domingo, 4 de janeiro de 2015

55.000 VISITAS



                                                                     

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

DELPÉRIER - FOTOS INÉDITAS!

          Queridos primos DOUSSEAU... A postagem que faço hoje é especialmente para vocês. Digamos que é um "presente de Ano Novo". 
                Vocês já devem ter percebido, tanto através de nosso livro quanto aqui pelo blog, que a quantidade de material referente aos MANDRAL e aos DELPÉRIER  é práticamente nula. Meu propósito sempre foi aprofundar as origens do nosso nome DOUSSEAU, mas sabemos todos que uma árvore genealógica se ramifica ao infinito quanto mais recuamos no tempo. Nunca me propus a avançar tão longe. É trabalho hercúleo, que demanda tempo e outros recursos, principalmente quando somos descendentes de imigrantes. Mas...
           Ao menos dentro de minha pequena família, os nomes MANDRAL e DELPÉRIER sempre foram muito citados. MANDRAL, sobrenome do pai de SUZANNA, mas também da mãe de ANNET. Ainda não entendi como nunca cruzei com nenhum descendente, em minhas constantes visitas a BICAS. O nome práticamente se extinguiu no Brasil, eu sei (apenas sobrevive pelos poucos descendentes de JOSÉ MANDRAL), mas as filhas mulheres foram tres, e óbviamente deixaram muitos outros descendentes!  
           Depois do acontecimento que passarei a narrar, tenho esperanças que um deles nos localize aqui mesmo pelo blog. Afinal, foi por aqui que se realizou o "milagre" de mais um encontro que nunca imaginei ser possível. 
           Quando de minhas duas viagens à FRANÇA, não tentei encontrar esses dois ramos familiares (Mandral e Delpérier). Precisava otimizar meu tempo e me concentrei nos Dousseau. 
           Então aconteceu que uma DELPÉRIER nos encontrou! Por via do mesmo estranho interesse que súbitamente nos assalta e nos faz pesquisar na internet e em toda parte de onde viemos e quanto das histórias que passamos a vida ouvindo são verdadeiras ou imaginação...
           Assim ela encontrou o blog. E a mim. Temos trocado correspondência e ainda há muito a aprofundar. Ainda nem sequer conheço seu rosto. Mas sei que se chama MARYSE LABROUSSE. Maryse é nossa prima muito distante. Mas ouviu o mesmo chamado que ouviram todos aqueles que nos encontramos aqui e do qual os mais antigos já falavam e nomeavam "o chamado do sangue".
           Abaixo, compartilho com vocês algumas fotos que ela me enviou e autorizou a publicar. Vocês devem se perguntar porque demorei tanto a trazê-las à luz. Mas isso tem uma explicação justa. Maryse me disse, respondendo a uma pergunta que lhe fiz por e-mail, que existe, sim, uma foto do nosso  "elo de ligação". De nossa parte, nosso elo é MARIE DELPÉRIER MANDRAL. Da parte de Maryse, o elo é o irmão de Marie,  BERNARD DELPÉRIER. Mas, embora existente, essa foto ainda não me chegou às mãos. Como não pertence também a ela, e nem mesmo sei se vai conseguir alcançar seu propósito de trazê-la para nós, achei por bem trazer hoje mesmo para vocês o que já temos. Vocês conhecerão agora o "elo seguinte". A filha de BERNARD e avó de MARYSE. Prima portanto de nossa bisavó SUZANNA. Ela se chama ANNE.
              Que tenham um bom "reencontro" com mais uma face de nosso passado! Não deixa de ser uma espécie maravilhosa de "viagem"... Embarquemos!


                                                
ANNE DELPÉRIER com seu marido PIERRE LABROUSSE e seus filhos ÉDMOND e ERNESTINE. (Édmond é o pai de MARYSE).                 

          
ANNE DELPÉRIER (à direita). Ao lado dela ERNESTINE. Agachada: GEORGETTE com seus filhos. No PUY DE CAPPETTE, em PEYRIGNAC.
                                                
                                                                                     
Aqui, ANNE está de pé à esquerda. Esta é sua descendência.

                                                                                 
ÉDMOND DELPÉRIER LABROUSSE: filho de ANNE; pai de MARYSE.






                                                                              
EDMOND DELÉRIER LABROUSSE. Filho de ANNE. Pai de MARYSE.