Nesse último dia 14 de Novembro, quarta-feira, estivemos reunidos eu, alunos e professores do COPEB-BICAS, para conversarmos um pouco sobre a questão da imigração francesa em BICAS e arredores. Eram cerca de 40 jovens, com idade média de 15 anos, lindos e muito bem comportados, por sinal. Ouvintes atentos e educados. Espero sinceramente ter conseguido transmitir ao menos uma vaga ideia do que foi a saga desses corajosos imigrantes. O tempo era reduzidíssimo para a extensão do tema e a "língua solta" da palestrante...rsrsr... que aliás se sentiu extremamente feliz pelo convite. Que a fez voltar muitos anos a um tempo onde trabalhar com adolescentes lhe trouxe tanto prazer. Muito obrigada GIOVANA, RITA e MÔNICA. Obrigada também a todos os outros professores presentes. Que alguma semente de interesse pela história tão importante dos imigrantes todos em nossos municípios dos SERTÕES DO RIO CÁGADO tenha sido plantada. Aqui por esse blog, vocês poderão continuar dividindo comigo essa paixão. Que me comprometo a alimentar sempre. Abraços a todos: pequeninos franceses, italianos, libaneses, sírios, espanhóis, belgas, alemães, africanos, portugueses... Amei estar com vocês!
FOTOS: AMARILDO MAYRINK
Sejam todos muito bem vindos! Pretendo que seja aqui o nosso novo espaço de pesquisa, troca de idéias e informações.E não deixe de ler meu livro "DOUSSEAU: ENTER - FRANCESES NO IMPÉRIO DO CAFÉ".Você vai gostar! Abraços!
Páginas
- Iniciar
- Videos recomendados
- Arquivo de Fotos Antigas
- Errata
- Contatos
- Assinaturas de imigrantes franceses, seus filhos e antepassados.
- Agenda
- Caso Alibert - Documentação Oficial e Outras de Origens Diversas.
- Bibliografia recomendada
- Sobrenomes franceses relacionados a essa pesquisa
- Documentos de posse de terras entre os séculos XIX...
- NOTRE LIVRE EN FRANÇAIS
- Arquivo de Documentos Antigos
Legal Marly, adorei ver você divulgando esse seu trabalho lindo em Escola. Afinal dar conhecimento da história dos imigrantes é dar conhecimento de parte da história de nosso país e da nossa Minas Gerais que poucos conheciam. Parabéns! Um forte abraço!
ResponderExcluirÉ exatamente isso que me deixa tão feliz, Lalá! Dividir o que acumulamos em saber sobre qualquer assunto. Afinal, se chegamos aqui, é porque outros fizeram o mesmo antes!
ResponderExcluir