quinta-feira, 2 de maio de 2013

CHRISTOPHE (DOUSSEAU) LeCANNE

      




Hoje, dia 25/09/2013, venho relatar para vocês a sentença enfim determinada para CARLOS BERTONATTI, no dia 12 de setembro de 2013, ou seja, 1333 dias depois do fatídico 17 de Janeiro de 2010. O réu foi condenado a 12 anos de prisão fechada, incluindo os 27 meses que já se passaram, seguidos de 2 anos em regime semi-fechado e ainda mais 8 anos de controle policial permanente. O que perfaz um total de 22 anos.  


                                                                               

                                         FONTE: NICOLE (DOUSSEAU) Le CANNE

 Nesses dias, uma triste coincidência acontece, para todos os DOUSSEAU. Na verdade, a história de dor de parte da família DOUSSEAU francesa se desenrola desde o final da primeira quinzena de Janeiro de 2010, quando CHRISTOPHE (DOUSSEAU) Le CANNE, filho primogênito de nossa prima NICOLE, nascido em 01-08-1965, foi morto de forma brutal, aos 45 anos, num revoltante atropelamento por um jovem motorista embriagado, CARLOS BERTONATTI, numa manhãzinha tranquila de domingo em KAY BISCAINE, MIAMI, onde residia a muitos anos anos com sua esposa e filha. CHRISTOPHE era ciclista experimentado, fazendo parte de um grupo que realizava esses passeios em grupos, habitualmente. Como naquele dia. Seu atropelador acabara de deixar uma boate e fugiu do local do atropelamento, abandonando o veículo. Isso, somado à demora do serviço de socorro, foi mais do que suficiente para que CHRISTOPHE falecesse antes de chegar ao hospital.

                                                                                 

FONTE: NOTICIÁRIO DO DIA NA WEB

            A família se deslocou para os ESTADOS UNIDOS, a fim de acompanhar  sua esposa e filha nesse momento desesperador e de enorme repercussão. E ficou por alguns dias, acompanhando os procedimentos para o translado de seu corpo para o PÉRIGORD. 
           No dia 24 de Janeiro de 2010, isto é, alguns dias depois do ocorrido, uma inesquecível manifestação foi levada a cabo por uma concentração de ciclistas, maratonistas e atletas em geral. Como homenagem ao amigo CHRISTOPHE. Mas também como pedido de justiça e de providências, visto que ele não havia sido a primeira vítima naquelas circunstâncias. E infelizmente, sabemos hoje, não foi a última. Veja abaixo.


                                                                      FONTE: YOUTUBE


            Em seguida, fizeram essa singela homenagem, como podemos sentir na foto abaixo, no exato local em que ele foi morto.

                                                                         
                                              FONTE: NOTICIÁRIO DO DIA NA WEB


          O julgamento de CARLOS BERTONATTI, marcado para o dia 19 de Fevereiro de 2013 com previsão de durar vários dias, sofreu uma reviravolta quando o mesmo confessou sua culpa e "pediu perdão" à família de CHRISTOPHE então presente, vinda da FRANÇA (seus pais) e  da ARGENTINA (seu irmão).. Pelas leis do país, ele não deve mais então ser julgado por um corpo de jurados. Mas a família espera justiça e, exatamente nesses dias (começo de Maio) estará sendo pronunciada a sentença final, com a presença apenas do juiz, promotor e advogados. Veja no link abaixo a reportagem e o vídeo feito no dia do julgamento que teria havido em 19 de Fevereiro de 2013. Com o pronunciamento da família.

http://miami.cbslocal.com/2013/02/19/key-biscayne-man-to-plead-guilty-in-deadly-hit-run/

        No dia 21 de Fevereiro de 2013, esta era a repercussão nos jornais:

http://miami.cbslocal.com/2013/02/21/family-of-cyclist-killed-on-rickenbacker-reacts-to-suspects-guilty-plea/
                           

       Hoje estamos no dia 02 de Maio de 2013. O monumento provisório foi substituído por um permanente, com o aval da prefeitura de MIAMI, como vocês podem ver abaixo. Assim como podem observar que CHRISTOPHE não foi a única vítima.

                                                                         
                                                 FONTE: NOTICIÁRIO DO DIA NA WEB

 
          Aqui no BRASIL, no RIO DE JANEIRO olímpico, nos últimos dias, temos tido notícias de uma "overdose" de acidentes envolvendo ciclistas. E nem todos eram ciclistas amadores. Se é que isso faz alguma diferença. Foi essa triste coincidência que me fez tomar a decisão de publicar esse nosso drama familiar. Até então, tinha dúvidas sobre se seria adequado, ainda que tivesse o aval de NICOLE para o uso exclusivo no blog. Não tenho mais.
          Fica aqui como uma forma de protesto. A pena prevista para CARLOS BERTONATTI pode  chegar a 37 anos. E aqui? Ficamos em quanto?
          CHRISTOPHE? Esse... foi velado em TERRASSON e sepultado na terra de nossos antepassados, PEYRIGNAC. No nosso PÉRIGORD de memórias ancestrais. Que Deus ampare e console seus pais e irmãos nos dias que virão. E para sempre.

2 comentários:

  1. Oh Marly! O que dizer diante de tamanha brutalidade? É uma dor maior do mundo, a perda de um ente tão querido, de maneira tão abrupta! Só posso, com muito lamento e pesar, desejar que Deus dê forças para a família suportar tamanha dor. Quem sabe, algum dia, com o passar dos tempos e com a consciência que a raça humana terá que tomar para alcançar sua evolução plena, estaremos livres das violências. Valeu Marly! Merecida homenagem! Um forte abraço a todos! Lalá.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Lalá. Em nome de Nicole e em meu próprio nome. Abraço!

    ResponderExcluir