domingo, 22 de maio de 2016

FAZENDA DA SERRA











Alô, pessoal!

      Até onde temos conhecimento, não há nenhuma relação da FAZENDA DA SERRA. Entretanto, como essa fazenda tem sido de grande importância na história de MARIPÁ, achei que alguns de vocês achariam interessante o artigo a seguir, originalmente publicado no perfil de MAURÍCIO EFÍSIO MEDINA, atual proprietário. Conheçam a história dessa fazenda, através da escrita sempre inspirada do profundo conhecedor da região que é nosso já aqui apresentado outras vezes JOSÉ LUIZ MACHADO RODRIGUES, o LUJA.


Situada no município de Maripá de Minas (MG), no sopé da serra de Rochedo, pode ser considerada a base da família Ferreira da Fonseca aqui estudada. Daí decorre a conveniência de se viajar um pouco pela sua história dessa fazenda, que tem início em 1866. De início é bom lembrar que documentos encontrados na sede da fazenda da Serra e em algumas outras fontes consultadas contam que em 15 de maio de 1866, Antonio Ferreira Martins, adquirindo de Francisco Ferreira da Fonseca e sua mulher Carlotta Marcília de Jesus (seus tios) se estabeleceu como fazendeiro. Não demorou muito e, por outras compras e heranças, formou nas vastas matas que circundavam a Serra de Rochedo, a sua fazenda da Serra que chegou a possuir mais
de cem alqueires de terras, culturas diversas, pastos valados e cercados, matas virgens, cafezais, engenho de café, engenho de cana, alambique, moinho, monjolo, telefone e uma boa casa sede em estilo colonial, confortável, assoalhada, forrada e envidraçada e que ainda hoje permanece bem conservada.
Interessante observar que o Guia da Região da Mata, 1º Censo Cultural de Minas Gerais de 1895 não menciona esta fazenda. Informa apenas que em meados do século XIX nas paragens onde está hoje Maripá de Minas já podiam contar as fazendas
Córrego do Meio, Bonsucesso, Bom Destino, Contendas, Forquilhas e Grota, entre as várias que se dedicavam ao cultivo do café e dos cereais. O que faz supor que o status de grande fazenda a Serra tenha adquirido após algumas anexações de novas terras da vizinhança.
Sobre algumas destas anexações nos arquivos da própria fazenda foram localizados documentos comprobatórios das transações. Em 06.10.1873 Augusto Cezar Pereira vendeu a Antonio Ferreira Martins uma casa que possuía na fazenda dos Moinhos. Em 16.01.1895 Antonio recebeu em hipoteca a fazenda dos Moinhos com 40 alqueires, localizada nas proximidades da fazenda Bonsucesso, que pertencia a José Joaquim de Almeida. Dita fazenda confrontava com as terras de Antonio Ferreira Martins, Domiciano Monteiro de Rezende3, Bento José da Silva, Justino de tal, Joaquim Clemente de Campos, José Pinto Soares e João Celestino de Almeida. No ano seguinte, no dia 03.05.1896, Pedro Fernandes da Costa vendeu parte de um paiol que possuía na fazenda dos Moinhos. Em 06.09.1896, adquiriu de José P. de Almeida uma casa e cafezal no sítio do Carazal4. E em 13.01.1908 foi a vez de João Bento Ferreira e Esmeraldina Rodrigues de Sá venderem uma casa e demais benfeitorias que possuíam para a fazenda da Serra. Possivelmente outras aquisições ocorreram e a fazenda da Serra cresceu e se desenvolveu. Tornou-se uma das primeiras de Maripá a possuir telefone, rádio, engenho de serra e alambique movido a vapor. Uma das maiores produtoras de café, arroz,
açúcar, aguardente, farinha de mandioca e fubá. Seus currais estiveram sempre entre os melhores. Ali a água encanada, a luz elétrica e a escola pública chegaram mais cedo.
Em mapa com traçado de suas terras, ao que parece datado de 1882, constam como sendo seus vizinhos, Ritta Jacintha da Conceição, Antonio Ferreira da Fonseca João Ferreira da Fonseca, Henriques Cezar de Souza, Joaquina Clara de Jesus e a fazenda Bonsucesso, de propriedade do comendador Domiciano Monteiro de Rezende. Vale ressaltar que a fazenda Bonsucesso, pelas ligações familiares envolvidas, pela sua vizinhança e porque parte de suas terras acabaram incorporadas à fazenda da Serra, conforme documentos dos arquivos de Antonio Ferreira Martins, tem também grande relevância no estudo sobre a família Ferreira da Fonseca. Escritura de 24.08.1889, encontrada nos arquivos da fazenda da Serra informa que Anselmo José Machado8 casado com Maria Thereza de Jesus vendeu cinco alqueires de terra na fazenda Bonsucesso para Francisco Augusto Duarte. E na primeira escritura de compra e venda lavrada em Maripá, em 13.09.1890, consta que a Bonsucesso confrontava com herdeiros de Anselmo J. Machado, com Joaquina Clara de Jesus e outros.
No jornal O Guarará de 03 de janeiro de 1904 estão os 12 maiores fazendeiros de Maripá que mais contribuíram com imposto no município. Nessa relação estão os nomes de: Amélia Maria de Vargas; Antonio Bento Fernandes, proprietário da fazenda da Cachoeirinha; Antonio Ferreira Martins, fazenda da Serra; Avelino Ferreira da Fonseca, fazenda da Boa Vista da Serra; comendador Domiciano Monteiro de Rezende, fazenda Bonsucesso, talvez o pioneiro da família Monteiro de Rezende em Maripá; Domingos Henrique de Gusmão; Firmino François Alibert, comendador que em 1881 fazia parte do conselho da intendência municipal e em 1894 foi escolhido vereador especial por Maripá, cargo que não assumiu; Giaccomo Trezza avô do ex-prefeito Walter Trezza; José Antonio Trezza; José Antonio de Oliveira e Silva; Maria Heleodora Martins; e, Ricardo José Coelho, proprietário da fazenda Bom Destino. Na relação publicada em 1905 com o nome dos 15 maiores fazendeiros de todo o município do Guarará o capitão Antonio Ferreira Martins aparece como o terceiro maior e o comendador Domiciano Monteiro de Rezende e Avelino Ferreira da Fonseca são, respectivamente, o 11º e o 12º colocados.
A partir de 1909 a fazenda da Serra passou a pertencer ao capitão Quintino da Costa Mattos, neto de Antonio, conforme carta de adjudicação no inventário de Luiza Maria da Conceição.11 Sucederam ao capitão Quintino os seus filhos e, posteriormente, o seu neto Carlos de Mattos Carvalho que a transferiu para pessoas estranhas à família.

     Maurício nos apresenta, também, um pouquinho do panorama atual da dita fazenda:

FAZENDA DA SERRA, 150 ANOS DE HISTÓRIA.
Neste mês de maio, uma de nossas unidades produção, nossa sede histórica, a fazenda da Serra, estará completando 150 anos de existência, apresentando uma vida produtiva ininterrupta, começando com o café em 1866, chegando a produzir sacas de milho e arroz além de ter fabricado umas das cachaças mais famosas da região de Maripá de Minas, a cachaça 'Serrana'. Hoje a produção da fazenda está voltada 100% para produção de leite, produzindo genética de ponta para o mercado.
A 3M Pecuária e toda sua equipe tem o orgulho de fazer parte desta bela história.

Nossos parabéns a MAURÍCIO e família, por terem sempre pretendido reconhecer e valorizar a importância histórica da propriedade que adquiriram. Carecemos disso. Que o exemplo se propague. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário