terça-feira, 11 de novembro de 2014

FERROVIA GUARARÁ-BICAS

         Bom dia! Trazendo hoje para vocês uma pérola de documento raro, que merecia esse destaque. Por isso achei por bem não publicá-lo na página de "Documentos Antigos". Ele traz mais luz sobre a ferrovia de meteórica existência que ligava BICAS a GUARARÁ. Tão meteórica que a grande maioria dos biquenses, mesmo os mais idosos, jura de pés juntos ser mentira... Mas do bonde... ah! do bonde todos se lembram, mesmo que só de ouvir falar! Correndo puxado por tração animal durante muito mais tempo do que pela pequena locomotiva de tão curta existência. Quando a Companhia de Bonds ainda se chamada Estrada de Ferro.
         Em conversa recente com o incansável pesquisador FRANCISCO OLIVEIRA, ouvi a formulação de um raciocínio que calou profundamente em mim, pelo tanto de verdade que ela comporta. Expondo com minhas próprias palavras, visto que compartilho veementemente desse ponto de vista, concluimos que a história de BICAS ( e de todas as pequenas cidades, ao meu ver...) precisa ser recontada com documentos. A história que conhecemos é uma repetição infinita de "causos", fotos e pessoas proeminentes sempre as mesmas. Isso acaba por deixar no total esquecimento tantos outros "causos", pessoas, fotos, etc... que são de fundamental importância para a verdadeira compreensão do que fomos de fato. E que por algum motivo foram  ignorados pelo história "oficial".
        É então que entramos em cena pessoas um tanto aficionadas por arquivos de todo gênero, do qual eu sou apenas uma entre algumas outras. Felizmente não estou sózinha. Há muita lebre escondida, muita poeira (e coisas maiores...) empurrada para debaixo de seculares tapetes... Vamos levantá-los juntos? É uma aventura bastante agradável, para os amantes da VERDADEIRA história.
       Vamos lá, então, à nossa "ferrovia fantasma"... Ops: nossa "Companhia de Bonds". Boa viagem!


                                                    



Escriptura de contracto que fazem Companhia de Bonds Ferro Carril Espírito Santense, por seus Directores, com João Leite Guimarães - pela forma abaixo - Saibão quantos o presente instrumento virem, que no anno de nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e oitenta e nove - aos quatro dias do mez de Maio, neste Arraial do Espírito Santo, Termo e Comarca do Mar de Hespanha, em à casa de residência do Presidente da Companhia Francisco Joaquim de Noronha e Silva, onde eu escrivão à chamado fui vindo, e ahi perante mim compareceram partes justas e contractadas à saber: de uma como outorgantes Directores da Companhia de Bonds Ferro Carril Espírito Santense, Comendador Francisco Joaquim de Noronha e


                                                 


Silva, José Pinto Soares e Adolpho Álvares de Oliveira, residentes neste Arraial e de outra parte como outorgado João Leite Guimarães, também residente neste Arraial, todos reconhecidos pelos próprios de que tracto de mim e dos testemunhos abaixo nomeados e assignados do que dou fé, em presença dos quais, pelos outorgantes Directores foi dito que achão-se contractados com o outorgado João Leite Guimarães para dar-lhe de empreitada como effectivamente dá a construção do leito da estrada de bonds que a mesma Companhia pretende construir de Bicas a este Arraial, pelo preço de quatro contos trezentos e oitenta mil réis, pagos sempre pela metade do serviço feito, sendo o último pagamento feito depois de concluído todos os trabalhos a que este contracto se refere e acceitos os mesmos pela Administração da Companhia. As obras constão de todo o leito da estrada em movimento de terra e obra de arte necessária a construção e solidez da referida estrada, sendo o outortgado obrigado a entregar a estrada em condições precisas para o assentamento de trilhos. Os trabalhos deverão começar no dia seis de Maio do corrente ano e concluir-se no dia seis de Agosto do mesmo anno. A construção será da plataforma da Estação de Bicas ao Rancho denominado José Gomes, na Praça do Divino. A diminuição de qualquer serviço na referida estrada como por exemplo se for o ponto terminal antes do referido Rancho ou outra qualquer diminuição será descontada a sua importância pela avaliação de dois árbitros com a aprovação do Engenheiro encarregado dos trabalhos, sendo um destes louvado da parte do outorgado e por sua escolha. Pela mesma cláusula será pago em separado ao outorgado qualquer augmento de obra que se rezolva


                                             



fora dos limites designados.O outorgado será obrigado a fazer todo o serviço de accôrdo com o Engenheiro encarregado e a executar suas ordens. Pela falta do cumprimento das dispozições deste contracto será o outorgado obrigado a pagar a outorgante Companhia a quantia de quinhentos mil réis por cada quinze dias ou "facção" dos mesmos que exceder do praso estipulado salvando força maior que sendo provado a Directoria relevará a multa. Os pagamentos serão feitos de trinta em trinta dias a contar da data do começo do serviço. Pelo outorgado foi dito que acceita o presente contracto como nelle se consta e me apresentou os talões do theor seguinte : nº 81. Renda Provincial Minas Geraes exercício de 1889 - A folhas do caderno de receitas fica debitado ao Collector Dr.Carlos Thomaz de Magalhães Gomes a importância de vinte e dous mil réis 22.000 recebido a João Leite Guimarães pelo imposto de (...) Direitos para acceitar escriptura de contracto com a Companhia Ferro Carril Espírito Santense para construir o leito da Estrada e obras de arte da Estação de Bicas ao Arraial do Espírito Santo no valor de 4380:000 a Collectoria Municipal de Mar de Hespanha 4 de Maio de 1889. O Collector Carlos Thomaz de Magalhães Gomes. O Escrivão C.Benício de Mattos. Assino, disse e dou fé, e me pedirão este instrumento que lhes li, acharão conforme, acceitarão e assignarão em presença dos testemunhos José Vieira (...) e João Augusto de Moraes perante mim José Alvares de Oliveira Júnior. escrivão que escrevi e assigno em público e raso.
                             Em testemunho da verdade.
                             (seguem assinaturas)

                                                                     
                              


         E então? Ficou confuso? Trem ou bonde? Aprofunde-se visitando a página "Documentos Antigos", nos números: 47 - 51 - 52 - 60 e 61.

            Minha conclusão provisória é que houve o forte desejo da população guararense, aliado à necessidade real de ligação mais rápida e fácil com  Bicas e sua Estação dos sonhos. O custo altíssimo e os conhecimentos de ordem técnica exigidos para levar a cabo a empreitada com êxito eram sérios entraves. Some-se a isso o clima político sempre tenso, envolvendo coronéis, comendadores e seus afins (ou não)... e temos esse "caldo" confuso para digerir. Mas nem por isso deve ser ignorado e jogado na gaveta do esquecimento, não é?