Sim! Você pode me perguntar a razão de tanta festa afinal, GUARARÁ já não é nenhuma "mocinha" e nunca comemorei aqui seu aniversário. Mas esse ano é especial, para mim. Porque, nos últimos tempos, tenho acompanhado através de sua página no Facebook, chamada "GUARARÁ PATRIMÔNIO HISTÓRICO", todo o esforço apaixonado de uma parte daquela comunidade no sentido de não só preservar mas, principalmente resgatar e reescrever sua história, preenchendo lacunas e esclarecendo tanto quanto possível as obscuridades de décadas e décadas. Parabéns, GUARARÁ! Parabenizo também a todos os envolvidos nessa "onda do bem" de preservação, na figura gentil e dedicadíssima de RODRIGO. E VIVA GUARARÁ!!!
Abaixo, transcrevo o texto publicado hoje naquela página.
"Em 05/12/19 nosso estimado município de Guarará completará seus 129 anos de emancipação política, sendo abençoado durante todo este tempo pelo Divino Espírito Santo, desde a sua fundação em 1828. A começar pelos primeiros desbravadores destas terras ainda inabitadas, passando pelo período de povoação, crescimento, emancipação e chegando aos dias atuais, não foram poucas as pessoas com suas famílias e descendentes que deixaram um pouco da sua contribuição para o progresso destO tempo passou, deixando suas marcas nas ruas e construções centenárias, sendo que muitas não sobreviveram na contemporaneidade, para contar um pouco da história daquela época remota, onde não havia uso de tecnologias e a vida passava vagarosamente, ano após ano, entre as nossas verdejantes montanhas.
O tempo histórico acelerou, o silêncio e o barulho dos carros de bois, carroças, charretes e cavalos foi ficando cada vez mais distante e atrelado à memória dos antigos habitantes. No seu lugar, aos poucos, foi chegando o barulho do automóvel e a introdução de novas tecnologias para o conforto da vida moderna, algo inexistente no passado. Assim, a história caminha lenta ou aceleradamente pelas ruas de nossa cidade ao longo de seus 129 anos de vida, deixando e apagando marcas na construção de nossa memória histórica.
Parabéns, primeiramente arraial a partir de 1828 e distrito do Espírito Santo do Mar de Espanha em 1868, em seguida emancipado com o nome de Vila de Guarará em 05/12/1890; na sequência em 1894 Vila do Espírito Santo de Guarará; na década de 1920 novamente Vila de Guarará, até ficar somente o termo Guarará a partir do final da década de 1930, como conhecemos nossa cidade nos dias atuais. Tantas foram as mudanças que não apagaram e sim enalteceram sua história e memória ao longo de mais de um século. Parabéns, Guarará, terra amada e querida por várias gerações, desde a sua fundação até o presente momento de 05/12/19."
Sejam todos muito bem vindos! Pretendo que seja aqui o nosso novo espaço de pesquisa, troca de idéias e informações.E não deixe de ler meu livro "DOUSSEAU: ENTER - FRANCESES NO IMPÉRIO DO CAFÉ".Você vai gostar! Abraços!
Páginas
- Iniciar
- Videos recomendados
- Arquivo de Fotos Antigas
- Errata
- Contatos
- Assinaturas de imigrantes franceses, seus filhos e antepassados.
- Agenda
- Caso Alibert - Documentação Oficial e Outras de Origens Diversas.
- Bibliografia recomendada
- Sobrenomes franceses relacionados a essa pesquisa
- Documentos de posse de terras entre os séculos XIX...
- NOTRE LIVRE EN FRANÇAIS
- Arquivo de Documentos Antigos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Meus parabéns a está linda cidade!
ResponderExcluir