quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

9000 VISITAS!

                                                                             

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

MERITA DOUSSEAU

          Hoje preciso procurar bem melhor minhas palavras. Porque encontrar a medida certa da emoção sempre foi tarefa difícil para mim. "Exagerada", como dizia Cazuza. Mas como não sê-lo agora, quando, nessa altura da vida e após tantos e tantos "viras daqui e dali" nesses muitos e muitos anos de pesquisa, somos surpreendidos assim, de súbito, com um presentão como esse!!! Estava em IPATINGA, visitando e conhecendo melhor MARIA DE FÁTIMA (DOUSSEAU) FILGUEIRAS ROCHA, prima de minha mãe, sendo filha de MARIA LUZIA DOUSSEAU FILGUEIRAS. Remexíamos em fotos e mais fotos, procurando exemplares antigos da familia DOUSSEAU. Subitamente ela, dando sinais de estar muito emocionada, me mostra, na palma de sua mão aberta, uma pequena e danificada foto 3x4. E me pergunta se eu reconhecia aquela pessoa. Sabia que era uma das 6 irmãs DOUSSEAU. E como ALICE e MARGARIDA ainda não foram vistas por mim em nenhuma foto, imaginei que pudesse ser uma delas. Ou quem sabe uma das outras quatro: MERITA, MARIA (MARIQUINHA), FRANCISCA (NINI) ou LUZIA? Tudo isso em uma fração de segundo. Claro que parecia minha vó. Mas todas elas eram afinal tão parecidas!
          Então, ela virou o pequeno 3x4 e (bendita dedicatória!) ali estava a confirmação assinada: MERITA!!!!!!!!!!!!!!! Minha mais que querida vó MERITA! Em minhas inúmeras férias de infância em sua casa, cansei de folhear de frente para trás e de trás para frente seus álbums de fotos. Que até hoje não sei bem ao certo onde foram parar e se sobrevivem... E posso afirmar: nem ela própria tinha um exemplar dessa fotografia! Nem meus tios. Nem ninguém. Apenas tia NINI que, tendo criado FATINHA após a morte de sua mãe LUZIA, explica a permanência daquela foto entre tantas outras naquele escritório de IPATINGA. Tão longe de casa!!! 
          Curiosos, não é? Então vejam. E comprovem o quanto ela era "mignone", como dizem os franceses! Até então eu creditava a beleza de minha mãe, suas irmãs e irmão ao meu "garboso" avô EVARISTO. E aí vem um sinal viajando no tempo e no espaço e me prova: "Nã nã ni nã não! Olha aí o encanto dessa criaturinha tão francesinha!". Agora sim está explicado! rsrsr. Perdoem-nos o fato de perdermos um pouco da definição na ampliação. Mas seria impossível aqui admirarmos os detalhes no original em 3x4  um pouco danificado.


                                          MERITA DOUSSEAU editada por AMARILDO MAYRINK        

            Na véspera do dia desse "achado", passando por um Shopping, tínhamos parado numa loja de acessórios onde o destaque maior eram os chapéus. E eu dizia a FATINHA sobre minha paixão por eles, principalmente pelos pequenos e mais simples. Que eu sem sombra de dúvida teria incorporado a meus hábitos se hoje não fosse considerado tão "excêntrico". Ao menos nos meios que frequentamos. Mas minha vó o fez! Ao menos uma vez. Minha mãe acredita que tenha sido foto de estúdio. Como ela própria fez várias, na adolescência, com chapéus dos mais variados tipos.          


                                                                                       

          Como podemos ver, a dedicatória, embora assinada da mesma forma que pude ler até o fins dos seus dias, não é datada. Minha mãe aposta na faixa 15-20 anos, ainda solteira. Eu já pensei que pudesse ser na faixa dos 20-25, pelas bochechas já mais "cheiinhas"  que na foto do casamento (que ilustra nosso livro). Mas tudo isso são meras suposições. Pelo menos até que outro "sinal" como esse viaje de novo no tempo e no espaço e venha, mais uma vez "pousar" em minhas mãos sempre abertas... Alguém ainda duvida de alguma coisa? FONTE: MARIA DE FÁTIMA (DOUSSEAU) FILGUEIRAS ROCHA



domingo, 10 de fevereiro de 2013

UM POUQUINHO DE BICAS

Passando esses dias de Carnaval aqui em BICAS, resolvi compartilhar essa foto recente da cidade. Para vocês verem como é e sempre foi tão bonitinha... Afinal qual de vocês, que visita esse blog, não tem algum tipo de laço de sangue, afetivo ou histórico com esse cantinho de ZONA DA MATA? Abraços! FONTE: AMARILDO MAYRINK


                                                 

                                               

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

INVERNO EM PEYRIGNAC

Bom dia! Para nos refrescarmos um pouco nesse nosso verão brasileiro, que tal dar uma olhadinha no jardim de nossa prima NICOLE, bem nesse momento? Você gosta? É bonito mas... eu não sei não... O frio ainda me apavora. Acho que nossos bisavós fizeram uma boa escolha em nos permitir viver aqui, mais "perto do sol e do mar"... Eu gostaria de ver, tocar, cheirar e brincar na neve. Por alguns minutos. Só para experimentar. E depois dizer adeus rapidinho... Interessante é que essa mesma paisagem, quando é verão no PÉRIGORD, é tão semelhante à nossa!!! Calor de 35°... céu completamente azul... Delícia, enfim! E estupendamente lindo! Prefiro rever o PÉRIGORD assim. Deixemos a neve só para as fotos... Abraços! FONTE: NICOLE DOUSSEAU Le CANNE.