existência nos era desconhecida. Até hoje me pergunto como isso pode ter ocorrido. Provavelmente ficaremos sem saber, visto que todos os contemporâneos de Martha e José já faleceram há tempos. Mas vamos tentar.
       Desde sempre e até a publicação da primeira e segunda tiragem  de nosso livro "DOUSSEAU: ENTER - FRANCESES NO IMPÉRIO DO CAFÉ", a figura de MARTHA MANDRAL, irmã brasileira de SUZANNA, sempre foi bastante obscura. Pouco se informava sobre ela, quando do início de minhas pesquisas, em 2006, seja em BICAS, seja nos MACHADOS. As observações que eu tinham vinham apenas de minha mãe e se referiam, quando muito, a relatos minguados de minha avó. Os ditos relatos nos davam conta de uma moça bastante peculiar (a palavra 'perturbada' era utilizada na intenção de defini-la), coisa que o fato de nunca ter tido filhos de seu casamento tornou ainda mais evidente. 
        Dela tínhamos apenas o registro de nascimento, e presença na foto de família, de pé entre seu irmão ELIAS e sua mãe MARIE. Como a supúnhamos sem marido e sem filhos... história encerrada, sem maiores aprofundamentos.

                                                          
        Mas...
FAMÍLIA MANDRAL DOUSSEAU: da esquerda para a direita, em pé: ELIAS MANDRAL, MARTHA MANDRAL, MARIE DELPÉRIER MANDRAL e ANNET DOUSSEAU. Sentados: JOÃO DOUSSEAU, ALICE DOUSSEAU, MERITA DOUSSEAU, FRANCISCA GUILHERMINA DOUSSSEAU, MARIA DOUSSEAU, SUZANNA MANDRAL DOUSSEAU. No colo, MARGARIDA ou SEBASTIÃO DOUSSEAU. FONTE: ODETTE DOUSSEAU GUILHERMINO ROCHA e DÉBORAH DELAGE.
        Eis senão quando, há poucos meses, fui contactada quase que concomitantemente por ÂNGELA e RUTE BARBOSA, através do FACEBOOK. Numa pesquisa movida pelo mesmo "não sei que" que um dia moveu a mim e a tantos outros, ÂNGELA resolveu pesquisar pelo sobrenome de sua bisavó "francesa": MANDRAL. E assim foi que chegou a esse blog e puxou o "fio da meada" de tudo que viria a seguir. 
        Devemos ressaltar que essas descendentes vivem muito longe de MINAS e dos MACHADOS, mais especificamente, nos estados do PARANÁ e de SÃO PAULO e não tinham basicamente nenhum conhecimento sobre seus ancestrais. Utilizando dos contatos disponibilizados nesse blog, me encontraram. E começamos esse "caminho paralelo" de pesquisa, que nos descortinou uma família inteira que estava perdida para nós.

                                                     
MARTHA MANDRAL e ANTÔNIO JOSÉ BARBOSA. FONTE: ÂNGELA BARBOSA 


REGISTRO DE CASAMENTO DE MARTHA MANDRAL e ANTÔNIO JOSÉ BARBOSA. FONTE: RUTE BARBOSA.


                                                      
REGISTRO DE ÓBITO DE MARTHA MANDRAL BARBOSA. FONTE: RUTE MARBOSA



        Segundo o que sabemos agora, o "mal" que acometia MARTHA nada mais era do que a epilepsia que, como sabemos, naquele final de século XIX e começo de XX era mesmo visto com bastante preconceito. O desconhecimento do que era realmente aquele mal dava margem a muita discriminação e isolamento daqueles que por ela eram acometidos. Assim não fosse e a imagem de MARTHA não teria chegado até nós tão adulterada. Felizmente temos aqui e agora a oportunidade de resgatar sua imagem, sua existência, suas dores, alegrias, angústias e experiências de vida. 
        Já sabíamos que MARTHA tinha chegado a se casar com um homem de nome JOSÉ BARBOSA, alcunhado de "PARAÍBA" (filho de cearenses).Que não havia tido filhos, o que seria aliás a provável origem de seus males. De onde saiu essa história é o que me pergunto hoje. Na verdade, MARTHA teve tres filhos. Nascida em 22 de Agosto de 1899, em MARIPÁ DE MINAS,casou-se com ANTÔNIO JOSÉ BARBOSA em CARLOS ALVES, DISTRITO DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO, no dia 13 de outubro de 1920. Por ocasião de seu falecimento, em 22 de outubro de 1929, foram declarados tres filhos: MARIA DOS ANJOS, com sete anos, JOSÉ BARBOSA, com 6 anos, e PHILOMENA BARBOSA, COM 4 ANOS. Essa última faleceu ainda criança, mas os outros dois deixaram grande descendência.ÂNGELA e RUTE são netas de JOSÉ BARBOSA e, portanto, bisnetas de MARTHA.



                                                   
MARIA DOS ANJOS BARBOSA, filha primogênita de MARTHA MANDRAL e ANTÔNIO JOSÉ BARBOSA. Na foto, acompanhada de seu esposo. FONTE: ANGELA BARBOSA.





REGISTRO DE ÓBITO DE JOSÉ BARBOSA. FONTE: RUTE BARBOSA
                                               
REGISTRO DE NASCIMENTO e cédula de identidade de JOSÉ BARBOSA. FONTE: RUTE BARBOSA









           Muito pouco me foi dito sobre ela, além do já citado. Parece que SUZANNA, ANNET e MARIE teriam cuidado de seus filhos, quando órfãos, ao menos durante um tempo. Porque o fato é que eles cresceram já longe das terras de MINAS GERAIS. Desconhecemos todos os detalhes sobre isso. O marido de MARTHA tinha realmente o apelido de "PARAÍBA". Suas bisnetas confirmam que ele era oriundo do Nordeste brasileiro. 
          Em minha próxima viagem a BICAS, pretendo "assuntar" um pouco mais sobre eles, agora já com todas essas informações.Pena que já se foram JOSÉ MANDRAL, ODETTE DOUSSEAU GUILLERMINO ROCHA e minha avó MERITA DOUSSEAU DUQUE. Teria tanta coisa a perguntar! Enfim... deixemos o tempo agir e as linhas da vida desenrolarem os nós.
          Abaixo, um brinde para todos nós. Essa é a mãe de ÂNGELA BARBOSA. Ela se chama MARIA JOSÉ e é filha de  JOSÉ BARBOSA e neta de MARTHA MANDRAL BARBOSA. Acham parecidas neta e avó?(Foto no alto da publicação).Eu acho demais! 


                                                    
MARIA JOSÉ (MANDRAL) BARBOSA, filha de JOSÉ BARBOSA. Neta de MARTHA MANDRAL e ANTÔNIO JOSÉ BARBOSA. FONTE: ANGELA BARBOSA.

       
          
             Quando soube da existência desse ramo familiar, já estava sendo impressa a terceira tiragem de nosso livro e não houve tempo de adicionar tudo isso. Mas consegui introduzir ao menos um parágrafo no capítulo chamado "FAMÍLIA MANDRAL". E publico aqui em homenagem a todos os MANDRAL BARBOSA:

             "Enquanto essa tiragem era editada, entre os meses de Maio e Julho de 2017, vieram à luz fatos tão importantes quanto inesperados, que serão melhor explicados no nosso blog e numa futura segunda edição desse livro. Devo adiantar, a bem da verdade histórica, que o tormento que acometia Martha Mandral era a epilepsia, responsável talvez por sua morte tão precoce. Porque sabemos agora que ela teve três filhos, dos quais dois sobreviveram e tem grande descendência vivendo no Paraná e no interior paulista. Duas de suas bisnetas, Ângela e Rute, "buscadoras" como nós. nos encontraram através do blog. A família Mandral Barbosa existe e é bem vinda entre nós."


          Obrigada, ÂNGELA e RUTE. Vocês desataram muitos e muitos nós!

Adendo 1 - Página do site GENEANET com parte da árvore genealógica da família DELPÉRIER MANDRAL. 



FONTE: gw.geneanet.org , através de ÂNGELA (MANDRAL) BARBOSA.
PS: Trabalho de MARYSE LABROUSSE, do ramo francês da família DELPÉRIER.



MARIA DOS ANJOS MANDRAL BARBOSA. Fonte: RUTE BARBOSA



6 comentários:

  1. Boa Noite, como faço para adquirir seu livro?
    Sou neta de Maria Dos Anjos, portanto bisneta de Martha.
    Minha avó teve 15 filhos, dos quais 14 estão vivos e morando entre Londrina e Maringá, no interior do Paraná.
    Minha mãe tem lembranças do "Padrinho Barbosa", nome carinhoso com o qual chamava o avô, Antônio José Barbosa.
    Bem, caso queira conhecer essa parte da família, estou a disposição. e também quero muito ler seu livro.
    Vivian Mazzo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria conhecê-la e recebê-la aqui, Vivian! Tudo que você tiver em fotos, documentos ou relatos orais que puderem ser acrescentados a essa publicação, é só enviar para meu e-mail (mmmayrink@hotmail.com) ou pelo Facebook. Caso queira me adicionar, meu nome lá é Marly Dousseau Mayrink. Quanto ao livro, no valor de 25,00, basta que você faça um depósito no Banco Bradesco, AGÊNCIA 2122-9 CONTA CORRENTE: 11.365-4 e, em seguida, me enviar seu endereço completo, inclusive com o CEP, que eu te envio pelo correio. Tenho certeza de que você vai gostar! Seja bem vinda e um abraço!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado eu Marly! Pois se não fosse vc jamais saberia a história dos meus antepassados. Obrigado do fundo do meu coração.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado eu Marly! Pois se não fosse vc jamais saberia a história dos meus antepassados. Obrigado do fundo do meu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou eu que tenho agradecido todos os dias pelo encontro com seu ramo familiar. Grande abraço!

      Excluir