sábado, 11 de agosto de 2012

ANTIGO CALENDÁRIO FRANCÊS

Trazendo hoje para vocês uma curiosidade muito interessante. É bizarro, quando, lendo publicações francesas antigas, ou até mesmo os registros de cartório daqueles tempos (temos um na coleção de nossa família DOUSSEAU!), encontramos essa nomenclatura. Uma miscelânea bem complicada mas que ficou para sempre no imaginário popular, certamente.


O Calendário Revolucionário Francês foi instituído em 1792, e era composto de 12 meses de 30 dias, distribuídos em três semanas de dez dias [decâmeros]. 

O dia foi dividido em 10 horas de 100 minutos, cada minuto com 100 segundos. 

Cada dia tinha uma designação única, que só se repetiria no ano seguinte, com nomes de plantas, flores, frutas, animais e pedras. 

Aos 360 dias acrescentava-se, anualmente, 5 dias complementares, e um sexto a cada quadriénio. 

Os nomes dos meses eram inspirados nos aspectos das estações na França:

Vendémiaire: setembro-outubroBrumaire: outubro-novembroFrimaire: novembro-dezembroNivôse: dezembro-janeiroPluviôse: janeiro-fevereiroVentôse: fevereiro-marçoGerminal: março-abrilFloréal: abril-maioPrairial: maio-junhoMessidor: junho-julhoThermidor: julho-agostoFructidor: agosto-setembro


Este calendário só vigorou de 22/9/1792 a 31/12/1805, quando Napoleão I ordenou o restabelecimento do Calendário Gregoriano.



                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário