sábado, 27 de junho de 2020

HOTEL FRANCÊS EM ROCHEDO DE MINAS???

     Hoje posto uma foto não antiga, mas de um imóvel antigo, na esperança de que, um dia, algum leitor amigo, conhecedor da história de ROCHEDO DE MINAS, possa nos ajudar. 
      Amigas queridas, pesquisadoras e também descendentes dos franceses do PÉRIGORD, encontraram um registro de óbito de um antepassado no cartório daquela cidade que dava, como local do falecimento do mesmo, o "HOTEL FRANCÊS". Ora, nem hoje nem durante toda minha vida ouvir falar que ROCHEDO tivesse tido, algum dia, um hotel. Não seria de se estranhar que tivesse, pois tinha estação ferroviária e uma coisa geralmente acompanhava a outra.  O espanto nos vem do fato de que mesmo BICAS, a "metrópole" daquela micro-região, sempre os manteve com dificuldade e no máximo um de cada vez. Hoje mesmo, pleno século XXI, não passam de dois os que temos na cidade. Que também não tem mais suas oficinas nem sua querida ferrovia, como teve também ROCHEDO. 
     Muito nos intrigou a todos a menção à esse hotel em ROCHEDO. Não houve quem me esclarecesse à respeito. Talvez, quem sabe, algum arquivo ou cartório de SÃO JOÃO NEPOMUCENO, sede da Comarca durante muito tempo. Mas sabemos o "trabalho de Hércules" que nos exige pesquisar nos cartórios de todo tipo. Mesmo nesses nossos tempos de informatização, digitalizações e democratização de informações, o objetivo final dos cartórios não está relacionado à cultura e pesquisas em geral, bem o sabemos. Quem sabe um dia... quando tais documentos só tiverem interesse histórico... 
     Meu irmão AMARILDO fez a gentileza de fazer uma breve visita de pesquisa à ROCHEDO e, embora ninguém soubesse informar sobre a existência de um hotel naquela cidade, em qualquer tempo, ele teve a atenção despertada para esse imóvel da foto. Tanto por sua localização em frente  à estação quanto pelo aspecto arquitetônico, similar ao também agora extinto BICAS HOTEL e outros que existiram em BICAS, não ao mesmo tempo. Hoje é residência particular.
     Publico aqui a dita foto na esperança de que alguém, um dia, venha em nosso socorro com informações que possam nos ajudar a esclarecer um pouco mais da história da família MOUTY e seu antepassado que, um dia, faleceu nesse Hotel do qual poderia também ter sido o proprietário. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário