segunda-feira, 12 de março de 2012

Alfabeto em Occitane


Aqui, para os mais curiosos, o alfabeto em occitane. Mas não pensem que é  fácil! A pronúncia é completamente diferente da escrita...FONTE: WEB



L'alphabet


L'alphabet comprend 23 lettres.
abecedeeèfa
geachagièlaèmaèna
opecuèrraèssate
uveX icsaizèda



Mapa do Périgord





 
Para que todos possam se localizar melhor, esse é um pequeno mapa da Dordogne ou Périgord. Como vocês podem verificar, nossos antepassados vieram do Périgord Noir. Mais precisamente do cantão de Terrasson. Observando o mapa, podemos notar também que eles viviam quase na divisa entre dois departamentos: Dordogne e Corrèze. Aliás, alguns deles nasceram e viveram durante algum tempo em Louignac, que fica justamente em Corrèze. FONTE: WEB

sexta-feira, 2 de março de 2012

Enfim, ele "nasceu"! E quero muito compartilhá-lo com todos vocês.

           Chama-se "DOUSSEU: ENTER - FRANCESES NO IMPÉRIO DO CAFÉ".




                                                                              







           Vá escutando essa música, cantada na "languedoc", ou "occitane", que era falada por nossos bisavós. E, enquanto escuta, vamos falar só um pouquinho de nosso livro, publicado  recentemente pela Editora Usina de Letras:

          "Uma saga que engloba não apenas uma família específica de imigrantes, os DOUSSEAU, mas também um momento particularíssimo da história franco-brasileira, ainda que restrita à grandeza infinita da vida de um grande número de famílias vindas da mesma região (Périgord ou Dordogne) e estabelecidos na Zona da Mata Mineira, com passagem intrigante pelo Vale do Paraíba.
            Essa história tocará particularmente a região que inclui as cidades de Bicas, Maripá de Minas, Rochedo de Minas, Guarará, Argirita. Mas também localidades como Taruaçú, Carlos Alves e o povoado dos Machados.
            E a tocará pelo coração. Coração que acompanha o ritmo do homem buscando terra, pouso e sustento. Coração que pulsa mais forte sob os apitos da maria-fumaça e o extenso verde dos cafezais que um dia fizeram da região um "Recanto dos Barões". Trazendo, quem sabe, de volta à vida, pelo resgate histórico, as "cidades mortas" de Monteiro Lobato".

           SEJAM TODOS BEM VINDOS!