O curioso para mim é que sinto-me praticamente "em casa", tal é a minha intimidade com a maior parte daqueles sobrenomes, de tanto ler, reler e trabalhar pesquisando as tres listas de imigrantes vindas do PÉRIGORD para o BRASIL.
Esse monumento que posto hoje está localizado na comuna de VILLAC. Foi nessa comuna que se estabeleceu o avô de ANNET com sua esposa e filhos (inclusive o pai de ANNET, FRANÇOIS GUILLAUME), depois de ter se casado e tido seus filhos na comuna de LOUIGNAC, no departamento de CORRÈZE, que é vizinho à DORDOGNE, ou PÉRIGORD. Mesmo tendo partido de PEYRIGNAC e lá ter finalmente vindo a falecer, poucos anos após a vinda de seu filho FRANÇOIS GUILLAUME para o BRASIL, com sua nora MARIE e seus netos ANNET e MARIE (MARIÁ).
Já visitei duas vezes a casa onde moraram e a cada vez a mesma emoção. Da última vez eu e FATINHA, acompanhadas por NICOLE, pudemos até experimentar as deliciosas "prunes" (uma das milhares de espécies de ameixa do PÉRIGORD...) do terreno em derredor. A casa da qual falo é aquela cuja foto está na página 128 de nosso livro.
Então, para vocês, o munumento aos mortos de VILLAC. Um DOUSSEAU entre eles, é claro. Mas também, em sua maioria absoluta, sobrenomes de outras famílias que também emigraram em parte para o BRASIL, como a nossa. Basta comparar com a lista da página "Lista de sobrenomes franceses pesquisados".
Que honremos a cada um. Os que lutaram derramando seu sangue em sua terra natal. E os que lutaram derramando seu sangue em terras longínquas...
FOTO: MARIA DE FÁTIMA (DOUSSEAU) FILGUEIRAS ROCHA |
Nenhum comentário:
Postar um comentário