Você, que leu meu livro e acompanha meu blog, sabe bem de minha paixão e encantamento pela fazenda BELA ALIANÇA. NICOTA e HARITOFF habitam meu imaginário, assim como os nossos franceses que por lá passaram, contemporâneos deles. Mas essa história vocês já conhecem.
Devo dizer que encontrar a BELA ALIANÇA não é tarefa fácil. Aliás, devo dizer que isso ocorre com a maioria das propriedades rurais. Como faz falta um endereço com bairro, rua e número!
Sendo assim, mesmo que logo nos meus primeiros passos na pesquisa tenha se imposto a necessidade de conhecer "minha BELA", não fazia a mínima ideia de onde exatamente ela se localizava e muito menos de como lá chegar.
Naqueles anos, meu irmão caçula, RENATO, ainda trabalhava para o Fedex, o que o obrigava a constantes pequenas viagens por nosso estado do RIO DE JANEIRO.
Um dia, por ter conhecimento da importância da BELA ALIANÇA para mim e tendo um tempo de sobra... resolveu procurar. Saiu de seu caminho habitual e pergunta daqui, pergunta dali, pergunta dacolá... achou!
Para que eu pudesse então também localizá-la, de forma mais fácil do que foi para ele, desenhou o mapa abaixo, que compartilho com vocês. Na verdade, o dito cujo é a razão desse post. Porque eu nunca vi um mapa mais criativo, bem humorado e detalhado em minha vida. Para isso é mister, é claro, observar bem de perto e com boa disposição...
Usei-o uma primeira vez, e chegamos direitinho. Sem precisar pedir nenhum informação. Você acredita nisso? O Google Maps que não nos ouça, com toda sua tecnologia via satélite...
Algum tempo depois, tive oportunidade de, através dele, guiar as irmãs BONIMOND MOUTY (Lalá, Fafau e Gracinha) no rumo daquela maravilha. E quem nos salvou? O mapa! Mas preciso confessar que em meio a muitas e muitas crises de riso!
Então aqui está ele. E aproveito para dar uma dica para aqueles que se dispuserem a segui-lo: no final do arco-íris, o "pote de ouro" contém, além da magnífica BELA ALIANÇA, sua atual e gentilíssima proprietária, MARIA LUIZA LEÃO, e seus caseiros igualmente gentis, HÍLIO e ROSA.
Se chegarem até lá, não deixem de lhes transmitir meu eterno muito obrigada, assim como minha admiração pelo tanto que tentam conservar, material e históricamente, tamanha preciosidade afundada no nosso igualmente precioso VALE DO PARAÍBA.
BOA VIAGEM!
Ficou bem detalhado e só não chega quem quiser.
ResponderExcluirA riqueza de detalhes facilita bastante.
ExcluirRenato, se eu cheguei com as "meninas Mouty", quem não chegará? ;) Obrigada!
ExcluirObrigado querida amiga Marly, estava esperando que um dia ele viesse à tona, ufa, finalmente, rsrsrsr. Já copiei. Só uma pequena confusão nos nomes, Glorinha era minha tia (Maria da Gloria Mouty), minha irmã é Gracinha (Maria da Graça), quase igual, né? bjs... Lalá.
ResponderExcluirSim!!!!! Falha nossa! Desculpe-me. Corrigindo agora, no dia 19-04-2016. Obrigada por avisar!
ResponderExcluir