Sejam todos muito bem vindos! Pretendo que seja aqui o nosso novo espaço de pesquisa, troca de idéias e informações.E não deixe de ler meu livro "DOUSSEAU: ENTER - FRANCESES NO IMPÉRIO DO CAFÉ".Você vai gostar! Abraços!
Páginas
- Iniciar
- Videos recomendados
- Arquivo de Fotos Antigas
- Errata
- Contatos
- Assinaturas de imigrantes franceses, seus filhos e antepassados.
- Agenda
- Caso Alibert - Documentação Oficial e Outras de Origens Diversas.
- Bibliografia recomendada
- Sobrenomes franceses relacionados a essa pesquisa
- Documentos de posse de terras entre os séculos XIX...
- NOTRE LIVRE EN FRANÇAIS
- Arquivo de Documentos Antigos
terça-feira, 16 de outubro de 2012
UM PEDACINHO DO CENTRO HISTÓRICO DO RIO DE JANEIRO.
Durante o mês de setembro, o MUSEU HISTÓRICO NACIONAL promoveu uma série de visitas guiadas gratuitas, sempre nos finais de semana, em comemoração aos seus 90 anos. Tal passeio tinha por nome '' Circuito turístico-cultural: De Fortaleza a Museu: observando as transformações ao seu entorno ''.
Com número limitado de pessoas e muito bem orientada, apesar do percurso pequeno. E nem poderia ser diferente, visto que mesmo nesse percurso limitado, a imensidão de belezas históricas a serem vistas, conhecidas e admiradas é de deixar qualquer apaixonado por história de queixo caído. Mais tivéssemos tempo e mais teríamos a ver. Ad infinitum!
Sei que, numa rápida pesquisa no Google vocês podem aprofundar com matéria escrita e imagens cada um dos pontos visitados. Por isso não não me deterei nesse ponto. Apenas venho compartilhar algumas imagens de uma inesquecível e prazerosa tarde de domingo. Bom passeio!
À esquerda, parte do MUSEU HISTÓRICO NACIONAL. Ao centro, RUA DA MISERICÓRDIA. À direita, parte da IGREJA NOSSA SENHORA DE BONSUCESSO, anexa à SANTA CASA DE MISERICÓRDIA.
IGREJA NOSSA SENHORA DE BONSUCESSO.
À esquerda, parte da IGREJA NOSSA SENHORA DE BONSUCESSO, localizada exatamente no que restou da mais importante subida no extinto MORRO DO CASTELO: a LADEIRA DA MISERICÓRDIA. À direita, RUA DA MISERICÓRDIA. A construção alta e moderna nos fundos é o TRIBUNAL DE JUSTIÇA.
Vemos aqui o que sobrou do MORRO DO CASTELO: essa pequena subida (ver foto anterior), que termina abruptamente. Está devidamente cercada e protegida, podendo ser hoje considerado um museu à céu aberto , tamanha a importância desses últimos sinais do berço do RIO, que foi o dito MORRO DO CASTELO.
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM.
Painel visível logo após ultrapassarmos o ARCO DO TELES, testemunhando aquele beco que um dia chamou-se TRAVESSA DO COMÉRCIO.
Ei-lo: o ARCO visto desde seu lado exterior, em plena PRAÇA XV.
PLACA INFORMATIVA
CRÉDITO DAS IMAGENS: CLARA MAYRINK
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O Centro do Rio é fascinante... Pena que hoje, nos fins de semana principalmente, seja tão vazio e não passe nem perto do que já foi um dia, como um ambiente familiar... Incrível como fica às moscas e, consequentemente (e principalmente devido aos fatos recentes), aterrorizante! "/
ResponderExcluirÉ verdade, infelizmente. Sendo a PRAÇA XV o que é (e muitos outros pontos chaves do Centro), torna-se realmente incompreensível a ausência de policiamento nos finais de semana. Qualquer turista (ou não!) se torna presa fácil. Não faltam notícias do gênero...
ResponderExcluirOlha só! Só hoje fui ver esse posts com fotos minhas! haha Adorei esse passeio. Saudades.
ResponderExcluirTesouros escondidos... Só procurar e achar! Venha mais vezes! Beijo!
ResponderExcluir