terça-feira, 4 de junho de 2013

MERITA DOUSSEAU

      Mais uma vez tenho o prazer de postar um "milagre". Fruto de minha viagem a IPATINGA, para conhecer melhor nossa prima MARIA DE FÁTIMA (DOUSSEAU) FILGUEIRAS ROCHA, a Fatinha, filha de nossa tia LUZIA DOUSSEAU FILGUEIRAS. A irmã caçulinha de minha avó MERITA DOUSSEAU DUQUE. 
         A tempos atrás, logo após ter estado lá, no mês de Fevereiro, postei aqui mesmo nessa página uma foto inédita de minha avó, lindinha  demais com seu chapéuzinho... Dessa mesma viagem, fruto da garimpagem de FATINHA em seus álbuns antigos, deparamo-nos com essa maravilha que trago hoje. Vocês hão de perguntar: porque tanto tempo depois?? Então vamos às explicações. A dedicatória no verso da foto (veja abaixo) mais confundia que esclarecia de quem se tratavam as ditas mocinhas. Num primeiro momento, acreditei que que as iniciais M D que assinam se referiam a MARGARIDA FILGUEIRAS, esposa de SEBASTIÃO DOUSSEAU. Enviei a foto anexada para a neta dela, SIMONE DOUSSEAU, por e-mail, pedindo que a apresentasse a sua avó e que esta dissesse se era ela ou não. A resposta negativa foi taxativa. Mesmo tentando atender ao meu pedido, não pode reconhecer nenhuma das três. Ora, SEBASTIÃO era um dos filhos mais novos de ANNET e SUZANNA. MARGARIDA, sua esposa, nem chegou a conhecer uma ou duas das irmãs DOUSSEAU (ALICE e outra MARGARIDA) que faleceram antes que ela viesse a namorar com tio TIÃO. 
       Fiquei então num impasse: a quem perguntar, já que não resta mais ninguém da geração filhos, filhas, genros e noras de ANNET e SUZANNA?????
       Um dia, já no mês de Abril, acordei de súbito com a foto em minha cabeça e o nome: MERITA DOUSSEAU. MD. Simples assim. Daí em diante foi só ampliar o rosto nas duas fotos (a menina com a boneca que posto hoje e a do chapéuzinho que postei em fevereiro) e constatar que eram a mesma linda menina. Não satisfeita, revirei cartas antigas de minha avó e constatei também a identidade da letra. Considerando é claro as décadas transcorridas entre uma e outra. E considerando-se também que a menininha que escreve a dedicatória nem ao menos sabia escrever direito, ainda...
       E porque ainda então não a publiquei? Porque desejei demais identificar as outras duas mocinhas. Nesse feriadão de Corpus Christi estive em BICAS e apresentei a foto aos meus tios SERRAT e ANNET (NEZINHO). Nada. Procurei insistentemente por nosso primo ÉDSON (MANINHO) e sua sempre tão disponível esposa ENY. Não foi possível encontrá-los. 
      Sendo assim, resolvi não adiar mais a publicação. Direi, abaixo da foto, as conclusões a que cheguei. Pelo menos até prova em contrário. Sua opinião a respeito seria muito bem vinda. 




                                                                                 


                                                                                      



     Entendo agora que as pessoas na foto são MARGARIDA MARIA DOUSSEAU (provávelmente a da direita), FRANCISCA GUILHERMINA DOUSSEAU (ou NINI, provávelmente a do meio) e aquela que assina, MERITA DOUSSEAU, minha mais que querida avó, na foto com uma boneca no colo. Entendo também que quem escreveu a dedicatória foi ela, que também a assinou com suas iniciais.
     MERITA nasceu em 1916, sendo provávelmente a sexta filha de ANNET e SUZANNA.
     FRANCISCAGUILHERMINA nasceu em 1914, sendo provávelmente a quinta filha.
     A data de nascimento de MARGARIDA é desconhecida até o momento. Mas podemos afirmar que se deu entre 1910 e 1913. Eu apostaria em 1913. E ela seria então a quarta filha. 

     A madrinha a quem foi dedicada a foto?? Impossível saber. Lembro-me de já haver escutado, em minhas andanças dos tempos de pesquisa para o livro, que a mãe de SUZANNA, MARIE DELPÉRIER MANDRAL, era chamada por muitos de MADRINHA. 

     Comprometo-me a continuar averiguando todas essas possibilidades. E, caso novos indícios venham a ser descobertos, trarei ao conhecimento de vocês.

     Por enquanto deixo para vocês mais essa imagem de minha avó MERITA. Aquela que "fui chamada a buscar" em IPATINGA. Obrigada, FATINHA!
     

3 comentários:

  1. Querida Marly, o que é isto?! Estou pasma!! Maravilha!!Você e suas fantásticas descobertas. Parabéns!! Pesquisar, pesquisar e pesquisar...Bjs

    ResponderExcluir
  2. Maravilha Marly!!! Imagino sua emoção ao encontrar uma foto de sua avó ainda criança... Eu fiquei pasmada ao ver a foto de nossa avó na sua adolescência... Qual seria vê-la ainda pequena?! Parabéns Marly, belíssima garimpada!!! Beijos!!! Lalá.

    ResponderExcluir
  3. Beijos, meninas! Sei que vocês conhecem o que se passou aqui bem dentro de mim...

    ResponderExcluir