segunda-feira, 28 de maio de 2018

UMA SEMENTE DE MUSEU





Boa tarde a todos!

        Nosso amigo FABRÍCIO FERREIRA MARTINS, morador de MARIPÁ DE MINAS, é um membro dessa "irmandade" meio louca por genealogia. A família FERREIRA MARTINS, importantíssima na história daquela cidade e da qual ele é membro, talvez tenha feito despertar nele essa "doença". 
       Apesar de em minha própria família por afinidade termos alguma ligação com eles, o que nos aproximou de verdade, não foi nem o nome FERREIRA MARTINS, nem o nome DOUSSEAU. O que cultivamos em comum é o fascínio pela FAZENDA MONTE CRISTO. As terras de seus antepassados, em parte até hoje pertencente à família, faziam parte daquele latifúndio original que, apesar de chamarmos também MONTE CRISTO, parece ter sido, na verdade, muito maior que a MONTE CRISTO de FIRMIN FRANÇOIS ALIBERT. Proprietários circunvizinhos compartilham, por isso, desse interesse pela história da mesma. 
       Só que FABRÍCIO foi além. Tentando adequar sua paixão às reais possibilidades, resolveu montar um pequeno museu, que ele humildemente chama de  "um quartinho com um monte de bagunça", na pequena comunidade rural nascida lá por aquelas paragens. Nesse pequeno memorial, documentos e utensílios que ele coletou aqui e ali, segundo ele baseado em minha própria pesquisa sobre o tema, e consequente publicação do livro 'DOUSSEAU: ENTER - FRANCESES NO IMPÉRIO DO CAFÉ. 
       Eu ainda não tive oportunidade de visitar pessoalmente o local. Nossas "roças" são bastante difíceis para quem não é "local", tanto quanto ao acesso como quanto à sinalização. Precisamos literalmente "ser levados", senão... nada feito. Mas pretendo, sim, um dia, resolver essa questão. Pisar de novo aquele chão para mim quase mágico. "Primeira parada" de meus bisavós recém chegados da FRANÇA junto com muitas outras famílias.
        Por enquanto, deixo aqui para vocês as fotos que FABRÍCIO me enviou de sua pequena e tão amável iniciativa. 
        PARABÉNS, em nome de todos nós: amantes da genealogia; fascinados pela MONTE CRISTO, descendentes franceses, italianos e quaisquer outras nacionalidades que por ali tenham passado ou ficado, criando raízes.
        Dar o passado à conhecer é missão sagrada. Prossiga em seus propósitos, FABRÍCIO!