Na última semana chegou-me às mãos, através de meu irmão AMARILDO, que por sua vez os recebeu do administrador da página www.facebook.com/guarara.patrimoniohistorico.7,
documentos MUITO importantes para nós, descendentes DOUSSEAU.
Como sabem todos aqueles que já tiveram oportunidade de ler nosso livro, o período imediatamente posterior ao casamento de ANNET e SUZANNA é uma incógnita. Sabemos que adquiriram a FAZENDA DAS ARARAS, nos MACHADOS, de JULES MOUTY alguns anos depois do seu matrimônio e, devido à isso, pensei que talvez tivessem migrado direto da posição de empregados para a de proprietários de terra.
Como vêm provar os documentos encontrados, ANNET até que tentou um outro caminho, mas desistiu antes de efetivamente percorrê-lo. Sabemos que sua irmã, MARIE (MARIÁ) DOUSSEAU GUILHERMINO foi comerciante em MARIPÁ DE MINAS. Minha avó MERITA também tinha sua "veia" de comércio e chegou, junto com seu marido EVARISTO, a ter um armazém na "parte alta" de BICAS.
Agora sabemos que ANNET também pensou nesse caminho, que o poderia ter levado à uma mudança de rumo em relação ao anteriormente percorrido por todos os seus antepassados agricultores no PÉRIGORD e depois no BRASIL. ANNET vislumbrou uma vida de comerciante, mas não chegou a realizar esse intento. Aqui estão os documentos que o mostram e comprovam. Quem sabe ainda quanto ainda temos a desvendar? Porque para isso, para nos ajudar nessa viagem, temos sempre pessoas abnegadas e tão interessadas quanto nós na recomposição de nossa história, como a página acima citada, que você não pode deixar de visitar.
Agradeço sinceramente aos responsáveis por ela, esperando sempre poder contar com tanta consideração como essa que fez chegar ao meu irmão documentos para nós de tamanha importância. Espero que aqui também, no meu blog, vocês possam dispor de tudo que possa ser de seu interesse, afinal, FIRMIN FRANÇOIS ALIBERT, dentre todos os imigrantes franceses que passaram por nosso pequeno pedaço de ZONA DA MATA, teve importante participação nos destinos de GUARARÁ.
Desfrutem, então, leitores. Encante-se, família DOUSSEAU!
Marly, imagino que deve ter sido emocionante pra você! Abraços
ResponderExcluirSim! Sim! Sim! E sei que você compreende muito bem isso. Abração!
ResponderExcluir