sexta-feira, 12 de setembro de 2014

TARUAÇU

       Bom dia. Recentemente, depois de um comentário deixado nesse blog, mantive um rápido contato com o leitor DANIEL VALENTIM NERY (a quem devemos nossos agradecimentos), que, na ocasião, nos brindou com algumas fotos antigas da pequena TARUAÇU. Esse lugar guarda a honra de ter sido a terra da família CAUTIERO, ascendência materna do ex-presidente ITAMAR FRANCO. Devido a importância que TARUAÇU teve para muitas das famílias francesas de imigrantes perigordinos, considerei que seria justo dispor dessa postagem especial para apresentar essas fotos e também para nos informarmos melhor sobre esse lugar. O texto que se segue foi extraído do livro "OS SERTÕES DO LESTE", de CELSO FALABELLA DE FIGUEIREDO CASTRO. 


                                                                     
TARUAÇU, distrito de SÃO JOÃO NEPOMUCENO, está situado na divisa deste  com MARIPÁ DE MINAS e ARGIRITA. Donde podemos delimitar muito bem a área que recebeu os imigrantes perigordinos, num primeiro momento. FONTE: DANIEL VALENTIM NERY



                                                       
Nessa imagem de satélite, vemos marcados TODOS os lugares que nos interessam, como descendentes perigordinos. CAFÉS, por exemplo foi várias vezes citado por SEBASTIANA MOUTINHO, maripaense descendente de PEDRO GUILHERMINO, como relacionado à história de nossas famílias e a muitas outras (franceses, italianos, etc...). Também podemos ver CARLOS ALVES, igualmente distrito de SÃO JOÃO NEPOMUCENO atualmente, onde está localizado o povoado dos MACHADOS. Sabemos que foi nesse povoado que se  estabeleceram nossos DOUSSEAU.  Naquele tempo, ainda distrito de RIO NOVO, chamando-se SANTA BÁRBARA. FONTE: DANIEL VALENTIM NERY



                                           TARUAÇU

          Bem próximo à cidade de SÃO JOÃO NEPOMUCENO está localizado o DISTRITO DE TARUAÇU, outrora NOSSA SENHORA DAS DORES DE MONTE ALEGRE, e nos primórdios, segundo NELSON SENA, quando ali se estabeleceu o primeiro rancho de tropas, RABICHO.
          No começo do século (XIX) era motivo de referência a BIBLIOTECA PÚBLICA, fundada a exemplo da "LAMINENSE", no município de LAFAIETE.
          Os assentamentos mais antigos datam de 1836, com a assinatura do PE. ANTÔNIO PINHEIRO, sendo certo que o Curato  entrou em exercício, com direito de Capela Curada, a 3 de Agosto de 1859. Que a Capela, como Aplicação, existiu antes de 1825, parece não existir dúvida,* pois D. JOSÉ CAETANO DA SILVA COUTINHO, Bispo do RIO DE JANEIRO, nas impressões deixadas acerca da visita feita à Capela de SÃO JOSÉ DA PARAÍBA, referiu-se "às DORES", não visitada por não ter agradado muito a recepção que lhe proporcionou o Pe.PAIVA.
          A primeira referência à Paróquia data de 1859 (Termo de abertura do ano, assinado pelo Pe.LEITÃO). O Padre LUÍS LOPES TEIXEIRA, na abertura do livro de batizados de 1866, declarou que "criada a Freguesia, não recebeu instgituição canônica do Bispo D.PEDRO MARIA LACERDA". A 11 de Fevereiro de 1893 o Pe. FRANCISCO RIZZOTTI, pela primeira vez, nos livros de registro, assinalou "NOSSA SENHORA DAS DORES DE TARU-ASSU".
          O patrimônio foi constituído de seis alqueires doados por MANOEL LOPES DE OLIVEIRA e sua mulher, MARIA EUGÊNIA DE ASSUNÇÃO, em 6 de Maio de 1827.

* Nota: A 6 de maio de 1827, quando da doação do terreno para o patrimônio, constou no registro que "os seis alqueires que situavam-se no edifício da mesma Capela, que vem a ser da aguada do córrego, encostada a um mato virgem, direito à serra, até a divisa de FELISBERTO PEREIRA".



Essa foto, não fosse a data escrita embaixo, à caneta, me pareceria mais antiga... Mas óbviamente não são os anos 80 do século XIX,  até mesmo em função da vestimenta do homem no pé da escada...  Donde devemos concluir que são os anos 80 do século XX. O que também não me parece convincente... Qual é sua opinião? FONTE: DANIEAL VALENTIM NERY
                                                                     
Segundo a estimativa de DANIEL VALENTIM NERY, essa foto estaria datada de um período entre o final do século XIX e o começo do século XX. Agradeceria se porventura alguém tivesse maiores informações a respeito.

11 comentários:

  1. Valeu Marly! Taruaçu foi onde localizamos o registro do nascimento de Julio Bonimond Mouty, filho de nossos bisavós Jules Mouty e Germaine Bonimond.
    Lalá.

    ResponderExcluir
  2. Curioso também, Lalá, é que foi lá que tirou seu título de eleitor Noemy Mouty (Guilhermino pelo casamento), filha de Pierre Mouty e Louise Bayle. Abração!

    ResponderExcluir
  3. Fico muito orgulhoso de ser filho de Taruaçu lugarejo pequeno mais com uma gigante história,fico feliz pelo lugar ser reconhecido,abraço a todos e obrigado pela postagem,vou ver se consigo uma foto da capela de Machados comunidade do distrito de Carlos Alves...

    ResponderExcluir
  4. Prezado Daniel,
    Fico muito feliz com sua visita. E renovo meus agradecimentos por sua contribuição. Sobre a capela dos Machados, tenho várias fotos no meu acervo, algumas delas inclusive já publicadas aqui nesse blog, visto que é uma comunidade estreitamente ligada à vida de meus antepassados e à minha própria. De qualquer form, muito obrigada por seu interesse. E volte sempre!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Visitando seu blog, achei interessante a sua pesquisa e a menção da cidade de Taruaçu. Sou da família Curcio que viveu em Taruaçu desde o período de 1870 até os dias de hoje. Estou pesquisando sobre meu trisavô Antônio Curcio que migrou da Itália para o Brasil e estabeleceu residência em Argirita por volta se 1864 e após mudou para Taruaçu. Será que vc pode me ajudar localiza-lo ou me informar se tem algum dado sobre a pessoa referida. Em caso afirmativo pode me contatar pelo e-mail: dorinhacfreitas@hotmail.com. Antecipadamente agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor, obrigada por sua visita. Embora a data da iigração de seu antepassado seja muito precoce em relação aos meus, e embora eu não tenha conhecimentos aprofundados em relação à imigração italiana, ficarei atenta ao sobrenome que você citou. Fiquei apenas com uma curiosidade: Curcio poderia ter sido mudado para Curzio? Que tal pesquisar? Porque Curzio é mais conhecido. Um abraço!

      Excluir
  6. Boa tarde
    Revisitando seu blog, verifiquei que fez mençaõ ao sobrenome Curcio ter sido mudado para Curzio. Não saberia, realmente tenho esta duvida, não procurei ainda porque encontrei um registro em Taruaçu inde meu trisavô assinou Curcio em um casamento(como testemunha).Muito obrigada pelo retorno.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!Era de fato (e infelizmente) corriqueiro que os nomes dos imigrantes fossem sendo alterados com o correr dos anos e registros. Até hoje, na verdade, isso ocorre, ainda que com muito menos frequência. Inclusive em minha própria família. Dificulta muito o nosso trabalho de pesquisas em cartórios ou documentos em geral. Minha única dica: não desconsidere os sobrenomes muito semelhantes ao que você pesquisa. É possível que ali encontre grandes coisas. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia. Meus bisavós casaram-se em Taruaçu por volta de 1886. Estou a procura da certidão de casamento deles e não consigo informação alguma Poderia nos ajudar? Agradeço

    ResponderExcluir
  9. Respondido por e-mail. Espero que você tenha conseguido localizar o cartório de Taruaçu. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  10. Estou procurando algum registro da família de minha mãe, ela nasceu em Taruaçu em 1924 , c sobrenome Alves Ferreira. Gostaria muito de saber sua origem. Tem um e-mail do cartório, por favor?

    ResponderExcluir